F

05 dezembro 2017

Resenha | Depois de você, de Jojo Moyes

Título: Depois de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance
Páginas: 320
Ano: 2016
Skoob

Sinopse: Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Pode conter spoiler do primeiro livro!

Apesar de ainda não ter superado a morte de Will em Como eu era antes de você, agora que, finalmente, me senti à vontade para ler a continuação Depois de você. Aqui vamos acompanhar como Lou está lidando com a morte de Will. Um emprego que ela detesta, um apartamento que não parece um lar, a briga com os pais e agora uma pessoa inesperada que surge feito uma bomba em sua vida. A morte de Will devastou as perspectivas de vida de Lou. Ela terá que lidar com cada uma das situações para voltar a se sentir viva como prometeu a Will.

Jojo Moyes. Essa mulher sempre arrasa em sua narrativa. Dramática, fluída e envolvente. Fiquei bem focada na história, não apenas pela maravilhosa escrita, mas por ansiar ver como Lou ia superar a morte de Will, se nem eu ainda tinha superado direito (haha).


O que mais gostei no livro foi como a autora nos mostrou o quanto pode ser difícil superarmos a morte de alguém, não importa se tivemos uma convivência longa ou curta com essa pessoa. Nesse segundo livro vamos relembrar o quão forte foi a relação entre Lou e Will. Tão forte a ponto de devastar nossa protagonista. O drama da narrativa me fez sentir o que Lou sentia, e as lembranças de Will me comoveram.

"Mas eu sabia muito bem que a pessoa que escolhemos apresentar ao mundo pode ser bem diferente da que existe no íntimo."

"... nenhum de nós segue em frente sem olhar para trás."

Parece que Lou continua colocando os interesses e bem estar dos outros acima dos seus. Isso faz de Lou uma pessoa única e encantadora. Porém, nos angustia por ver quantas oportunidades ela deixa passar por isso. E o livro trata justamente disso. Sobre escolhas que podem definir nosso futuro e até como algumas escolhas que parecem erradas, podem ser capazes de nos fazer superar nossas tristezas. Apesar da carga dramática, o livro também tem sua pitada de humor (como se não fosse possível rir com as trapalhadas de Lou). 

Depois de você me deixou chocada, pois trouxe uma personagem importante que poderia ter mudado a decisão de Will. Mas também deixou meu coração quentinho com a escolha de Lou de seguir em frente. Vale a pena ler a continuação exatamente por isso, e tirar aquele peso do coração causado pelo primeiro livro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!