F

08 junho 2017

Resenha | Amizade é também amor

Título: Amizade é também amor
Autor: Carpinejar
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Crônicas
Páginas: 288
Ano: 2017
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: Em seu novo livro de crônicas, Carpinejar não fala de amor, mas de amizade. São 122 textos ao longo de mais de 200 páginas que combinam reflexões de companheirismo e humor do cotidiano com lembranças da infância e um ou outro conselho sobre convivência. “Os amigos são para toda a vida, ainda que não estejam conosco a vida inteira. Amigo é destino, amigo é vocação”, escreve.



Amizade é também amor é mais um livro de crônicas de Carpinejar, publicado pela Bertrand Brasil. Temos aqui textos ora reflexivos ora divertidos, não somente sobre amizade, mas também sobre casamento, lembranças da infância e situações do cotidiano. 

"Vingança não é justiça. Vingança é pisar mais o que estava machucado. Retribui as feridas, as chagas, a inclemência. São duas vítimas, não mais uma: você antes, ele agora." (p. 231)

Bem ao estilo de Carpinejar, as crônicas são curtas, com uma escrita leve e objetiva. E diga-se de passagem, muito prazerosas. O que mais gosto na escrita do autor e que está bem presente nesse seu novo livro é sua sensibilidade para falar de tantos assuntos. Ele fala de situações vividas por ele mesmo, de seus relacionamentos, de suas amizades e até acrescenta uma crítica social, tudo sem soar cansativo ou desrespeitoso. 

Sobra imaginação nas crônicas. Chamadas telefônicas, festa da firma, gafes familiares, selfies, moletom na cintura, solidão, loucuras de amor, orgulho e por aí vai... Ele mistura tudo em pequenos textos (cada um para um assunto, claro), e até nos leva a pensar em coisas que talvez não pensássemos antes. Se você tem pelo menos uns trinta anos de idade, certamente se identificará com as lembranças dele da infância - eu me identifiquei muito. E confesso, ri algumas vezes com a ironia de suas reflexões. Pensei: "Poxa! Mas não é que isso é mesmo verdade!".

Tenho apenas uma ressalva. Muitas das crônicas, senão a maioria, não foca na amizade, assunto esse que pensei ser o foco devido ao título. Ressalto que isso não causa nenhum problema durante a leitura, mas talvez possa decepcionar quem tenha criado alguma expectativa baseada no título. Como já li um outro livro do autor, acredito que essa seja uma de suas características - misturar tudo que faz parte da vida. 

Vale lembrar que o leitor poderá não concordar com alguma das opiniões do autor, eu mesma discordei de algumas. Mas o que mais gostei foi como ele consegue nos manter interessados na leitura. Afinal, a amizade, o amor, orgulho, ciúmes, saudades... todos nós vivemos todos os dias. E o mais legal é que ele trata tudo com bom humor. 

Amizade é também amor é um livro para refletir, sorrir e até entristecer. As últimas três crônicas encheram meus olhos de lágrimas. Juro que não estava esperando ele tocar naquele assunto. Foi o golpe final para minha admiração. Leia Carpinejar!

Compare e compre: Saraiva ou Buscapé









Gostou do livro? Comprando o livro através dos links dessa postagem você contribui com o Livros, vamos devorá-los.

17 comentários:

  1. Oi Letícia!
    Que legal! Nunca li nada do Carpinejar. As crônicas devem ser minúsculas por serem tantas em tão poucas páginas.
    Não sei se leria, por não ser um estilo que gosto, mas quem sabe?
    Bj

    ResponderExcluir
  2. oi tud bem
    não gosto de cornicas pois sempre fico sentido falta de algo mais, ainda mais estas que parecem ser muito pequenas devido a quantidade de paginas.
    mais para quem quer passar o tempo deve ser uma ótima pedida.

    ResponderExcluir
  3. Oi linda,

    Os livros de Carpinejar sempre tem um tom mais reflexivo e profundo mesmo tendo contos e crônicas bem curtinhos, até porque é deixar espaço para o leitor se questionar do tema abordado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adoro crônica! Dão ótimas peças de teatro <3
    Me interessei pelo livro, parece se bem divertido e diversificado.

    ResponderExcluir
  5. Sou louca para ler esse livro, a capa é linda e o livro parece ser um daqueles que não deixa o leitor largar até chegar na última página. Parece possuir crônicas maravilhosas que nos fazem refletir e suspirar durante toda a leitura. Sua resenha está ótima e espero ler esse livro um dia, bjss!

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu já li um livro do autor e gostei bastante das crônicas que ele escreve.
    Ainda não conhecia esse título, mas achei bem interessante. Vou anotar essa dica para conferir, pois com certeza vou gostar do que o autor escreveu.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do Carpinejar, mas ouço falar muito dos livros dele.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  8. Eu amei a escrita de Carpinejar, acho que ele consegue de uma maneira simples transformar pensamentos e sentimentos em palavras.
    Adorei qdo li esse livro, foram mtos textos que me fizeram refletir e gostei demais.
    Essa capa é tão linda ne!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oiii tudo bem??

    Não conheço a escrita do autor, mas já o conhecia como conhecia ao livro, acredito que quanto a sua ressalva gostaria de fazer uma observação: Pra mim o que Carpinejar quis dizer com Amizade também é amor não quer dizer que vamos falar somente de amigos de infância, de melhores amigos, mas sim das coisas da vida, como no cotidiano pessoas que vemos na rua todos os idas pela manha e damos bom dia, pessoas que trabalhamos, amigos mesmo, e até a questão do amor no casamento, um relacionamento em que o casal não é em primeiro lugar amigo, nem sempre é amor. Creio que seja isso.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  10. Olá! Adoro os textos do autor, estou lendo dele "Me ajude a chorar" e estou encantada pela escrita dele. Ouvi falar muito bem desse livro que fala sobre amizade, apesar de você mencionar que não é só sobre amizade! Quero muito ler, principalmente as últimas 3 crônicas, que te fizeram ficar com os olhos cheios de lágrimas.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Que bom que você gostou, assim pode espalhar pra todos a boa nova. Infelizmente não sou apreciadora de cronicas, mas admiro os amantes desse gênero.
    parabéns pela resenha
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Apesar do autor ser bem famoso, nunca li nada dele, mas tenho bastante curiosidade. Achei bem interessante o tema desse livro, e adoro crônicas, então adorei essa sua dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oieee! AAAAAAAAAAA Eu AMO os livros do Carpinejar, tenho todos menos esse aí kkkkkk Ele é um dos poucos cronistas que eu acompanho de verdade, então tenho muita expectativa em relação a esse livro. Acho que só comprarei na bienal pra aproveitar e pegar autografo tambem. Estou curiosa pra saber sobre as tres ultimas kkkkkk bjs Jordana

    ResponderExcluir
  14. Olá! gosto de crônicas, mas tenho medo de ler no escuro sabe. Nunca li nada do autor, mas deu para perceber que ele tem uma escrita interessante, curti demais a premissa, amei a foto! Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oie, Tudo bem?!?! Carpinejar é amor sempre, mesmo quando o foco são as amizades. Apesar de não ser muito conhecedora das obras dele, ele é um membro cativo na estante da minha filha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Adoro Carpinejar, já devorei tudo dele! Sou fã mesmo. Acho as reflexões dele sempre interessantes.

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Adoro a escrita do Carpinejar, eu li esse livro e adorei as cronicas, sempre reflexivas e profundas. Bjkas

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!