F

30 maio 2017

Resenha | Em águas sombrias

Título: Em águas sombrias
Autora: Paula Hawkins
Editora: Record
Gênero: Thriller Psicológico
Páginas: 364
Ano: 2017
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás. Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos… Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.


Paula Hawkins virou destaque depois do sucesso do best-seller A garota no trem - que ainda está parado na minha estante esperando a leitura. Em águas sombrias, publicado pela Editora Record, é seu segundo thriller e já entrou para minha lista de livros do gênero que eu recomendaria "sim, com certeza".

Jules e Nel são irmãs, mas nunca se deram muito bem. Poucos dias antes de morrer, Nel telefona para Jules na esperança de que a irmã atenda seu telefonema depois de anos ignorando suas tentativas de contato. Quando Nel é encontrada morta nas águas do rio que corta sua cidade, Jules é obrigada a voltar para o lugar que mais temia enfrentar novamente. Em meio a investigação sobre a morte de Nel, juntamente com a de outras mulheres que morreram no mesmo rio, Jules terá que enfrentar um passado doloroso e ainda lidar com a personalidade de Lena, sua sobrinha. Quanto mais passam os dias mais Jules se pergunta: o que Nel estava tentando lhe dizer?


Adorei a narrativa da autora. Alternada entre primeira e terceira pessoa e contando com capítulos divididos entre os personagens, vamos conhecendo cada um deles em um ritmo frenético. Desde a primeira página é necessário prestar muita atenção a cada detalhe para não se perder ao longo da história. A autora tem imaginação, meu povo!

Sem dúvida, o que mais gostei foi justamente esse ritmo na narrativa e o forte mistério que permeia o livro. Impressionante como Hawkins nos deixa mais intrigados a cada final de capítulo, deixando para a última frase mais uma pergunta para o leitor. Parece até que tem algo de sobrenatural por trás de tudo, alguma força estranha naquelas águas. Se você formula um suspeito ou um motivo para aquelas mortes, a próxima página derruba todas as suas teorias. Foi assim o livro inteiro. E mesmo depois das revelações mais importantes, a autora ainda te surpreende no desfecho, na última página, na última frase. Adorei isso! 

Outra coisa interessante no livro é o papel da mulher na sociedade. Senti que a autora trabalhou bastante isso, por trás da suposição dos crimes - e se realmente tinham sido crimes. A história de cada mulher, não somente das falecidas, revelavam um passado e um presente marcado pelo machismo. Dá até revolta acompanhar o descaramento de tantos homens, como se na atitude de dois, somente a mulher levasse a culpa. E nesse contexto, o desfecho acaba sendo bem real. Mais um ponto para a autora.

"As imagens se fundiam em uma só; um ataque vertiginoso aos olhos. Tive a sensação de estar lá, naquele lugar, de cima do penhasco olhando para baixo, para dentro da água, sentindo aquela emoção pavorosa, a tentação da entrega total e absoluta." (p. 21)

Em águas sombrias é para os fãs de thrillers que mexem com nosso psicológico e nos deixam intrigados até as últimas páginas. Uma narrativa muito envolvente, personagens enigmáticos e um mistério que parece nunca ter fim. Se você é fã do gênero, não espere mais, vá correndo ler esse livro!

Compare e compre: Saraiva | Livraria Cultura ou Buscapé








Gostou do livro? Comprando o livro através dos links dessa postagem você contribui com o Livros, vamos devorá-los.

27 comentários:

  1. Olá
    Eu sou muito fã do gênero, mas infelizmente ainda não pude ler nenhuma das duas obras da autora. Vi diversos comentários bem positivas e sem dúvidas quero ler o livro. Adorei a sua resenha e até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu estou maluca para ler esse livro!! Estou com ele e vou encaixar nas próximas leituras. A trama parece ser muito eletrizante e eu acho que vou gostar bastante do livro.

    ResponderExcluir
  3. Quem trabalha bem com essa questão de mistério e de deixar o leitor ávido pelo capítulo seguinte, deixando estrategicamente um questionamento no fim de cada capítulo, é a autora da Trilogia Não Pare. Sinceramente, eu acho que quando um autor consegue fazer isso, é algo magnífico.
    Gostei bastante também do fato da autora ter abordado as questões ligadas ao machismo de nossa sociedade. Grata pela dica! Amei! Já quero! Parabéns pela ótima resenha!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estava curiosa por alguma resenha desse livro, tendo em vista que não curti muito o primeiro grande sucesso dessa autora. Mas fiquei curiosa pra saber sobre essas mortes e como esse mistério se desenvolve, ainda mais com esse ritmo super forte que a autora impõe, que parece deixar o leitor ávido pela próxima página. Lindíssima a sua foto! Adorei!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leticia.
    Ainda não li nada da autora, mas tenho muita curiosidade, principalmente porque adoro thrillers.
    Gostei muito da premissa da obra e dos pontos que você ressaltou na resenha.
    Com certeza entrou para minha lista de desejados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Estou de olho nesse livro desde que ele foi lançado! Já li muitas resenhas positivas sobre ele, e espero em algum momento também conseguir realizar a leitura dele, acredito que irei gostar!

    BJss

    ResponderExcluir
  7. Oi, Letícia.
    Gostei muito de A Garota no Trem e estou doida para ler esse novo livro da autora!!
    Sua resenha me deixou ainda mais empolgada!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Oie! A Garota no Trem me deixou muito nervosa com todo aquela tensão, mistério e a sensação de não ter certeza de quem era confiável - incluindo a narradora. Deu pra notar que este segue a mesma linha e pelo visto ela fez de novo o que se propõe muito bem. Vou guardar a dica para quando eu quiser ler algo diferente. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nossa esse é um dos livros que estou ansiosa para ler, ainda não tive a oportunidade mais estou pirando. Consigo entender porque gostou da narrativa sendo alternada em primeira e terceira pessoa, também gosto de histórias assim, pois os acontecimentos ficam mais " claros".
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá! tudo bom?
    Esse é um livro que estou enlouquecendo para ler, a narrativa parece ser excelente, tenho certeza que irei amar e já está em minha lista de futuras leituras, parabéns por sua resenha está muito boa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Letícia.

    Depois de ler sua resenha, não resta duvidas que preciso correr para uma livraria e adquirir este Thriller para minha coleção. Eu estou adorando os livros que tenho lido do gênero e parece que este será mais um que entrar para minha lista de desejados. Ótima resenha, estou bem curiosa com a trama.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu estou bem curiosa com esse livro, pois o outro livro que foi publicado da autora, eu gostei bastante.
    ACredito que será uma leitura bem tensa, e por isso que preciso ler esse livro para ontem.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Li A garota no trem faz pouco tempo e amei! Mesmo tendo achado um pouco previsível o culpado haha. Enfim, quero ler esse livro por ser de uma autora que eu passei a gostar, mas não estou com muitas expectativas, pois li coisas não muito legais sobre essa história e não quero me decepcionar (tanto).

    ResponderExcluir
  14. Eu achei a capa desse livro linda, gostei de saber que vc achou a narrativa dinâmica pois o anterior muita gente disse que era bem parado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    A Garota no Trem também está parado aqui e por isso nem quis saber muito desse livro, para não comprar e ficar parado na estante também. Mas de cara logo o que me atrai nele é essa questão da mulher, esse é o segundo comentário que leio que destaca isso no livro.
    O clima de mistério e de querer saber o que realmente aconteceu também me agrada muito e acho que a Paula traz com esse livro uma combinação perfeita do que saber fazer com uma ferrenha critica ao machismo.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Já li esse livro e assim como você achei muito interessante a abordagem da mulher na trama, de modo geral. A autora conduziu muito bem essa questão que fez toda a diferença no enredo. A narrativa da autora também é muito boa e me deixou curiosa pra conhecer as outras obras da autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Letícia, amo esses autores com imaginação fértil e de uma criatividade que transcende, muitas vezes, a minha imaginação. Sem falar que fico brincando de detetive desde o início da leitura e já estou informada por sua resenha que possivelmente as minhas teorias ruirão (risos). Gosto de livros que passa a ideia de uma leve pegada sobrenatural, vamos ver o que é, né?
    Adorei a sua resenha e claro já anotei a dica.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    A capa desse livro é maravilhosa e sempre tive vontade de ler um livro da autora. Depois de ler a sua resenha acho que vou dar uma chance a ele. Amei os pontos positivos dos livros que você destacou.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. oi tud bem
    assim que vi que este livro ia ser lançado fiquei louca para ler
    mais depois de ver tantas resenha estou meio com pe atras pois este livro tem muitos pontos de vista e acho que irei ficar muito confusa .
    quando eu li a garota na trem tb fiquei confussa imagina neste que muito mais pontos de vista .

    ResponderExcluir
  20. Já li elogios e criticas bem cruéis para com o livro, mas sei que só lendo para saber se é bom ou não. Por isso, já coloquei na lista de leitura e espero conhecer esta trama o mais rápido possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá Le, irei ler esse livro em breve e estou muito entusiasmada para ler, adoro livros com suspense e thriller psicológico e o plot desse livro me interessou demais! Bjkas

    ResponderExcluir
  22. Apesar de conhecer os livros da autora, não li nenhum ainda. Gostei da narração alternar entre os personagens, acho que dá não só uma dinâmica melhor, como também um melhor entendimento.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  23. Nossa que bom, não sabia que o enredo desse livro fosse tão interessante. Fiquei curiosa e como estou voltando a ler suspense, pode ter certeza que me aventurarei Em águas sombrias.
    Gostei de conhecer um pouco do enredo do livro e ter uma ideia do que esperar. Só lendo suas palavras já fiquei criando umas teorias. Enfim valeu pela dica.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi.

    Eu estava torcendo para receber este livro da editora, kkkkk Estou louca para ler. Será o primeiro livro da autora que leio, ainda não li A garota no trem. Queria muito conhecê-la na Bienal este ano, mas não conseguirei ir.

    ResponderExcluir
  25. Lá vem mais um livro pra mexer comigo. Sou muito fã de thrillers e esse está aos desejados desde que soube do lançamento. Não conhecia a trama e adorei sua resenha e espero poder ler imediatamente.

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Estou doida pra ler esse livro pois ando gostando bastante do gênero ultimamente.
    É muito bom saber que a escrita da autora é muito boa nesse livro e que prende o leitor no mistério até o final, adoro isso.
    Sua resenha está ótima e me deixou com mais vontade ainda de ler

    ResponderExcluir
  27. Olá.
    Em meus poucos 3 anos de leitora, li apenas 2 thrillers e confesso que curti muito. Em aguas sombrias é um livro que quero muito mesmo ler. Sua resenha só ajudou. Adorei a premissa, principalmente o fato da autora falar sobre o machismo que é tão real nos dias de hoje. Adoro quando o livro tem um bom mistério e adorei saber que a autora tem imaginação;.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!