F

12 março 2017

Resenha | O perfume da folha de chá

Título: O perfume da folha de chá
Autora: Dinah Jefferies
Editora: Paralela
Gênero: Romance histórico
Páginas: 432
Ano: 2017
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurencek no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.

O perfume da folha de chá inicialmente já me conquistou pela capa maravilhosa, e a sinopse só me instigou ainda mais pela leitura. E eu estava certa desde o começo: esse livro além de ser a minha cara, é extremamente maravilhoso. Aqui vamos conhecer a história de Gwendolyn, uma jovem britânica que deixou seu país para encontrar-se com o marido no Ceilão (atual Sri Lanka) do outro lado do mundo. Seu marido, Laurence Hooper, é proprietário de uma das fazendas de chá da região. Recém casada, apaixonada e cheia de expectativa para a vida a dois, Gwen não esperava que ao chegar a mansão encontraria funcionários tão calados e cheios de segredos, assim como não esperava que seu marido também guardaria os seus próprios. Apesar de tudo, Gwen tenta se habituar ao local, até que descobre que está grávida. Ao dar à luz, algo totalmente inesperado se revela e agora quem terá que tomar uma decisão terrível e guardar segredos é ela, ou sua família estaria acabada.

"Gwen sabia muito bem que a culpa era capaz de consumir uma pessoa por dentro, e que era uma presença persistente, invisível a princípio, mas que ia crescendo até ganhar vida própria". (p. 232)

O livro é narrado em terceira pessoa e a escrita da autora é fluída e tranquila. O leitor terá muito tempo para se envolver com o segredo de Gwen, já que é o único que inicialmente saberemos. Enquanto isso ficamos intrigados com os segredos de Laurence. Gwen é o tipo de protagonista que nos deixa com sentimentos conflitantes: enquanto sofremos com uma escolha terrível que ela faz, também ficamos irritados quando ela não mostra um pulso mais firme na mansão de onde agora ela é a senhora. Contudo, pelo menos para mim, foi muito fácil entender Gwen, tão apaixonada pelo marido e tão disposta a manter um casamento saudável e longe de pessoas manipuladoras e traiçoeiras. Falando em manipulação, destaque aqui para a irmã de Laurence. Senhor, que mulher insuportável! Laurence, por sua vez, é o personagem mais intrigante. Me perguntava angustiadamente que segredo ele guardava, mas me derretia com a maneira linda com que ele tratava a esposa. 

O livro ainda vale minhas cinco estrelas pela abordagem de alguns acontecimentos da época (por volta de 1925). O Ceilão estava vivendo alguns conflitos como de cingaleses e tâmis, e, apesar do assunto não ser muito aprofundado, rendeu pequenos momentos de tensão no enredo. O foco mesmo foi a vida do casal e os segredos envolvidos. O desfecho me deixou triste e pensativa. Quantas situações terríveis o ser humano pode evitar apenas sendo transparente, principalmente com seu cônjuge, sobre seus próprios conflitos internos. Quando o segredo de Laurence é revelado, o leitor só vai lamentar, e muito! 

O perfume da folha de chá entrou para minha lista de melhores do ano, sem dúvidas. A história é dramática e misteriosa, mas também romântica. O livro nos faz refletir em como é praticamente impossível viver em paz se você guarda um segredo que atormenta sua mente todas as noites. Antes de julgar suas atitudes, amei a entrega da protagonista e torci muito por ela. Esse é o tipo de leitura que fica em nossa mente por um bom tempo. Maravilhoso!

Compare e compre: Saraiva | Submarino | Americanas







11 comentários:

  1. Oi,
    Eu já estava apaixonada por essa capa, mas depois que li a sua resenha e vi que é uma história que prende o leitor, narra uma história forte... já quero o livro!
    Quero saber tudo dessa personagem e acompanhar todos os seus momentos.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  2. Hey!

    Vi uma resenha desse livro pouco tempo atrás e fiquei apaixonada, sua resenha só fez com que eu me apaixonasse mais. A capa é sem dúvidas incrível e eu estou super ansiosa pela leitura do livro.

    Sucesso.
    https://fonteliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Tenho visto muitas resenhas elogiando esse livro, e isso me deixa muito feliz. Achei a história bem escrita, mistérios bem construídos e bem finalizados. Sua resenha tambem ficou excelente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro e adorei a história. Uma trama bem emocionante e não tem como não se emocionar com o que acontece nessa história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Já li algumas resenhas sobre a obra e todas foram positivas igual a sua opinião. Eu tenho curiosidade por se tratar de um romance de época, porém eu não sabia desse tanto de segredos que os personagens escondiam e isso me deixou ainda mais curiosa. Leio e adoro livros com uma pegada mais dramática, por isso estou ansiosa para fazer essa leitura.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. oie
    É uma bela história. Gosto de narrativas em terceira pessoa.
    Gostei da produção da sua foto :)
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Ainda não li o livro, mas sempre tive vontade desde o lançamento. Vejo muitas resenhas positivas, igual a sua. Saber que ele é de época só me anima mais ainda. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu estou namorando esse livro desde o lançamento, mas estava na dúvida se essa seria uma história que me cativaria. No entanto suas impressões me deixaram completamente ansiosa para conhecer mais sobre essa trama e descobrir os segredos desse casal. Parabéns pela resenha muito bem escrita.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre acompanhei resenhas positivas sobre este livro e rstou louca para poder ler essa história que deve ser linda! Obrigada pela resenha que está ótima! Abraços!
    Drica.

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Nossa, não sabia que esse livro tinha uma trama assim misteriosa. Jamais imaginaria! Fico feliz em saber, visto que se fosse pela capa eu não leria o livro. Também fico feliz de você ter gostado da leitura e espero que o mistério também me encante assim como encantou você.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!