F

27 fevereiro 2017

Resenha | Ruído branco

Título: Ruído branco
Autora: Ana Carolina
Editora: Planeta
Gênero: Poemas
Páginas: 144
Ano: 2016
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: Ana Carolina é uma das mais populares cantoras de MPB na ativa. Em 17 anos de carreira, ela já vendeu mais de 5 milhões de discos e acumulou prêmios nacionais além de duas indicações ao Grammy Latino. Seus fãs conhecem seu lado de compositora, arranjadora e pintora, mas em Ruído Branco, seu primeiro livro, eles serão apresentados a uma nova faceta que desconhecem: poeta. Neste livro de capa dura e recheado de telas e fotos exclusivas de sua intimidade, Ana Carolina apresenta mais de 50 poesias, prosas e letras inéditas escritas ao longo da sua vida. “O que sei é que quando está com fome, ela canta. Quando está com sede, ela pinta. Mas quando deseja devorar alguém mesmo ela é poeta.” - Fabrício Carpinejar, escritor. “Versos ‘anacarolinicos’ dão rasantes dentro de mim. Ninguém está aqui para separar a poeta da cantora. São indissociáveis. (...) Sem as margens das partituras definidas, a poesia de Ana Carolina chega cheia de sinceridade ao nosso encalço. De noite, de dia, manhã, madrugada, pode esperar, em alguma rua, um verso dela nos pegará.” – Elisa Lucinda, escritora e atriz.

Interessei-me por esse livro depois que Ana Carolina recitou um dos poemas no programa Altas Horas e, curiosamente, esse mesmo poema - A pele - acabou sendo o meu favorito na obra. Ruído branco, publicado pela Editora Planeta, é o primeiro livro da cantora que, para mim, já é uma poetiza faz tempo com tantas canções lindas que já escreveu. Vem conhecer o livro.

"Agora você sabe quem eu sou e por isso me desconhece".


O livro conta com poesias, poesias musicadas e prosas, mescladas a fotografias da autora e telas por ela pintadas. Os textos mostram toda a maturidade de Ana e também seu lado menina. Fala de amores, adeus, ausências, sensações, infância, viagens feitas ao longo de anos de estrada... 

"Não vale a pena o que não vale a pele".

Amei os versos mais maduros e me vi em um misto de sensações, pois eles podem nos fazer rir, refletir ou entristecer-se. Mas o que me surpreendeu grandemente foi os textos que Ana escreveu quando era apenas uma menina de 11/12 anos. Quanta maturidade já existia ali! Nessa idade estavam poemas mais questionadores e singelos. 

"Morto não pode ser muito ou pouco morto, e vivo pode ser muito vivo".


E uma das grandes surpresas quando esse livro chegar em sua casa é essa diagramação incrível. A capa é dura e linda, as laterais são pretas, um charme! As fotos da autora, assim como suas pinturas, nos faz sentir-nos íntimos e ainda mais instigados a desbravar seus textos. Parabéns, Planeta, e obrigada por esse presente! Minha estante está mais bonita agora.

"Chorava por ser tão só, mesmo rodeada de gente".

Você pode querer ler Ruído branco porque é fã da cantora ou porque adora poemas. De qualquer maneira, você vai se encantar com a mulher e a menina que existem nessas páginas. Um livro que possui sons, cores e letras. Um deleite para a humanidade. Ruído branco de Ana Carolina para o leitor, "um Ruído branco para todo o mundo".

Compare e compre: Saraiva | Submarino 








18 comentários:

  1. Nossa! Confesso que quando eu vi o lançamento desse livro, pensei que fosse apenas uma autobiografia da cantora, o que eu não costumo ler muito. Então, não fiquei muito curiosa, mas a sua resenha me fez perceber que não são apenas poesias, mas também histórias do seu íntimo em forma de poesia. Pelos quotes já dá pra perceber que é bem interessante. Vou dar uma chance a esse livro kk,bjss!

    ResponderExcluir
  2. Ana Carolina é diva! Fiquei super curiosa! Esse com certeza vai para a lista enorme de leitura de 2017!

    ResponderExcluir
  3. Eu to é louca para ler esse livro, Ana Carolina é uma diva para mim e com toda certeza pretendo ler, gostei das imagens e da forma que foi feito o livro!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  4. Ola Le sou fã da autora, amo sua músicas e que voz hein. Amei as fotos do livro, já quero ler, assim como você me chamou atenção o poema Pele, acredito que tudo que a Ana faça seja de alma inteira em cada projeto. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?

    Mesmo sendo fã da cantora e seu timbre diferente, tenho sérios problemas com poemas e poesias, eu me perco e não consigo entrar no que estou lendo.

    Reparei que ficou bem surpreendida com o livro e sua resenha está uma graça, mas dessa vez não tenho vontade de me aprofundar na obra não.

    bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi Letícia!
    Não conhecia o livro, nem sabia que a Ana Carolina era poetisa hahaha. Que lindo isso!
    Adorei a capa e a diagramação, com fotografias parece estar linda. <3
    E claro, os versos que vc colocou na resenha, são apaixonantes.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Olá ♥
    Sou literalmente apaixonada pela Ana Carolina. Quando vi que ela ia lançar esse livro eu podia jurar que era uma biografia, mas fiquei contente em saber que era poesias. Não vejo a hora de poder conferir.
    Ps. Amei as fotos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, e por ser de poemas, não é algo que me atrai.
    Mas é uma ótima dica, bem interessante o que apontou da edição. Já sei para quem vou indicar.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Vejo várias resenhas desse livro e mesmo não conhecendo os trabalhos musicais da cantora, fiquei mega curiosa com o livro. Principalmente por não ser uma autobiografia e sim, uma forma dela divulgar outros talentos dela.

    ResponderExcluir
  10. Oi Letícia, então sou fã dessa cantora, como falaram num comentário, também achei que era uma biografia, que também não sou fã, mas como é de poesias e poemas, me interessa mais, ainda mais tem gotos, adoro fotos. Bjokas.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Não sou fã da cantora, sabe quando o Santo não bate, eu já sabia do que se tratava o livro porque já tinha lido uma resenha dele antes, e bom, também não sou uma apreciadora de poemas, até gosto, mas depende muito do meu momento.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Amo as musicas da Ana, ela tem uma voz incrível e suas musicas são ainda mais incríveis. Sou fã dela como cantora, não conhecia esse seu lado escritora, e ao saber desse lançamento achei se tratar de uma biografia, pelo visto me enganei. Não sou muito fã de poemas, mas quem sabe eu não venha a ler né? Vai que eu acabe gostando.

    ResponderExcluir
  13. Heiii, tudo bem?
    Amo as musicas da Ana Carolina e nao sabia do livro ainda.
    Legal demais que ela tenha ido pra o lado da literatura, ela é tao intensa que com certeza fez o livro lindo.
    A capa ficou bem legal e misteriosa. Amei.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Oi! Não sou fã das músicas da Ana Carolina, mas achei muito interessante a ideia do livro *-----* O volume parece ser doce, profundo e inspirador. E eu não sabia que ela pintava, que legal! Adorei a dica!

    bjs Papierllon

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? SIM, também fiquei sabendo do livro dela por causa do Altas Horas. Me interessei no momento, mas depois acabei esquecendo. Com sua resenha me lembrei dos motivos e principalmente em saber o tanto que a Ana Carolina é talentosa em outras áreas. Sua resenha só me instigou mais ainda, por isso dica anotada. Mesmo não sendo tão fã das músicas dela, quem sabe depois de lê acabe virando?!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ana Carolina???? Sério????
    Não sabia disso gente....amei saber e fiquei super a fim de ler!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Olha que novidade!!! Não sabia que a autora também tinha um livro, boa notícia
    Eu amo poemas, vou anotar na minha lista e tenho certeza que vou amar.
    Beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro as canções da Ana, mas esse lançamento inicialmente me fez pensar que o livro se tratava de uma autobiografia da cantora. Fiquei curiosa para saber mais sobre seus poemas, textos da infância e pintura. Irei ler se tiver oportunidade.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!