F

05 janeiro 2017

Resenha | Cidade dos fantasmas

Título: Cidade dos fantasmas
Autor: Daniel Waters
Editora: Jangada
Gênero: Ficção/Terror/Mistério
Páginas: 320
Ano: 2016

(Cortesia da editora)

Sinopse: Após uma catástrofe que matou milhões de pessoas, uma fenda se abre entre as dimensões e as cidades passam a ser assombradas por fantasmas. Verônica não passa um dia sem ver um fantasma, mas eles não a assustam. Porém, os fantasmas estão ganhando força e começam a aparecer com muito mais frequência. Ela e seu colega de classe Kirk, investigam por quê e descobrem uma história sinistra: August, seu professor de história, não se conforma que a sua filha não voltou do mundo dos mortos como fantasma e acha que para isso acontecer ela precisa primeiro se apossar de um corpo, e que Verônica é a pessoa certa para abrigar o espírito da filha. Mesmo que esteja errado, que mal há em criar mais um fantasma, se já existem tantos!


Escolher esse livro para leitura me fez sair de minha zona de conforto. Apenas pelo título, capa e sinopse eu já diria que este não é livro para mim. Mas resolvi arriscar, pois a história parecida ser boa, e realmente é. Assustadora? Descubra lendo a resenha.

Imagine que a cidade onde você vive é assombrada por fantasmas. Quando você vai para escola, ao cinema ou quando está tomando banho, lá estão eles. A pequena cidade de City Jewell é uma das que sofreu com O Acontecimento, uma catástrofe que foi responsável pela morte de inúmeras pessoas e que abriu uma fenda entre as dimensões e permitiu a passagem de fantasmas. Isso aconteceu a tanto tempo, que a maioria das pessoas já se acostumaram com a presença dos fantasmas, que aparecem diariamente no mesmo local. Nossa protagonista, Verônica, não se intima com eles, porém as aparições dessas pessoas mortas vem ganhando força. Ela e Kirk tentarão descobrir o por quê eles aparecem e assombram a cidade. Enquanto isso, August, o estranho professor de História, vigia-os, pois é obcecado pelo fato de sua filha morta, Eva, não ter retornado como fantasma. Ele acredita que Verônica é a garota certa para que Eva se aposse de seu corpo. Que mal há em criar mais um fantasma, se já existem tantos?


Partindo dessa premissa, que a princípio parece assustadora, Waters criou uma história repleta de aventura e suspense, mais do que aterrorizante. Adorei a escrita fluída, envolvente e a criação dos personagens. A narrativa é feita principalmente em terceira pessoa, exceto por poucos capítulos narrados em primeira pessoa por um fantasma. A trama é muito bem descrita e nos deixa ansiosos a cada final de capítulo, por descobrir o que está por traz das aparições. Apenas não dei cinco estrelas, pois senti falta de explicações sobre esse Acontecimento que os personagens tanto citavam, mas que não abordaram profundamente.

Todos os personagens me conquistaram, mas o professor August é quem realmente instiga a história. Ele é totalmente misterioso desde o começo, até pouco a pouco as suas intenções ficarem bem claras. Adorei como o autor criou esse personagem tão real em meio a uma trama sobrenatural. August é como muitos homens obsessivos que encontramos em nossa sociedade. Não vou entrar em detalhes para não tirar a expectativa de quem for ler a obra, mas esse personagem colocará mais medo no leitor do que os próprios fantasmas.

"Mesmo do outro lado da rua, a duas casas de distância, ela podia sentir algo terrível emanando daquele homem; algo oleoso e viscoso, que impregnaria a sua pele de uma forma que nenhum banho limparia." (p. 268)

Em linhas gerais, Cidade dos fantasmas é um livro levemente aterrorizante (nem dá para sentir tanto medo), com uma pitada de drama, romance, aventura e muito suspense. Recomendo para quem gosta do gênero, pois foi uma ótima leitura. Algumas vezes até dá para sentir um arrepio, mas você descobrirá no final, que é melhor ter medo mesmo é dos vivos!

Compare e compre: Buscapé






18 comentários:

  1. Eu vou comprar esse livro o mais rápido possivel, eu amei a premissa, amo livros de terror.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Que capa linda essa, dá até um medinho né? Eu não costumo ler muitos livros desse gênero, mas em 2017 pretendo ler mais.

    beijos
    www.paginadaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Jura que você não gosta de livros de terror? kkk eu amooooooooo, adoro adrenalina do medo kkkk e eu já curti demais essa história, vou colocar esse livro na lista de desejados <3

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Letícia.
    Bom, se é levemente aterrorizante posso dar uma chance, porque a proposta me deixou curiosa, quero conhecer essa cidade assombrada e esse personagem bem construído pelo autor. E pra melhorar tem uma mistura de romance, drama e aventura. Acredito que até se desse um pouquinho de medo eu ia conseguir encarar rsrsrs.
    Ótima resenha.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leticia!
    Gostei da premissa, mas confesso que lia mais livros assim quando era adolescente. Adorava essas coisas de assombrações e fantasmas. Que bom que curtiu, ainda que não seja seu estilo preferido. Pena o Acontecimento não ter sido bem explicado, também fico incomodada quando faltam respostas relacionadas a algo tão central nas tramas.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Acho a premissa bem interessante e fico feliz que tenha saído de sua zona de conforto e feito a leitura.Confesso que o gênero não me atrai muito e se fizer a leitura também sairei da minha!
    Gostei de saber suas impressões e que o livro é uma boa leitura, não sendo muito aterrorizante e contendo pitadas de drama e suspense. Fiquei intrigada com a última frase da resenha onde diz que deve-se ter medo é dos vivos!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Nossa, adoro quando o livro conquista assim, e traz vários elementos na trama.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas estou bem curiosa para conferir, acreditp que vou gostar.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olááá! Não é meu tipo de livro, mas gostei da forma como você o apresentou no seu texto. Já tenho em mente algumas pessoas que vão gostar da indicação. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas ando querendo sair da minha zona de conforto, e, como eu vi bastante gente elogiando o livro (uma das resenhistas do blog também gostou), eu estou curiosa para ler, e espero gostar...haha' fico feliz em saber que os personagens são bem construídos.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei todo o lado cheio de suspense do livro, e mais porque a leitura é fluida trazendo um enredo envolto em tantos mistérios. Não o conhecia, e ainda não vi a escrita do autor, mas posso perceber que é muito boa pelas suas impressões.

    ResponderExcluir
  11. Pela capa eu imaginava algo realmente puxado para o terror, mas pelo visto é mais um romance com um toque sobrenatural, me lembrou um livro que eu li da Maureen Johnson,eu gostei da ideia, leria o livro, mas não sei se leria agora.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Já tinha visto esse livro antes e gostei muito de ler suas impressões, eu adoro obras do gênero então com certeza ficaria bem intrigada com essa história. Dica anotada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia o livro, mas ao ler resenha percebi que ele é bem o gênero de livro que eu leio e que com certeza irei adquirir para conferir, mesmo sabendo que o Acontecimento não foi muito trabalhado e explicado pelo autor. Acredito que irei gosta! :)

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu nao conhecia esse livro, acredita?
    Mas te contar, assim como vc, esse livro nao é em nada o meu estilo, mas sabia que a sua resenha me despertou uma curiosidade para ler?
    Me interessei pq gosto muito de misterios sabe?

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Tudo o que posso dizer é: UAU! Estou muito curiosa sobre esse livro, ainda não o conhecia, mas já quero desesperadamente para logo. Adoro livros de suspense/mistério, já li tantos, porém não me canso do gênero e estou sempre em busca de mais, adorei a dica! Espero lê-lo em breve.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Ainda não conhecia o livro, porém fiquei bastante curiosa. Sou bem medrosa, assumo kkk' Mas como você disse que o terror é pouco, é mais suspense, acho que vou ler ele sim. Um ponto negativo descrito por você e que me incomoda também é o fato de o livro prometer algo e não cumprir, como o caso da falta de explicação sobre o que aconteceu.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Esse livrinho parece ser dos bons, gosto de livros que envolve romance e suspense são sempre uma boa pedida, tenho muita curiosidade de lê-lo mas ainda não tive a oportunidade de ler. Sua foto também ficou muito lindinha.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary

    ResponderExcluir
  18. Embora não seja um gênero que eu leia com frequência, esse livro me despertou um enorme interesse para a leitura e espero conferir em breve. Gostei da sua resenha e saber mais sobre a obra.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!