F

03 dezembro 2016

Resenha | A nona vida de Louis Drax

Título: A nona vida de Louis Drax
Autora: Liz Jensen
Editora: Record
Gênero: Ficção/Suspense
Páginas: 238
Ano: 2016
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: Livro que inspirou o filme estrelado por Jamie Dornan e Aaron Paul. Louis Drax não é um menino comum. Prestes a completar 9 anos, dotado de uma imaginação mórbida, Louis todo ano sofre algo terrível e misterioso que ameaça tirar sua vida. Sua mãe vive em pânico constante. Seu psicólogo se vê perplexo diante desse fenômeno. O garoto está sempre entre a vida e a morte. Em um piquenique com a família, Louis acaba caindo de um penhasco. Dado como morto, volta milagrosamente à vida, mas entra em coma profundo. Sua única chance de recuperação é o Dr. Pascal Dannachet. O caso do menino se torna um desafio para o médico, e ele logo se vê envolvido pelas intrigantes circunstâncias de seu acidente. Será que a queda foi mesmo acidental? Apenas Louis detém a resposta, mas ele não pode se comunicar. Ou pode?




A nona vida de Louis Drax, de Liz Jensen, publicado pela Editora Record, é minha dica de hoje. O filme que estreou em outubro foi o que me aguçou a curiosidade para a leitura. Aqui conhecemos Louis Drax, um menino de nove anos que passou sua vida sofrendo acidentes que colocaram em risco sua vida. Sua mãe, Natalie, vive em alerta com medo do próximo incidente que machucará o filho. Ela entra em choque quando Louis cai de um penhasco enquanto estão em um piquenique e o pai some em seguida. Após resgatado o corpo de Louis, ele é considerado como morto e a mãe afirma que o pai o havia empurrado. Mas um fenômeno acontece e Louis volta milagrosamente a vida e entra em coma, ficando aos cuidados do Dr. Pascal Dannachet. A polícia se incumbe de descobrir o que realmente aconteceu, mas só Louis poderia dizer a verdade. Poderia ele se comunicar?

Os capítulos são divididos entre a narrativa de Louis e do Dr. Pascal. A escrita de Jensen é simples e fluída, onde nos apresenta a personalidade singular do protagonista. Louis é uma criança um tanto perturbada e traumatizada, chamado de Menino Maluco por conta das histórias estranhas que conta. O Dr. Pascal narra seus anseios e preocupações em relação a seu paciente, a medida que se vê completamente envolvido com essa família. 


Partindo de uma premissa que promete uma trama repleta de mistério, Jensen criou uma inteligente história, apesar de não ter me envolvido completamente no início do livro. As reflexões, principalmente de Louis, no início, são completamente confusas, mas a medida que as páginas avançam tudo vai se encaixando, e muitas coisas começam a fazer sentido. A partir da metade do livro é quando tudo começou a ficar realmente interessante e minha curiosidade pelo desfecho aumentava. O que será que realmente teria acontecido a Louis? E por quê desde bebê ele sofria tantos acidentes? 

"Uma criatura que eu queria acima de tudo punir, apagar, desvencilhar-me dela para sempre. E, sim, salvar. Dela mesma, do fogo, de minha própria fúria. Alcança-la, perdoá-la. Compreender. Sim, essa necessidade destrutiva que o homem tem de compreender." (p. 219)

Em certo momento da narrativa é fácil desconfiar do desfecho, e minhas suspeitas se confirmaram. Devo admitir que adorei como a autora tratou o desenrolar dos acontecimentos, e trouxe ao leitor todos os sentimentos vividos principalmente pelo Dr. Pascal. A narrativa de Louis feita enquanto está em coma e observa tudo, é intrigante e mostra o quanto ele é de fato traumatizado. A autora trabalhou muito bem as obsessões, traumas e os efeitos destrutivos que a própria mente humana traz ao homem. 

Em suma, gostei muito da leitura, apesar de ter visto alguns comentários negativos. É certo que fiz minhas ressalvas, principalmente com os primeiros capítulos, mas quanto mais avançam as páginas, nos vemos diante de uma ótima história com personagens totalmente intrigantes. Então, vale muito a pena dar uma chance. Agora estou mais curiosa pelo filme. Livro recomendado!

Compare e compre: Buscapé




25 comentários:

  1. Olá
    Que pena que o começo é confusa, mas achei a premissa tão interessante que quero arricar. Gosto muito desse tipo de mistério, e histórias mirabolantes em meio de uma história mais linear, dica anotada

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda essa resenha Leticia, confesso que vi presa em cada linha sua e adoraria mesmo ter a oportunidade de realizar a leitura, ainda mais diante do suspense que a obra possui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Gosto de livros com narrativa alternada pq sempre podemos ver os pontos de vista diferentes.
    Gostei da sua resenha, mas não seria um livro que eu leria no momento.
    Vou esperar p ver o filme tb
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Desconhecia o fato de haver uma adaptação cinematográfica sobre o livro e confesso que isso também aguçou um pouco minha curiosidade.
    A premissa é bem interessante e fico feliz que a obra apresente a narrativa alternada. Isso consegue me prender bastante na leitura por propiciar ver ângulos diferentes dos acontecimentos.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leticia.
    Gostei bastante da proposta e espero ter a chance de ler essa história. Já tinha lido uma resenha negativa, mas a sua resenha me fez entender melhor porque a outra pessoa não gostou do livro! Acho que tenho mais chance de concordar com você do que com ela! rs...
    Obrigada pela dica!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu achei essa capa belíssima, mas a história não é uma que atrai muito. Conheço várias pessoas que irão gostar e irei indicar a elas.

    Ps: que pena que você conseguiu desvendar o desfecho. Tão chato quando isso acontece né? beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi,tudo bom?

    Confesso que de cara a capa não me agradou,mas no decorrer da sua resenha pude perceber o quão incrível a história é, ainda mais por ter aquela pitada de suspense que tanto amo.

    Beijos:*
    Treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Letícia! Gostei da sua resenha apontar os pontos bons e complicados da leitura. Que bom que, no geral, a sua experiência foi positiva. Fiquei com a sensação de que ainda não é o livro ideal no meu atual momento, mas é sempre bom saber das opções para o dia que der vontade de ler algo diferente. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. A premissa do livro é ótima e fiquei bastante curiosa em relação ao porquê que esse garoto se machuca tanto e o que realmente aconteceu... Não sabia que iria lançar um filme sobre isso, mas fiquei bastante curiosa e acredito que apesar das ressalvas é uma leitura que vale a pena. :)

    Beijinhos e até logo! \o

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não conhecia o livro mas esse gênero sempre me atrai e eu fiquei curiosa para conferir. Sim, parecem ter alguns pontos que não devem agradar tanto mas acredito que no geral seja uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  11. Puxa, não conhecia esse livro! E amei essa capa!!! achei genial!

    Quanto a premissa, eu bem que gostei! Vou procurar por ele pois sua resenha me deixou curiosa!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá! Estou completamente por fora, não sabia do filme e muito menos do livro rs. Mas me chamou atenção esse livro, por conta da sua resenha, já vou querer ler ou tentar ler nas férias. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Só conhecia o filme de nome, não sabia do livro. Como não sei se o lerei, vou ver se consigo ver o filme, a história me atraiu bastante.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Nossa, primeiro que não sabia que existia um filme do livro, e depois de ver sua resenha, fiquei em dúvida se leio o livro primeiro ou assisto o filme. Achei bem fora do comum, um personagem que traz a narração do enredo em coma. E como a autora soube trabalhar bem os traumas do personagem.

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!

    Eu não conhecia esse livro sabia?
    Mas fiquei animada com o enredo... Fiquei curiosa em saber sobre esses acidentes aliás me lembrou o Temporada de Acidentes.
    Quero saber como foi trabalhado esse mistério todo.
    A resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Primeiro que gostaria de falar, tem filme? Não sabia haha sou muito desleixada com essas informações. Segundo, que capa linda! Acho que ela retrata bastante o que a história quer dizer. E terceiro, a premissa é bastante instigante. Gostei bastante da sua resenha e ela me deu incentivo de ler!
    Adorei. Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Le! Esse livro está na minha lista de leituras de parceria, fiquei bem curiosa com a premissa e gostei do seu ponto de vista sobre ele. Agora vou ler com mais atenção. Bjkas

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Gente estou beeeem desatualizada heim.
    Não conhecia o livro e nem sabia que tinha virado filme, caramba que capa linda. ahaha
    A premissa é muito boa já quero muito ler o livro e acho que vou curtir.
    Pelo que entendi os primeiros capitulos não são tãããão legais assim, mas quanto mais vai lendo mais vai ficando bom, dica anotada.
    Adorei

    ResponderExcluir
  19. Oi, Leticia ^^
    Nada melhor do que um suspense combinado com escrita leve e fluída, hein? ashush
    A autora Liz soube mesclar essa combinação que trabalha de maneira correta é um tiro para colocar a obra como favorita.
    Lendo as suas impressões, fiquei bastante intrigado com esse tremendo azar de Louis para se envolver em situações de vida ou morte, me parece até um gato tendo várias vidas.
    Essa coisa de penhasco sempre me traz memórias aterrorizantes dos filmes que assist. Nada de bom sai da beira de um penhasco!
    Espero que o Dr. Pascal consiga desvendar a doença ou o que quer que seja que o Louis tenha antes que o mesmo morra de vez com esse coma. E QUE ELE ACORDE!!!
    Obrigado por apresentar a essa obra, Leticia. Desconhecia completamente mas já vou colocar na lista dos Quero Ler, lá no Skoob.
    Sobre a adaptação cinematográfica: JAMIE SEU LINDÃO!!! É CLARO QUE VOU VER ESSE TEU FILME!!! *_*
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro e confesso que não assisti ao filme. mesmo com suas ressalvas, achei a premissa interessante, e como você disse que o livro melhora, enfim, acho que gostaria de lê-lo... quem sabe futuramente?

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Cara... adorei a premissa e já estou anotando na minha lista de leituras futuras.
    A curiosidade bateu aqui e acho que vai ser uma leitura interessante. Quanto ao filme, vou procurar para ver depois que ler o livro.
    Adore a resenha.

    Abraço

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie!!
    Não conhecia o livro e nem sabia desse filme, me senti uma ET agora haha
    Pela sua resenha, o livro não chamou muito a minha atenção não... acho que eu posso tentar procurar para assistir o filme e se eu curtir, posso ler o livro :D

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Leticia, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o livro, fiquei sabendo justamente após ver o trailer do filme, e a curiosidade atiçou. Sua resenha é a primeira que leio e como você não levantou grandes questões negativas, pelo contrário, a vontade de lê-lo ainda está em alta. Agora queria saber se é muito diferente do filme... Você pretende fazer alguma comparação entre os dois?

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Krisna
      Vou assistir o filme sim e fazer um post falando sobre ele depois. Estou pretendo ver em breve.
      O livro têm lá os seus defeitos, mas gostei da história.

      Excluir
  24. Ola Let só a sinopse já me deixou super curiosa,sua resenha me fez querer ler e muito o livro,quantos mistérios e emoções ao mesmo tempo,pretendo ler o livro e assistir o filme que deve ser muito bom.beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!