F

08 junho 2016

Resenha - Outro conto sombrio dos Grimm

Título: Outro conto sombrio dos Grimm
Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Junior
Gênero: Infantojuvenil/Contos
Páginas: 352
Ano: 2016
Skoob

(Cortesia da editora)


Sinopse: Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.




"Outro conto sombrio dos Grimm", publicado pela Galera Junior é uma obra de Adam Gidwitz, depois do livro "Conto sombrio dos Grimm", em que ele faz uma releitura das histórias tão famosas dos Irmãos Grimm e de outros autores. Não li o primeiro livro, mas isso não atrapalhou em nada, já que cada um descreve uma história diferente, sem deixar de levar os contos para o lado mais sombrio. 

Como o subtítulo descreve, conheceremos a história de João, o pé de feijão e um Sapo de três pernas, e também teremos outra personagem para os acompanhar, a princesa Jill. O livro é dividido em contos, mas que se entrelaçam, pois cada um segue o ritmo do anterior. Conheceremos primeiro a história de um sapo que vive solitário nas profundezas de um lago, exceto pela companhia de inúmeras salamandras. João e o pé de feijão é apresentado com semelhanças e diferenças quanto a história original, e Jill, uma princesa que foge do reino após um episódio constrangedor, também é retirada de um conto e apresentada a nós. Em suma, cada personagem, cenário e acontecimento foi inspirado em algum conto famoso que já existia, portanto, a obra é uma releitura única e criativa de Gidwitz.

Em se tratando de um infantojuvenil, o autor trabalhou uma escrita ágil, simples e completamente envolvente, com uma narrativa em terceira pessoa. Adorei a forma singela com que ele "conversa" com o leitor, interrompendo por vezes sua narração para explicar algum acontecimento e fazer alguma ironia ou "brincadeira". Para um leitor mais jovem, sem dúvidas é uma leitura bastante prazerosa e fácil de acompanhar.

A medida que a leitura avança vamos reconhecendo em cada um dos contos uma história que nos parece familiar, mas com um toque de alteração aqui e ali, teceu-se um novo conto. Se não conseguir identificar algum dos contos, ao final do livro o autor esclarece de onde muito deles foram tirados. 


Se o enredo e a criatividade do autor me agradou, o trabalho gráfico não fica atrás. Com folhas amareladas, espaçamento e fonte em tamanho ideal, a obra ainda conta com ilustrações em cada  início dos contos, que renderam um ar ainda mais confortante para a leitura.

"Então veio um rugido. Um rugido que nunca foi descrito de forma precisa em todas as vezes que essa história foi contada. Um rugido que estremeceu as paredes e o teto, que criou ondas no mar de lava..." (p. 238)

Simplesmente adorei "Outro conto sombrio dos Grimm", pela sua simplicidade e bom humor.  O que mais gostei no livro, sem dúvidas foi a reflexão que o autor ainda trouxe no desfecho. Apesar de ser classificado como um infantojuvenil, ele pode ser lido e agradar facilmente qualquer público. A linguagem nem é infantil demais, e tampouco adulto demais. Esse livro foi uma grata surpresa, e recomendo para quem gosta de leituras leves e descontraídas.

Compare e Compre: Saraiva | Submarino | Americanas





14 comentários:

  1. Não cocnheia essa obra e já fiquei fascinada com ela. Gosto de contos e releituras quando bem feitas são sempre muito boas quando a criatividade ajuda.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá, Letícia!
    Adoro os contos dos irmãos Grimm e essas edições estão maravilhosas! Fico feliz em saber que é divertido, com lições e que vale a pena ler. Adorei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esta obra, mas estou dois para ler agora :)

    ResponderExcluir
  4. Ola Leticia estou doida para ler esse livro assim como o anterior a esse, adoro tudo que nos remete a nossos lindos contos de fadas. A capa está linda e estou curiosa com essa reflexão que o livro nos trás. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Ooi, tudo bem?
    Vi uma resenha desse livro esses dias, parece ótimoooo!
    Amo essa releituras de contos de fada, pegam algo "clichê" (de certa forma haha) e da aquele UP diferentão.
    Espero ter a oportunidade de ler!

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ooi!
    Ameei a capa do livro, fiquei com vontade de ler, gosto super de contos de fadas e as releituras de Irmãos Grimm são bem legais ^^
    Beijooos!

    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoro esses contos dos Grimm, já tinha vontade de ler esse livro, depois da sua resenha é certeza que lerei.

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Eu sou apaixonada pelos contos dos irmãos Grimm, eu já li vários e deve dizer que é complicado escolher um favorito rsrs. Eu não sabia que a record estava lançando um livro assim, foi uma surpresa maravilhosa, e pode ter certeza de que eu vou adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  9. Oie Leticia, tudo bem?
    Adoro os irmãos Griimm e essa edição ficou maravilhosa! !
    A sua resenha ficou ótima já me instigou a ler novamente... rsrs realmente a escrita pra infanto juvenil ficou bem fluida.
    Adorei
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Leh, estou bem curiosa para ler esse livro, eu escolhi para ler por que gosto muito de contos e a forma mais sombria de cada um, a capa está super legal né ! Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Oi Letícia,
    Que bacana. Não conhecia os livros dessa série, mas achei a ideia bem interessante. Legal revisitar esses clássicos. :)

    ResponderExcluir
  13. Olá Letícia, que livro lindoooo né?!
    Ainda não tive oportunidade de ler, mais assim que possível farei. Amo os contos de fadas na visão dos irmaos grimm. Gosto da escrita dele, no ano passado a Editora Seguinte lançou uma coleção de livros sobre Star Wars e ele escreveu o segundo volume. Adorooooo...
    Bjusss

    ResponderExcluir
  14. Oi Lê, tudo bem??
    Eu geralmente não leio livros de contos, a não ser que seja de terror rs... mas claro que se caísse nas minhas mãos eu leria com toda certeza... porque essa capa é meio macabra hahah e confesso que achei bem sombria. Mas pelo que percebi a leitura é leve e de fácil entendimento e por ser interligado os contos, acho que vale super a pena arriscar... Xero!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!