F

18 junho 2016

[Filme] A vingança está na moda (The Dressmaker)



Título original: The Dressmaker | Estreia: Maio de 2016 | Gênero: Comédia, Drama | Direção: Jocelyn Moorhouse | Duração: 1h58m | Nota: 3,5/5


A vingança está na moda é um filme inspirado no livro The Dressmaker, escrito por Rosalie Ham e teve sua estreia esse ano nos cinemas de todo o Brasil. O longa me chamou atenção pela sinopse e por ser protagonizado pela cativante Kate Winslet. Apesar de ter esperado muito mais do filme e da personagem, ele não foi de todo o mal.



Tilly Dunnage (Kate Winslet) foi expulsa de sua cidade natal, Dungatar, ainda criança, até que anos depois resolve voltar para recomeçar a vida e acertar as contas com o passado. Tilly já chega com tudo! Depois de reanimar a mãe que estava vivendo em condições precárias, ela então começa a trabalhar em sua máquina de costura, criando vestidos únicos para impressionar as mulheres do pequeno vilarejo. Apesar das vestimentas serem completamente ousadas, chama atenção da maioria das mulheres, enquanto escandaliza outras pessoas.

O plano inicial de Tilly era vingar-se de todos aqueles que lhe fizeram mal na infância, e resgatar um pedaço do passado em que sentia-se culpada, sem se lembrar o motivo. Partindo dessa premissa, o filme possui um tom forte de mistério, onde o motivo da expulsão de Tilly e as atitudes dos habitantes do vilarejo, darão um suspense instigante ao filme.


Uma das coisas que mais gostei é que mesmo Tilly voltando como uma mulher provocante e bem sucedida, ela ainda é frágil e atormentada por seu passado esquecido. Sua relação com todos os habitantes do vilarejo é um mistério desde o começo, e todos a culpam por algo que Tilly não consegue se recordar completamente. Com isso, mesmo com um plano de vingança em mente, nossa protagonista acaba angustiada e buscando por aceitação. 


O ator Liam Hemsworth interpreta Teddy e viverá um romance com Tilly. As cenas com o casal não são cheias de emoção, até porque o foco do filme não é esse, mas sua aparição é importante. Molly (Judy Davis), a mãe de Tilly, interpretou incrivelmente seu papel, e juntamente com a maquiagem impecável, nos surpreenderá do início ao fim. Devo dizer que ainda ri muito com as loucuras dela. Quanto aos personagens do vilarejo, são todos muito esquisitos, cada um ao seu modo, e parecem ter algo a esconder. As intrigas e ingratidão são tamanhas no vilarejo, que é fácil não amar nenhum dos seus moradores.

Como não poderia ser diferente, o longa conta com um ótimo figurino e maquiagem. A ousadia que Tilly traz na moda para o pequeno vilarejo e seus habitantes "recatados", dão um humor único na trama. O interessante é que os personagens deixam transparecer aos poucos todos as suas mesquinharias e pequenas crueldades depois da chegada da costureira, e muitos segredos ocultos serão revelados.


A minha maior expectativa para o filme era encontrar uma protagonista mais forte e determinada, porém, acompanhar os medos e anseios de Tilly foi uma surpresa para mim, e gostei muito disso. Para quem pretende assistir, devo dizer que o filme é um pouco paradinho, onde os momentos de maior ação acontecerão perto do desfecho. Mas uma coisa é certa: o filme consegue ser divertido com todo seu humor negro, misterioso e com muitas, muitas reviravoltas. Não foi um "super" filme, mas valeu a pena assistir. 


Trailer




Livro lançado esse ano pela Editora Harper Collins (Onde Comprar)





10 comentários:

  1. Oiii Leticia, tudo bem?
    Com toda certeza irei assistir esse filme, gosto de gêneros diferenciados, sempre despertando meu interesse, não sou muito ligada a moda, mas este despertou minha atenção. Dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ver suas criticas, pois você não costuma fazer sobre filmes modinha. Apesar desse filme não ser meu estilo, sua opinião me deixou curiosa para um dia assistir e tirar minhas próprias conclusões, obrigada por mais essa critica.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    A premissa do filme não me interessou muito e não tinha visto ele na lista de estréias do cinema. Contudo, parece interessante e ter o Liam no elenco! Ui ui!
    Pena a protagonista não ter sido bem trabalhada como vc disse, já que a Kate é uma super atriz.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu não conhecia esse filme e nem o livro para falar a verdade. A premissa do mesmo não me interessou muito e o filme não faz muito meu estilo. :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse filme, mas histórias que se baseiam em vingança não são comigo. Não vejo motivos em desperdiçar a vida para se vingar dos outros, quando a maior vingança que se pode ter é seguir feliz com a vida... Mas enfim, não curti muito *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Oieee. Eu não sabia da existência desse filme. Fiquei encantada. Gosto demais da Kate, mas não conhecia essa obra.
    Fiquei super interessada em assistir, mesmo você dizendo que o filme não é tão animado, que a emoção está quase no desfecho me deu vontade de assistir.
    ótima resenha do filme, me deixou com vontade. Já vou procurar *-*
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie
    eu fiquei super curiosa pelo filme já que vi algumas vezes o trailer no cinema e gostei bastante do enredo, muito legal sua resenha e espero gostar bastante quando ver

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Adorei a sua resenha do filme, nunca tinha escutado falar nele mas fiquei bem curiosa para assistir e desvendar o mistério sobre o que aconteceu para a protagonista ser expulsa da cidade. Sem falar que tem o Liam no elenco. <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei bastante da sua crítica...adoro histórias de vingança com uma pitada de humor. Adorei a dica e já quero conferir ;)

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Eu estou doida para assistir esse filme. Tá na minha lista tem um tempo, mas eu ainda não tive chance de assistir.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!