F

18 maio 2016

Resenha - A rainha vermelha

Título: A rainha vermelha
Título original: The red queen
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Páginas: 422
Gênero: Fantasia/Distopia
Ano: 2015
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho? Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.



Finalmente, depois de tanto tempo desejando esse livro, tive a oportunidade de lê-lo e, para minha satisfação, a leitura não me decepcionou. A rainha vermelha é o primeiro volume da série de mesmo nome, e uma publicação da Editora Seguinte. Os leitores comentaram muito sobre a obra conter traços bem marcantes de outras obras bastante conhecidas, e realmente notei isso no enredo, mas o livro de Aveyard possui elementos que o tornaram um livro único, cheio de aventura, romance e conspirações políticas.

Mare Barrow é uma humilde habitante de um vilarejo onde mora com a família. Seu mundo é dividido pelo sangue, os prateados, que possuem poderes sobrenaturais e prosperam em uma vida de luxo e conforto, e os vermelhos, que como ela, estão fadados a uma vida de servidão e pobreza. O que Mare não esperava é que sua vida iria mudar ao conseguir um emprego no palácio real. Por acidente, ela descobre que também é dona de um poder sobrenatural, mesmo seu sangue sendo vermelho, e isso é revelado diante de todos. É quando Mare fica sem escapatória, pois o rei e a rainha precisam esconder esse segredo e manipulá-la. Começa então, uma rede de intrigas e traições entre os membros da nobreza, onde Mare precisará confiar em alguém se quiser ter esperança.


Com uma narrativa em primeira pessoa vamos conhecer nossa protagonista muito bem. A escrita de Aveyard é ágil, leve e nos deixa totalmente a vontade. Quando o mundo dividido entre vermelhos e prateados e os personagens vão tomando forma na narrativa, a leitura se torna tão viciante, que o leitor só irá querer largar o livro quando virar a última página. Como citei, apesar do livro ter traços marcantes de outras obras, a autora conseguiu criar algo inovador e totalmente envolvente. 

Os personagens são totalmente intrigantes. Mare é quem podemos conhecer melhor, com seus pensamentos mais íntimos, suas inseguranças e desejos. É normal se irritar um pouco com ela às vezes, principalmente quando ela se culpa o tempo todo, mas ainda assim adorei a construção dessa protagonista. Iremos conhecer também os dois príncipes, Cal e Maven, que possuem um papel preponderante nessa história. Aparentemente, um é o oposto do outro, fazendo Mare entrar em conflito com seu coração. Conhecemos também outros personagens secundários, não apenas dos vilarejos, os vermelhos, mas muitos prateados que fazem parte da nobreza. Seria um desafio citar todos eles, mas uma coisa eu posso afirmar: ninguém é totalmente confiável.

Além de personagens fortes, diante desse cenário governamental totalmente complexo, a autora criou uma trama recheada de intrigas, traição, conspirações políticas, onde temos também amizade, romance e muita aventura. Tudo isso somado a escrita extremamente envolvente da autora, rendeu uma leitura totalmente prazerosa, além de um desfecho surpreendente, indicando que teremos ainda muitas aventuras pela frente no próximo volume da série. 

"Respiro fundo quando me dou conta de que não posso mais corar, de que preciso esconder o rubor da minha pele, o sangue vermelho." (p. 97)

Como não poderia deixar de mencionar, o trabalho gráfico da editora está maravilhoso. A capa prateada e todos os seus detalhes chamam muita atenção e fazem jus ao enredo. A diagramação está totalmente confortável e não notei erros de revisão. 

Diante de tantos aspectos positivos, só posso indicar o livro e desejar ansiosamente pela leitura dos próximos da série. Mesmo para quem está indeciso por conta das semelhanças do livro com outras histórias, eu digo que vale muito a pena tirar a prova, pois há muito ainda que se surpreender nesse mundo entre vermelhos e prateados. Muita aventura eu garanto que não vai faltar. Leitura mais que recomendada!






23 comentários:

  1. Oi Leticia, eu gosto bastante dessa série e de todos que li esse primeiro continua sendo meu preferido. Gostei bastante da forma como houve o desenvolvimento sobre a Mare, a revolução e questões políticas. Fico feliz que você também tenha curtido a leitura e vale mesmo muito a pena continuar a ler os próximos livros.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Leticia, este livro será a minha próxima leitura e confesso que estou muito empolgada porque só leio elogios. Achei a premissa original e estou curiosa pra saber como será a Mare e seus poderes. Amei sua resenha!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi
    É impossível não amar esse livro! Com certeza foi uma das melhores distopias que já li.
    Não vejo a hora de ler a continuação, depois daquele final Bapho !!!
    Essa autora conquistou meu coração!
    Que bom que gostamos tanto
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou louca para ler os livros dessa série e olha que nem curto muito esse gênero. Gostei da sua resenha e de saber o quanto o livro te agradou. A história parece ser daquelas que nos transportam para dentro do livro e isso me agrada muito. Gostei de saber que os personagens são fortes e acho que o desenvolvimento deva ser muito bom.

      Excluir
  4. Olá Let!
    Não é a primeira resenha que fala que a leitura vicia. MDS, EU PRECISO LER LOGO ESSA SÉRIE.
    Ganhei o livro no natal, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer. Na verdade estou esperando uma folga maior na universidade para ler o primeiro e o segundo junto. E os contos, claro. Mas quero muito conhece,r não só pela narrativa da autora que é tão bem falada, como pela temática da distopia que me cativa demais <3

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leticia! Tudo bem?
    Toda vez que vejo uma resenha desta série é sempre com ótimos elogios. Apesar disso, ainda não tive a chance de ler. Gosto bastante dessa ideia de uma sociedade divida pela cor do sangue das pessoas. Não tenho muito o costume de ler distopias, mas acho que poderia abrir uma exceção para esta, pois ela envolve fantasia e realeza e isso é sempre uma coisa que me chama muito a atenção em livros. Além disso, a personagem não parece ser aquele tipo de garota certinha e eu realmente prefiro personagens que são mais rebeldes mesmo. Acho que eu iria gostar deste livro. Sua resenha me deixou curiosa para saber também quais são os traços que aproximam o livro de outras obras. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por esse livro! Se pudesse eu dava mil estrelas!
    Amo o contexto em que o livro de passa a toda a trama dele.
    Para mim, uma das melhores coisas é o fato dele ter um ligada de mistério, que animou muito a leitura.
    A continuação é ainda melhor, e estou ansiosa para o terceiro livro!

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Esse livro é muito bom! A autora conduz a trama com maestria, e mesmo com alguns clichês, é claro notar o quanto ela ainda tem para desenvolver e crescer na narrativa. Muito bom! E o segundo livro é ainda melhor! Espero que quando ler, goste também da história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Oi Leticia!
    Gosto muito dessa serie e já li todos os lançados, embora o segundo livro seja meu favorito, o primeiro é que me tira suspiros, o romance, o desejo impossível, a raiva e o final são icriveis!! Mare é ao mesmo tempo doce e salgada kk porem meu ódio eterno por Maven e arrepiante, sinceramente achei que ele ia ser um dos bonzinhos mas ele e a vaca d mãe dele (A Rainha Prateada) me deixaram com tanta raiva... a autora Victoria soube passar muito bem os sentimentos dos personagens e eu amei isso... Viva a Rainha Vermelha...

    ResponderExcluir
  9. Oie Leticia!!!!
    Também tinha demorado pra ler esse livro, mas como não queria criar expectativas não lia nenhuma resenha sobre ele e gostei bastante!!!
    A maneira como esse livro é contado vai nos envolvendo aos poucos e ao mesmo tempo a trama vai aprofundando e quando você vê tudo acontece e chega o final....e que final né?
    Pela sua resenha você ficou que nem eu; bem empolgada com a estória e na expectativa da leitura do segundo livro e do livro dos contos! Espero que não nos decepcionem!

    Bjinhos ;)

    Elaine M. Escovedo

    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já faz um tempinho que esse livro foi lançado, mas ultimamente tenho lido várias e várias resenhas sobre ele, e a maioria positiva! Realmente reparei em algumas semelhanças com outras distopias só de ler a sinopse, mas vou dar uma chance para essa leitura também. Espero que você leia o segundo e continue gostando da trama! Ah, essa capa é simplesmente magnífica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Amei esse livro quando li! Não achei o desfecho tão surpreendente assim, já desconfiava, mas torci com todas as minhas forças para estar errada, não queria que aquilo acontecesse. Adorei essa coisa de vermelhos e prateados separados pelo sangue, e fiquei maluca com essa trama cheia de intrigas e traições. Acho as capas dessa série simplesmente maravilhosas, e estou com o livro de contos para ler aqui. Espero logo conseguir comprar e ler o segundo, estou bem curiosa para saber como as coisas vão se desenrolar.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Letícia,
    essa foi minha primeira boa leitura desse ano, amei todos os elementos dessa história, me apaixonei pelos príncipes, embora tenha tenha ficado com um pé atrás com ambos durante quase todo o livro e no final das contas a paranoia não foi completamente injustificada não é mesmo? Estou querendo ler o volume dois, mas antes quero terminar a leitura do conto cicatrizes de aço no qual estou empacada a meses.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  13. Olá Letícia,
    Fico feliz que você não tenha se decepcionado com a leitura. Esse livro é bastante contraditório para muitas pessoas, o que acaba me deixando confusa sobre ler ou não ler. Pretendo fazer a leitura para formar minha opinião.
    Pela sua resenha, acho que simpatizaria com a Mare, salvo algumas ressalvas.
    Sua resenha está incrível. Espero ter as mesmas impressões que você.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler livros assim, então acredito que eu não notaria esses traços de outras obras, sabe? Mas é bom ver que apesar disso o livro ainda é bom. Eu já li outras resenhas sobre esse livro e fiquei curiosa com toda essa coisa de sangue vermelho e prateado, e com o fato de Mare ter poderes quando não era pra ela ter. Enfim, acredito que seria uma obra que me conquistaria, mas como não é do meu gênero favorito, não sei quando lerei.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Oie, eu acho que não vou ter esse problema da comparação do livro com outros, já que eu não li distopias na vida, só o todos os nossos ontens, que não gostei, mas tenho uma grande vontade de ler a rainha vermelha, e adorei saber que a autora consegue unir amizade, romance em meio a intrigas e quero conhecer mais de perto essa protagonista e todo esse mundo vermelho e prateado. obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  16. Olá Letícia!

    Esse livro é muito bom! Apesar de ter lido várias distopias, me encantei com a história.
    Mare é uma mocinha com vários lados né? Acho que isso quebrou um pouco a quantidade de clichês, que eu não gostei muito.
    Mas as questões políticas que envolvem a história e todo o mistério, fizeram a história impressionante!!
    Gosto bem mais desse que do 2...
    Beijos!
    Every Little Book

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Essa segunda resenha que eu leio desse livro.
    A sua está realmente muito boa, gostei mesmo.

    Eu quero muito ler esse livro, sinto que vou gostar dele. Distopia é um dos gêneros que eu mais gosto, quero ler o mais rápido possível.

    Ah, eu acho essa capa tão linda. Chama muita atenção na estante. kkk


    Parabéns pelo trabalho
    Abraço. Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  18. Oi Leticia, fico super feliz em ver que você gosta desse livro, eu para ser sincera nunca senti vontade de ler a série, talvez pelo gênero que não faz muito meu tipo. Mas talvez um dia eu dê uma chance e quem sabe mudo de opinião, né? Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Esse livro foi um dos melhores que li até agora, e com certeza, a melhor reviravolta na história de todos livros que já li na vida.
    A autora foi muito brilhante em construir uma narrativa tão diferente, com toda essa questão de sangue e descriminação dos vermelhos.
    Espero que a editora lance os próximos logo pois não me aguento mais de curiosidade hahaha

    ResponderExcluir
  20. Olá!!

    Acho que eu sou a única que não tem vontade de ler esse livro rs
    Não sei pq, acho que o gênero por não ser meu preferido, não me conquista! Acho a capa linda, a trama boa, mas para por ai...
    Quem sabe um dia leio do nada e vejo que estive perdendo tempo! Pois sem dúvidas parece ótimo (para quem curte o gênero!)

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  21. Oi *----*


    Muita coisa nesse livro me incomodou mas a principal dela foram tantas perguntas não respondidas pela autora. Como por exemplo de onde surgiu os prateados e a supremacia do poder deles. Sério é muitas inconstancias. Mas te falo que li o segundo livro e adorei e a autora evolui muito e responde algumas dessas perguntas, foi como se ela visse os erros e os concertou. Mas vou te fala se tem algo que ela sabe fazer são finais. Fiquei curiosa pra ler a continuação só por isso. Mesmo assim adorei saber que você gostou.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu meio que já tinha desistido de ler o livro por conta de ele ser parecido demais com outras histórias. Achei que seria somente um mais do mesmo, sabe?
    Mas, pela sua resenha, mesmo com as coisas parecidas ele ainda consegue mostrar para o que veio, e isso me deixou curiosa e pensando que só lendo mesmo para decidir se gosto ou não, né?
    E essa capa... não achei nada demais na imagem, mas pessoalmente ela é tão linda *.*
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!