F

09 maio 2016

Resenha - Panelaterapia: a cozinha das estações

Título: Panelaterapia: a cozinha das estações
Autora: Tatiana Romano
Editora: Belas-Letras
Páginas: 144
Gênero: Culinária
Ano: 2016
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: Aproveite o melhor de cada estação com as receitas da psicóloga Tatiana Romano, criadora do Panelaterapia, um dos maiores portais de gastronomia da internet, com 2 milhões de fãs. Para a primavera, receitas coloridas e aromáticas; para o verão, pratos mais leves e frescos para saborear na praia ou em um almoço ao ar livre com amigos; para o outono, com suas folhas secas e sua brisa, um pouco mais de recolhimento, com comidas quentinhas e texturas mais aveludadas. E, finalmente, o inverno, que te convida a curtir o ambiente quentinho da cozinha, com pratos fumegantes, assados e sobremesas mais encorpadas. Depois do best-seller Panelaterapia, em que Tatiana Romano usa a culinária como uma terapia para lidar com as emoções, este A cozinha das estações vai fazer você viver o prazer de fazer algo especial para cada momento, com o clima, o cenário – e a comida – perfeitos.



Hoje a resenha é um pouco diferente do que estou acostumada a fazer. Panelaterapia: a cozinha das estações é um lançamento da Editora Belas-Letras que basicamente possui receitas indicadas pela Tatiana Romano. Ela é criadora do site de culinária Panelaterapia, que possui mais de 2 milhões de admiradores. Particularmente, adoro o portal e sempre têm muitas receitas válidas para o dia a dia. Neste livro, as receitas são divididas por estações e para cada uma delas é recomendado pratos específicos.


Para a primavera ela escolheu receitas bastante coloridas e aromáticas, mas claro, nem considerei elas assim tão coloridas. A que mais gostei dessa estação foi a de Doce de abóbora com requeijão. Para o verão, como era de se esperar, foram feitas escolhas de pratos mais leves, com menos tempo de preparo, afinal, no verão não queremos passar muito tempo no calor da cozinha. Tenho que confessar que as receitas dessa estação foram as que mais gostei, e irei fazer muitas delas mesmo que não seja verão.


Para o outono e inverno as receitas já são mais quentes, e é nessas estações que geralmente dá mais vontade de ficar na cozinha preparando algo. Também adorei as receitas dessas estações e vou fazer algumas delas. 

Mesmo estando no inverno, preparei uma receita do outono. Seguindo as dicas da Tatiana, preparei uma Tapioca Cremosa com Coco Queimado. Modéstia a parte ficou muito bom (babem na foto), e logo mais vou repetir a dose, porque o prato não durou um dia sequer em casa. 



Quanto a parte física, tenho que revelar que está impecável. O livro é todo lindo, cheio de detalhes e ilustrações. A capa dura torna ele ainda mais perfeito. Tudo está super organizado, e as fotos condizem perfeitamente com o que imaginamos das receitas.


Em linhas gerais, Panelaterapia: cozinha das estações é um livro de receitas, mas para quem ama culinária e preparar algo gostoso de vez em quando, é um livro super válido, principalmente pelas ótimas escolhas da Tatiana. Para ser sincera, algumas receitas são um pouco óbvias para quem já está acostumado a preparar alguns pratos, mas o que vale a pena é ter um livro tão lindo desse em casa, com pratos que possuem ingredientes possíveis, e que cabem no bolso de todos. Simplesmente amei essa publicação da Belas-Letras e vou continuar acompanhando o portal da Tatiana. Está aqui uma ótima dica de terapia!

Comprar: Saraiva | Americanas 





18 comentários:

  1. Com certeza esse é um livro que preciso ter. Sou uma negação cozinhando. rsrsrs
    Achei interessante a proposta de dividir por estação, geralmente nem damos muita importância o quanto determinado alimento combina com a época do ano e acredito que até isso possa influenciar no sabor delas, já que a Tatiana escolheu montar o livro com essa separação, então acredito que minha teoria pode ter um pouco de fundamento.
    E que cara de delícia essa Tapioca Cremosa com Coco Queimado, adoro receitas que tenham coco então essa já me atraiu.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu adoro a Tatiana e seu trabalho no Panelaterapia. Não sabia desse lançamento, mas já fiquei muito curiosa e gostaria de ter um exemplar para mim. Eu amo cozinhar e deve mesmo ter várias receitas gostosas para fazermos. A diagramação deve estar linda mesmo. É de dar água na boca heim?!
    Obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de livro. Eu quero comprar já faz um tempinho e fiquei louca com esse teu posto. Amei as fotos e também ver a sua opinião sobre ele. Me deixou ainda mais interessada, eu amo cozinhar e um livro desse deve dar um gosto tremendo na hora de preparar as receitas.

    ResponderExcluir
  4. Estou precisando urgente de um livro desses, sou péssima em criar pratos novos e ultimamente ando bem cansada das mesmas receitas, que são bem básicas por sinal, preciso de algo como esse livro que me ajude a inovar e sair completamente da minha zona de conforto, afinal esperar os outros fazer pra comer coisa diferente não está funcionando mais preciso adquirir minha independência culinária pra ontem hahaha.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  5. Um livro de receita com ingredientes possíveis é essencial. Porque tem livros que dão receitas com ingredientes praticamente impossíveis.
    Ótima dica, Letícia.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Adoro receitas.
    Acompanho esse blog há tempos e fiquei feliz quando soube do lançamento do livro.
    Com certeza é de dar água na boca né? =)
    Adorei as imagens e espero ter a oportunidade de conhecer.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Eu compraria esse livro para dar de presente para alguém que gostasse de cozinhar. Pois Camila e cozinha não combinam muito e sempre acaba em desastre! Tenho 27 anos e mal consigo fazer um miojo. Muita vergonha kkk!

    ResponderExcluir
  8. Oi, bem diferente esse livro, fugindo um pouco do que geralmente vejo em blogs literários, mas gostei da resenha e acho que é um ótimo livro para quem é ama cozinhar, que não é o meu caso, mas com certeza, seria um livro que daria a minha mãe, já que ela ama cozinhar. Ótima dica e anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Leticia eu já não sou chegada nesse tipo de literatura.
    Mas só de olhar as imagens já me deu fome sabia?
    Eu sinceramente comi tanto lanche nos EUA que agora que estou de volta no Brasil
    estou comendo feito doida por conta da saudade que tava. E o pior de tudo é que doce é algo que é maravilhoso aqui no nosso país. Sinceramente nunca fui muito de cozinha nao. Sei fazer o básico, mas pegar um livro de receita e mandar bala sou 0 hahaahaha...Mas quem sabe né? Adorei saber do livro, porque quem vai gostar é minha mãe e a empregada que trabalha aqui em casa que adora inventar moda na cozinha sempre que pode =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/reflexao-parte-5.html

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor.

    Olha, me deu até aguá na boca hahahhahah Eu não gosto muito desse tipo de literatura, mas minha mãe ia amar, visto que ela ama cozinhar. Ainda mais que tem várias receitas para cada estação do ano. Nossa, já vou passar essa dica pra minha mãe e ela pode fazer esses pratos deliciosos pra mim hahahha

    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ola Le eu li o primeiro livro e adorei a forma como a autora apresentou as receitas divididas em sentimentos e nesse pelas estações do ano, gostei muitos das receitas e já amei o pouco que mostrou, gosto de fazer receitas fáceis e práticas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Que livro mais liiindo! A editora realmente caprichou, hein? Ainda não conhecia o site da Tatiana, mas dei uma passadinha por lá e estou babando pelas receitas...haha' vou dar um exemplar deste para a cozinheira aqui de casa...haha' Adorei ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi *--*

    Adoro livros de receitas acho eles uma preciosidade. Mas confesso que não tenho dom nenhum para isso e o único livro que já comprei sobre culinária foi da Danielle Noce a ainda foi pra minha mãe. Adorei sua resenha e achei incrível ser de um livro assim.

    Bjos
    Everton Equipe Rillismo

    ResponderExcluir
  14. Oi Leticia, tudo bem?
    Eu amo cozinhar, tenho muitas coisas a aprender ainda mas não reclamo nem um pouco de passar horas e horas na cozinha e testar várias receitas! Acho que esse livro cairia muito bem para mim, acompanho o canal do youtube da Tatiana há um bom tempo e com o livro dela em mãos, eu provavelmente ficaria doida e iria experimentar tudo, rs. O seu prato ficou lindo, bem parecido com a receita da foto, o que comprova que as receitas realmente funcionam. Adorei a resenha, me deu até vontade de cozinhar algo novo e numa sexta-feira sempre cai bem, né?

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    E quem não ama entrar nesse site e ficar morrendo de vontade de fazer todas essas receitas?
    Achei incrível separarem tudo por estação, assim fica muito mais fácil pra gente fazer algo gostoso, e falando em gostoso eu quero fazer essa receita ai também, vou copiar da sua foto hahahaa

    ResponderExcluir
  16. Oi Leticia, tudo bem?

    Para quem gosta de cozinhar é mesmo uma terapia, mas nunca daria um livro desse para minha mãe... ela me mataria.. rsrs. Quanto a mim, as únicas coisas que eu sei fazer é miojo, pipoca e brigadeiro... rsrs, não sei cozinhar nada, mas amo comer e ver programa de culinária... e com certeza amaria as imagens desse livro, já babei só de ver essas fotos.

    Enfim, achei bem legal essa ideia de combinar as receitas com as estações do ano, e realmente, tem algumas receitas que combinam perfeitamente. Achei o livro bastante "alegre" e muito bonito, com certeza é um exemplar muito bonito.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Oieer,
    A belas letras tá com um catálogo bem diversificado né, indo de maquiagem a culinária, eu sempre pensei que o foco da editora fosse outro.
    Confesso que sobre culinária eu gosto muito de comer, eu leria o livro, mas não é o tipo de obra que compraria já que não gosto de cozinhar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Que lindeza de postagem. Não conhecia o livro e fiquei bem empolgada com ele, pois adoro cozinhar, principalmente sobremesas. E sim, fiquei babando na Tapioca Cremosa que você fez!! Imagino que não tenha durado muito, mesmo! kkk aqui em casa não duraria nem minutos!
    Enfim, já quero um exemplar desse em casa <3

    Beijos!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!