F

28 abril 2016

Resenha - Lembranças

Título: Lembranças
Título original: Remember
Autora: Karen Kingsbury com Gary Smalley
Editora: Pórtico
Páginas: 496
Gênero: Literatura cristã/Ficção
Ano: 2016

(Cortesia da editora)

Sinopse: Um profundo pesar... Ashley prometeu começar uma nova vida quando voltou de Paris. Porém, os erros cometidos lá continuam a assombrá-la. Ela fechou o seu coração, convencida de que ninguém poderia perdoá-la e de que os antigos amores estavam fora de cogitação. Mas quatro pessoas improváveis pacientes com Alzheimer, agora cuidados por ela encontraram as rachaduras de seu interior e, lentamente, a ajudam a se recuperar. Uma tragédia... Em seguida, vem o pesadelo de 11 de Setembro. A vida da família Baxter jamais será a mesma. É o momento em que passam a se lembrar do que realmente importa na vida. É hora de tomar decisões comoventes para retomar a esperança. A benignidade... Landon Blake amou Ashley desde a adolescência, mas a mágoa de seu passado o convenceu de que ela nunca será capaz de amá-lo novamente. O bombeiro tenta aliviar a dor de sua rejeição trabalhando no resgate dos acidentados no 11 de Setembro. Será essa uma nova oportunidade, desta vez em Nova York, de manter-se longe e esquecer Ashley para sempre?



Lembranças é o segundo volume da saga da Família Baxter, publicado pela Editora Pórtico. Depois de amar o primeiro livro, mal podia esperar para ter Lembranças em minhas mãos, e a espera valeu muito a pena, pois amei cada pedacinho desse livro.

O foco desse segundo volume está em Ashley Baxter, considerada por ela mesma, a ovelha negra da família. Ashley nos foi apresentada em Redenção, quando retornou de Paris com um filho nos braços, o pequeno Cole. Os anseios de nossa protagonista continuam os mesmos, e ela vive uma constante batalha com seu coração. Landon Blake a ama desde a mocidade, mesmo quando ela não poderia retribuir seus sentimentos. Como Landon e sua família ainda poderia amá-la depois de tomarem conhecimento do que realmente havia acontecido em Paris? Ela tenta recomeçar a vida, e vai trabalhar em uma casa de repouso para pacientes com Mal de Alzheimer, onde conhecerá pessoas muito especiais. Mas Ashley estava decidida a não contar sobre o passado, até perceber o que o futuro e a presença de Deus poderia lhe proporcionar.

Com uma narrativa em terceira pessoa, Karen continua me encantando com sua escrita ágil e a profundidade de seus personagens. A autora tem uma maneira única de tratar os dramas humanos e uma sensibilidade imensa para falar de Deus. As páginas simplesmente voam e o leitor pega-se a refletir sobre seus próprios conflitos internos. Seus livros falam de dor e perda, mas também tratam de esperança e recomeço. 

A criação dos personagens é, sem dúvida, o ponto alto do livro. Ashley irá trabalhar em uma casa de repouso para idosos que sofrem do Mal de Alzheimer, e terá mais lições para aprender do que imagina. Landon também passará por momentos de reflexão, em especial quando irá ajudar na busca por sobreviventes no ataque de 11 de setembro. Aliais essa tragédia acrescentada a obra, além de mudar drasticamente a família Baxter, irá render momentos comoventes a narrativa. Kari terá uma presença constante no livro também, e dessa vez teremos um final fechado para ela. Nesse volume teremos espaço também para Luke Baxter, que será o protagonista do próximo livro.


Como Redenção não teve um final totalmente fechado, em Lembranças Kari finalmente teve o rumo de sua vida decidido. Quanto a Ashley, que protagonizou todo o livro, vamos acompanhar todo o seu amadurecimento e sua aproximação de um final feliz, mas a autora finalizou a obra nos deixando ansiosos para saber o que realmente ainda acontecerá com ela. Por esse motivo que não aconselharia a leitura dos livros fora de ordem. Apesar de cada volume focar na história de um irmão, acontecimentos paralelos com todos da família irão ser descritos e é preciso conhecer cada um deles.

O que mais gosto nessa série é que tudo se encaixa perfeitamente, e ao contrário do que se pode imaginar, não há uma abordagem forçada sobre religiões, pelo contrário, enquanto acompanhamos as dúvidas e medos dos personagens, é fácil imaginar situações do nosso próprio cotidiano. Além disso, temos muito romance em Lembranças, e ficamos na expectativa para que tudo dê certo, mas então a autora surpreendente e mostra que a vida não é um conto de fadas. Todos sofremos de alguma maneira, erramos, julgamos, temos dúvidas e, por fim, todos amamos. 

"De modo muito simples, uma alma saudável era aquela que arrumava tempo para lembrar." (p. 349)

Um livro maravilhoso só poderia ter uma ótima diagramação. Tudo contribuiu para uma leitura confortável: folhas amareladas, fonte e espaçamento em tamanho ideal e uma capa linda que condiz com o enredo. A revisão está impecável e não notei erros.

Lembranças me tocou profundamente e foi além das minhas expectativas. Recomendo de olhos fechados essa série incrível que fala do amor incondicional de Deus, do valor da família, de respeito, honra, amadurecimento, esperança, lembranças e de tudo que realmente importa na vida. Se você gosta de literatura cristã, essa obra é um prato cheio. Leia e se apaixone, assim como eu, pelos personagens e essa escrita incrível e apaixonante da autora.



Saga da Família Baxter
2. Lembranças 
3. Retorno 
4. Rejoice 
5. Reunion 



19 comentários:

  1. Olá, não conhecia essa série, mas achei a premissa interessante. Pelo que percebi garante mensagens marcante sobre valores da vida, família, amadurecimento e sentimentos afins. Eu gosto muito quando uma história consegue tocar nossos corações a ponto de nos fazer refletir sobre nossa própria realidade. Em sua resenha, tive a impressão de que acontece exatamente isso.
    beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Nunca ouvi falar dessa série ou dos autores,mas apesar de ter uma premissa interessante não me senti instigada pelo enredo,mas talvez no futuro eu dê uma chance.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu não conhecia essa série mas achei a história muito bonita e fiquei curiosa para ler. As capas são simples mas achei tão bonitas, que só por elas eu já leria os livros. Gostei de conhecer aqui na sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi, não conhecia o livro e nem a autora, mas lendo sua resenha, tenho certeza que esta leitura não funcionaria para mim. Não tenho religião alguma e sou uma crítica voraz ao cristianismo, logo, o enredo não me faria feliz.
    mas passarei a dica adiante, porque tenho muitas amigas que apreciam o estilo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Não conhecia esse livro, mas adorei suas impressões.
    Não tenho problemas com livros religiosos, mas confesso que quase nunca leio. Mas esse realmente chamou minha atenção por diversos elementos que você apontou na resenha.
    Espero ter a oportunidade de ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi, não conhecia a série, mas lendo a sinopse eu não leria, pois não me cativou e lendo sua resenha e vendo que ele é um livro religioso, eu com certeza não leria, já que não gosto desse gênero de livro. Parabéns pela resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá Letícia,
    Esse livro parece abordar temas bastante complexos, mas, ao que parece, a autora conseguiu fazer isso muito bem. Um ponto interessante, é que ela não parece abordar uma religião, mas Deus como um ser supremo de puro amor. O valor da família também parece estar muito presente nesse livro.
    A protagonista deve ter amadurecido bastante e é legal saber disso e que a trama é bem amarrada, onde tudo encaixa.
    Ainda não conhecia a autora, mas já anotei a dica e vou correr para adquirir meus exemplares.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi linda, tudo bem?
    Achei a capa desses livros maravilhosas!
    Eu adorei a premissa da história de Lembranças e fiquei muito curiosa para conhecer essa história.
    Gostei muito da temática dos livros dessa série, pois gosto de ler histórias que falem sobre Deus, amor, família...
    Espero ter oportunidade de realizar a leitura desses 2 primeiros livros.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. A capa é linda!
    Não gosto muito de ler livros assim, não sou muito religiosa então não seria uma leitura muito proveitosa pra mim, mas pra quem gosta, a premissa é ótima!
    Não conhecia essa série, nem a autora, mas que legal que a continuação foi tudo aquilo que você esperava!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Uau. Nada sabia sobre essa série, mas me encantei por esse livro! Gostei de ver o atentado de 11 de setembro como um "pano de fundo" em dado momento dessa história. E também gostei de ver que o amor Landon pela protagonista não mudou simplesmente por vê-la com um filho. Adoro quando vemos num livro um amor assim, verdadeiro. Quero ler a obra! Será que posso ler esse volume sem ler o anterior?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi!!!
    Não conhecia essa serie nem os autores e vi que é uma serie e tal foi pesquisar sobre o 1 livro e não curti muito a sinopse e adorei a sinopse de Lembranças e cá estou eu com essa minha dúvida cruel se engato mesmo nessa serie ou se compro mesmo só Lembranças e também me vem a cabeça se eu não gostar do próximo livro??? Pelo que entendi só saberemos o que realmente aconteceu com Ashley no próximo...
    Só posso dizer que aaaaameeeeeei essas capas *.*

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/04/resenha-nove-regras-ignorar-antes-de-se.html

    ResponderExcluir
  13. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu não conhecia a obra e nem a autora, na verdade não conhecia muitas publicações da Pórtico. No geral eu não leio livros que abordem esse tipo de temática apesar de ser cristã, mas a sua resenha acerca desse livro me chamou a atenção e fiquei curiosa. O único problema para mim é que as estórias não terminam fechadas nos livros e olha que são muitas páginas. Eu tenho problema com séries, sou bastante impaciente para ficar acompanhado. Às vezes acontece de eu me arriscar, outras não. Gostei de saber que tem o 11 de setembro como pano de fundo, acho que é uma temática bastante interessante.
    Ótima resenha.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Letícia, sabe que eu não sou muito fã de literatura cristã, mas confesso que pela sua empolgação é muito difícil não se interessar por esses livros. Parecem ótimos mesmo e eu gosto de obras que nos fazem refletir, então acredito que eu daria sim uma chance aos livros.

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/resenha-desvende-meu-coracao.html

    ResponderExcluir
  15. OI!
    Mesmo não conhecendo a série achei bem bacana a temática desse, principalmente pela protagonista ter um filho sozinha, e ter que lutar para se sustentar, e ainda mais por ela ir trabalhar em uma cliníca de Alzaimer.
    Mesmo assim não sou muito fã desse gênero, e acho que não leria ele neste momento

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem ?
    Confesso que sou péssima com séries e por isso raramente as leio, os livro são lindos e a história me chamou bastante a atenção.
    Mas começar e não terminar é meu grande problema com livros que possuem sequencia. Não conhecia a editora, mas fiquei encantada com o trabalho.
    Gostei muito !
    parabéns pela resenha, beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá linda,

    Esse livro deve ser uma bela aprendizagem e cheio de fofura e amor para os leitores.
    Porém não leria porque envolver religião e é uma série extensa e normalmente só distopias e fantasia que são gêneros que leio séries e sagas, mas recomendaria para outras pessoas.

    Beijos e parabéns pela resenha!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar dese livro, mas, confesso que curti muito a premissa! Quero muito saber quais as lições a personagem aprenderá nesse lar de idosos e como será a sua convivência com eles! Sugestão anotada ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar da série e, como sou evangélica, achei o romance "cristão" muito interessante.
    Gostaria de ler o primeiro livro, já que, se entendi bem, os livros são continuações um tanto quanto dependentes.
    Confesso que a sinopse foi um pouco confusa pra mim, mas teho certeza que lendo o livro esclareceria tudo.

    Abraços, Lara.
    http://imperioimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!