F

29 abril 2016

Resenha - Impasses da democracia no Brasil

Título: Impasses da democracia no Brasil
Autor: Leonardo Avritzer
Editora: Civilização brasileira
Páginas: 200
Gênero: Não-ficção/Sociologia
Ano: 2016

(Cortesia da editora)

Sinopse: Em linguagem fácil e acessível, mostra por que o modelo de democracia construída em nosso país, baseado no presidencialismo de coalizão, chegou a seu limite e como a sociedade civil tem voltado às ruas para protestar. Este é um livro de oposição a um modo de fazer política, e está além das polêmicas entre esquerda ou direita. Leonardo Avritzer mostra como o país chegou a este momento de crise de crescimento e de evolução da cultura democrática. O autor percorre toda a história da democracia brasileira, desde a abertura em 1986, até os últimos lances– o pedido de impeachment da presidenta Dilma e as denúncias de corrupção envolvendo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha –, passando por junho de 2013.



Impasses da democracia no Brasil não é o tipo de livro que costumo ler, e acredito que ele tenha me chamado mais atenção pelo momento que o país está passando atualmente. Publicado pela Editora Civilização Brasileira (GER), o livro traz as reflexões de Leonardo Avritzer diante da crise atual e traça um cenário da história da democracia, sua evolução e de como chegamos ao retrocesso.

Devo adiantar que a linguagem não é tão penosa como pode parecer, mas pode não ser totalmente fácil, principalmente para quem não está habituado a contextos políticos e até mesmo não se interessa pelo assunto. Apesar disso, algumas passagens podem ser enriquecedoras para, talvez, entendermos como a desigualdade, os limites da participação popular e um partido podem afetar e escrever a história de um país.

Avritzer, obviamente, cita muito o Partido dos Trabalhadores (PT) e sua grande influência na inclusão social, que foi um de seus sucessos, como também os erros do partido, principalmente ao que se refere à corrupção, que é constantemente lembrada pela mídia e indignou tantos brasileiros. Além disso, ressalta o quanto toda essa indignação tomou força, e levou a população às ruas novamente para protestar.


A narrativa é bastante informativa, crítica e rica em detalhes, o que acredito agradará um público que está mais familiarizado com termos políticos. Particularmente não sou a maior fã de política, mas entendo sua inegável importância em nossas decisões. Com isso, a leitura de alguns trechos foram mais árduas à compreensão, enquanto outras foram mais fluídas. Como a obra não é extensa, rapidamente se conclui a leitura.

Quanto à parte física, as folhas brancas podem atrapalhar um pouco a leitura devido ao conteúdo já ser denso. A fonte e espaçamento estão em um tamanho ideal e a arte da capa também me agradou. A revisão está ótima e se tinha algum erro, passou despercebido.

"A lição que fica das manifestações, tanto para o sistema político quanto para a opinião pública, pode, talvez, ser resumida da seguinte forma: há uma enorme insatisfação no Brasil ligada a diversas agendas, algumas progressistas e outras conservadoras." (p. 81)

Em linhas gerais, Impasses da democracia no Brasil é um livro extremamente político e detalhado. Irá agradar um público com sede de conhecimento sobre o assunto e pessoas diretas que gostam dos fatos. Sempre vale lembrar que o leitor não precisa concordar com todas as reflexões do autor, pois é como diz o ditado: "Política e futebol não se discute".




18 comentários:

  1. Oi Leticia, adorei sua resenha. Não conhecia esse livro, mas acho que é interessante para quem curte o gênero. Para mim não seria do meu interesse, porque não estou acostumada a esse tipo de livro. Vou passar essa dica então

    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de livros que falem sobre guerra, ditadura e questões políticas mas desde que se mantenham imparciais. Por exemplo, um autor de esquerda falar isso ou aquilo pra quem é de direita ou um autor de direita falar isso ou aquilo pra quem é de esquerda. Gosto desses livros quando abordam o tema mostrando todos os aspectos e exponham para a população os fatos sem defender qualquer partido. Nesse livro não ficou claro para mim o que acontece, sei apenas que aborda questões políticas (inclusive as recentes) mas não sei bem o que encontrar nele e fiquei curiosa para ler, se vou gostar ou não é outra história, mas fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Oiii!

    Eu não sou muito fã desse tipo de livro. Mas acho que é de extrema importancia ler livros desse estilo.
    Gostei de saber que não é uma obra massante. Como foi minha primeira vez, vou procurar saber da obra e até ler em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Letícia,
    Adorei sua resenha.
    Sinceramente, não tenho o costume de ler esse tipo de livro, mas fiquei bem interessada, justamente no momento em que estamos.
    Acho que o livro foi muito escrito e traz informações importantes sobre a política que podem ser facilmente entendidas por um leigo.
    Gostei da sua última frase, afinal, não é porque você está lendo um livro que precisa concordar com tudo o que tem nele, independente de ser sobre política ou não.
    Já anotei a dica!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bastante curiosa para lê-lo. Ultimamente venho me sentindo mais curiosa em relação à política, principalmente tendo em vista a porcaria que está a política brasileira, para não falar outra coisa. Gostei desse livro, mas acho que eu me sentiria um pouco incomodada com as folhas brancas, sabendo que é um livro detalhado *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leticia!
      Vivemos um momento em que precisamos nos preocupar com essas questões políticas até para que possamos tirar nossas próprias conclusões a respeito. Não conhecia o livro, mas a sua resenha me deixou interessada na obra.

      Excluir
  6. Olá Leticia,

    Eu não conhecia o livro, e não me interessava muito pela política, até esse ano. Um ano onde esse assunto está estampado em todo lugar. Eu sempre fui uma pessoa que possui sempre uma opinião ou uma teoria para tudo, mas em relação a política eu sempre preferi ficar nula. Mas, esse ano decidir começa meus estudos sobre esse tema. Pretendo ler o livro, pois acho que será de boa ajuda nessa minha caminhada.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ola, tudo bom?
    Amei sua resenha. Não conhecia o livro, mas achei super interessante por tratar sobre politica, principalmente no ano em que estamos onde vemos politica em todos os lugares.
    Quando eu tiver um tempo livre, vou tentar ler o livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ol´! :)

    Verdade! Politica e futebol nao se discute.. :) Eu de futebol nao pesco nada.. Quanto a politica ate tenho algum interesse.. Mas talvez nao o suficiente para ler um livro sobre o assunto.. :)

    E talvez por isso irei passar desta vez! :) Mas ainda bem que gostaste.. E achaste detalhado e aprendizado! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Leticia, tudo bem? Sinceramente, eu não tenho interesse por política, mas acho que é um livro muito interessante até para entendermos mais a situação pela qual estamos passando, pois tem gente que comenta demais o assunto e não sabe do que está falando. Realmente, o livro deve ser cheio de termos mais técnicos, e uma linguagem mais técnica... mas que bom que tem algumas partes de mais fácil entendimento.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Tem gente que precisa muito ler esse livro para não sair falando merda, como vimos muito no Facebook, né? rsrs
    Eu confesso que não curto literatura de não ficção, e não sei se leria no momento o livro, mas achei o tema interessante para ter mais conhecimento sobre o assunto. Acho relevante!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Livros sobre política não me animam, mas na situação do Brasil hoje sinto que necessitamos ler mais sobre o assunto e nos inteirar sobre os fatos... Não sei se leria esse, mas gostei muito de saber suas considerações! Vou deixar a dica anotada aqui :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oii,

    Confesso que livros sobre política não são os meus favoritos, mas é bem interessante saber a opinião sobre a situação política. Quem sabe eu leia para poder melhor.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Sendo uma criatura de exatas mesmo o livro sendo de linguagem mais leve do que o esperado, essa não seria uma boa leitura para mim, mas já que a certo ponto gosto de política adoraria ver uma palestra do cara ;D

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Interessante leitura, flor. Eu acho que no momento estamos todos procurando compreender um pouco mais como chegamos a esse ponto... Como chegamos ao ponto de usar da democracia para manter ou para impedir um governo. Quero dizer, a democracia tem sido usada como razão para ambos os lados. Complicado. Uma coisa é certa, precisamos urgentemente redefinir nossa consciência política para algo além do partidário. E esse é o melhor momento para que leitores como nós, interessados pelo país, procurem na literatura boas referências. Adorei sua resenha. Fiquei interessada na leitura.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Letícia, tudo bem?
    Nossa, nunca tinha lido uma resenha sobre um livro com esse tema e confesso que achei super interessantíssimo.

    Eu sou um tipo de pessoa que não está muito inserida no mundo da política, mas levando em consideração as atuais condições do nosso país,acho que esse livro seria uma boa pedida.

    Fico feliz em saber que a linguagem não é muito penosa, isso muito me motivou a ler o livro. Espero ter essa oportunidade.

    E parabéns pela sua resenha, essa ficou muito clara e objetiva.
    Adorei!

    Parabéns pelo trabalho.

    Ingrid Cristina
    plataformatresquartos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Eu acho que livros assim são sempre leituras válidas, principalmente no momento em que vivemos hoje. Mas, também acho que ao lermos uma obra desse cunho, salvo em algumas poucas onde os autores conseguem ser imparciais, temos que ter um ponto de vista crítico em relação o ponto de vista do autor também e não nos deixar manipular. Como na parte que você citou ali em que ele falou sobre a corrupção do PT, temos que lembrar de que não só há corrupção do PT, né?
    Então sabendo avaliar bem, acredito que essa possa ser uma leitura válida para se formar um ponto de vista crítico, quanto a politica num geral.
    Beijos

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!