F

22 fevereiro 2016

Resenha - Como eu era antes de você

Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance
Páginas: 320
Ano: 2013


Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


Como eu era antes de você não foi nada do que eu imaginei!  Custei formar uma opinião se isso foi bom ou ruim, mas depois que eu acalmei os nervos, consegui sentar para fazer a resenha. Não posso, de maneira alguma, falar desse livro sem dizer o quanto fiquei arrasada quando terminei a leitura. Para vocês terem uma noção de como fiquei, nem mesmo Nicholas Sparks destruiu tanto meu coração! 

Primeiramente vamos falar de Louisa Clark, uma mulher que tem 26 anos, mora com os pais, o avô, a irmã e o sobrinho, tem um namorado imbecil e trabalha em um café. Lou nunca teve grandes ambições e sempre levou a vida em sua pequena cidade, sem pensar em ampliar seus horizontes. A mudança em sua vida começa a acontecer quando ela perde o emprego e é obrigada a procurar outro trabalho, mesmo que não seja de seu agrado, afinal, a maior ajuda financeira da casa provinha dela. É quando, então, ela começa a trabalhar como cuidadora de Will Traynor, que ficou tetraplégico há pouco tempo. Will tem 35 anos e antes do acidente que o deixou em uma cadeira de rodas, ele era um homem ativo e amava praticar esportes, até ver sua vida desmoronar. Desde então, perdeu completamente sua vontade de viver e está sempre mal-humorado. O que ele não preveria é o quanto Lou daria um novo sentido em sua vida.


Parece tão previsível, não é mesmo? Um homem em uma cadeira de rodas, sem vontade de viver e uma mulher que irá transformá-lo. Não está longe de ser assim, mas também está longe de ser um romance de contos de fadas. A amizade que nascerá entre os dois inicialmente é tão forte, que ambas as vidas serão transformadas, mas não se trata apenas de Will e sua limitação física, mas principalmente de como Lou passará a ver e viver sua vida. Traynor tentará lhe mostrar o quanto ela deve aproveitar a vida, enfrentar seus medos e explorar o mundo. Ela, por sua vez, tentará de tudo (quando eu digo "de tudo" não é exagero), para que Will volte a ver a vida como algo possível e não encarre as suas limitações físicas como o fim da felicidade que teve um dia.

Jojo tem uma escrita incrivelmente envolvente e intensa. Amei a construção de cada personagem, cada capítulo e cada diálogo. É tudo tão real! A família de Lou, que está passando por dificuldades financeiras, o fato de contarem tanto com ela para sustentar a casa, o ressentimento que ela sente por ser a mais velha e mesmo assim a irmã levar certas "vantagens" na casa, que fica fácil se envolver com os sentimentos dela. Outra coisa que me agradou, foi o modo como a autora abordou a realidade de um cadeirante. Will era riquíssimo, mas isso não possuía nenhum valor quando ele encarrava a mobilidade em calçadas esburacadas, o acesso precário em diversos outros lugares, como restaurantes e, os olhares que recebia nas ruas e entre os amigos. Por mais que algumas pessoas não tenham preconceito, é praticamente impossível olhar para um amigo tetraplégico e saber como lidar com aquela situação. 

O que não posso deixar de ressaltar aqui é: existe sim um romance, e essa á a parte totalmente previsível. Mas quando eu disse que o livro não era o que imaginei, é porque o foco está em Lou, e quem ela se tornará depois de conhecer Will. A autora preparou algumas surpresas que realmente não estava esperando, o que tornou a obra ainda mais incrível. Portanto, a história tem uma dose muito maior de drama. 

Quanto à edição, está com uma capa linda, um título que combina perfeitamente com o enredo, folhas amareladas que facilitam a leitura e fonte confortável. Notei pouquíssimos erros de revisão, mas que em nada atrapalharam.

"- Quero... ser apenas um homem que foi a um concerto com uma garota de vestido vermelho. Só por mais alguns minutos." (p. 149)

Como citei, o previsível e inevitável é que os dois irão sim se apaixonar, mas não espere um romance do início ao fim no livro. A obra é muito mais enriquecedora e transformadora que isso, e está longe de ser um conto de fadas. Como eu era antes de você é tão intenso que se você for um (a) leitor (a) que chora facilmente como eu, será praticamente impossível segurar as lágrimas. Virei a última página do livro, amando-o e odiando-o ao mesmo tempo, se isso é possível. Acho que ainda nem me recuperei... não quero ler a continuação tão cedo!





41 comentários:

  1. O que falar sobre um livro que faz com que no dia seguinte você vá para a escola chorando e passa o dia no canto triste e seus amigos nem sabem o que fazer com você! Eu li esse livro em 2013 e tinha 15 anos e me destruiu! Adorei a sua resenha e concordo com você: ao final não sabemos o que sentimos se estamos felizes ou triste e confesso que levei um tempo para aceitar o final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, você descreveu como eu estou. Estou muito deprimida ainda, não imaginei que um simples livro ia fazer isso comigo.Estou tentando aceitar ainda!

      Excluir
  2. Todo mundo fala tão bem desse livro ,parece ser tão emocionante e encantador... quero muito, muito ler só pelas resenhas super positivas que leio sobre ele. Abraços e até mais :)

    ResponderExcluir
  3. Só estou lendo comentários positivos sobre essa historia, nao vejo a hora de poder ler (espero que seja antes de ir ao cinema), a historia é tão break heart, ja esta na lista!

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga quer porque quer que eu leia esse livro. Eu vi o trailer e achei interessante e bonita.
    Se não fosse uma lista imensa que tenho que ler , talvez eu leria.
    To louca para ver se choro como vocês dizem kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  5. esse livro pqp!
    foi um que mais me chocou! eu chorei, mais eu chorei, mais eu chorei! aquele choro de escorrer coriza do nariz e tudo, de soluçar mesmo!
    Jojo criou o enredo de forma a mexer com as minhas emoções de tal forma que eu rezei por um milagre o livro todo! eu queria o final feliz, eu precisava dele pra continuar acreditando que Lou e Will seriam felizes, só que eu não consegui enxergar que a felicidade também é uma escolha e que o que é bom para uns não é para outros
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Jojo Moyes conseguiu me deixar pior que o Nicholas Sparks também haha mas a história é linda e de muito aprendizado. Não tem nada de clichê, mas sim de amadurecimento e reflexão. Fiz resenha dele no meu blog também, passa lá depois ;) Parabéns pela resenha!

    www.booksimpressions.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse livro e estou muito ansiosa, pois, com a chegada do filme me faz crer que se não ler logo, vou estranhar depois quando decidir ler pós-filme.
    Acho que já que tenho o livro, tornou-se uma obrigação lê-lo. Resenha após resenha vejo o quanto estou perdendo.
    Ótima resenha
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  8. Vou acabar esperando pelo filme apesar de adorar a premissa. Acontece que o livro não tá nas minhas prioridades de leituras. Adorei sua resenha.

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiiii, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler este livro, mas estarei esperando mesmo o filem, até que está mais próximo do que realmente ir comprar kkkkkkkkk tenho milhares de livros parados na estante.
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Oi Le tudo bem, quando li o livro pela primeira vez taquei o livro na parede aos prantos literalmente, sério kkkkkk (sabe que sou meio doida né), fiquei tão passada que na época não resenhei o livro. Reli ele na semana que vc leu também só para garantir que não deixei passar nada para ver ao filme, Jojo arrancou meu coração nesse livro, Clark é autentica adorei essa personagem, o pai dela então é uma figura. Will demorei para criar simpatia por conta de um fator. Mas o livro em si é lindo. Bjkas

    ResponderExcluir
  11. Oie
    eu amei esse livro quando o li e estou mega ansiosa pelo filme, ficou lindo o trailer, parabéns pela resenha e que bom que curtiu a história também

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Letícia eu ainda não li esse livro, mas a Jojo só escreve livro fanatísticos, ( amo Baía da esperança ) eu estou doida pra ler esse livro ele parece ser tão lindo e romântico e parece fazer a gente chorar muito, eu quero ler ele antes do filme ser lançado, e sua rsenha está maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
  13. Um livro para despedaçar corações, já estou até vendo o que será de mim após essa leitura. Quero muito ler <3

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  14. Olha, li toda a sua resenha, você foi muito sensível nas palavras, demonstrando o quanto a leitura foi importante para você, é sempre bom quando um livro faz isso. Fico até constrangida em dizer que não apreciei o livro, de forma geral, não curto a autora e nem o Nicholas que vice citou no início, mas você fez uma resenha tão bonita, que leria por tua resenha.

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Esse livro é o favorito da minha vida e você soube explicar melhor que eu o porquê. Fico tão feliz de ver cada vez mais pessoas lendo!

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha me deixou muito mais curiosa para ler esse livro! Estou com ele aqui em casa, ainda lacrado, mas estou lendo uns 5 livros no momento, e preciso terminar pelo menos metade deles pra começar outro. E quero esperar também pela continuação que já vai ser lançada, e provavelmente eu vou querer ler logo depois que terminar o primeiro. Claro que posso acabar ficando como você, sem querer ler o segundo tão cedo rsrs mas acho difícil. Ótima resenha!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  17. Uma das coisas que eu mais gosto nesse livro, é a forma como a Jojo constrói os personagens dela. É fascinante ver como a história vai acontecendo e como você vai se envolvendo nela. É um livro emocionante, que todo mundo deveria ler.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  18. A resenha está ótima e bem completa. Apesar de achar o tema da história ótimo para abalar leitores e levantar questionamentos sociais, não sei se leria o livro apenas por não gostar do gênero sick-lit. sou vessa a me prender a doenças e tristezas (pq eu mesma tenho uma doença irritante e irreversível).
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  19. Olá, Leticia.
    Eu também me enganei a respeito do titulo. Eu achei que iria se referir ao Will, mas quem se transforma é a Lou. A história é linda eu amei, mas não consegui chorar. E gostei do final, se fosse diferente não seira tão bom quanto foi.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Hi baby, tudo bem? esse é meu livro preferido da vida <3 estou relendo no momento e quando li pela primeira vez quase nadei nas minhas lágrimas! também fiquei dividida quanto há decisão do Will mas fica fácil de de entender o lado dele :(

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Esse livro deveria estar na lista daqueles que todos deveriam ler. Sensacional em diversos aspectos, vai muito além do romance. Adoro o livro!

    ResponderExcluir
  22. Meu deus! É tanta gente falando desse livro que eu nem tenho vontade de ler! hahahah
    Estou que nem você: amando e odiando, mas a diferença é que não li! hahaha
    Mas vou ler antes de assistir ao filme. Isso sim!
    Bjus

    ResponderExcluir
  23. O filme vai sair agora e leio mais uma resenha que me deixou mais curioso do que nunca, muito obrigado, necessito ler este livro e conhecer esse casal tão improvável!

    Abraços & até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Estou me preparando psicologicamente para ler esse livro. Não sei quando vou conseguir, mas será antes do lançamento do livro.
    Eu sei o final, então não sei o quanto isso poderá afetar minha leitura. O fato é, já estou preparada para morrer de chorar, kkkk
    Realmente, a história dos dois é bem previsível, creio que o imprevisível esteja no que eu já sei que vai acontecer.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro faz um tempo e gostei muito mesmo, mas com toda esse falatório por causa do filme, eu estou querendo ler de novo kkkk Bom, é um livro maravilhoso mesmo, eu também amei e odeio ele no final, mas ao todo é um dos meus favoritinhos da vida.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Olá; já tem um bom tempo que li esse livro e é engraçado como a história continua viva em minha memória, gostei da sua resenha. Estou curiosa para ler o segundo.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Não li ainda, e a cada dia que passa me sinto mais ainda um ET haha Especialmente com o burburinho que o trailer causou. Fiquei meio preocupada só com você ter dito que nem Nicholas Sparks te deixou assim... Evito livros muito tristes desde A última música haha

    Beijos, Cass!

    ResponderExcluir
  28. Hey,
    Li o livro há pouco tempo também e como você, ele me surpreendeu. Não esperava tanta emoção e tanto envolvimento da minha parte com os personagens.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  29. Oi! Tudo bem?

    Eu tinha até o livro aqui antes mesmo de se ter a notícia de que iria virar filme! Mas, acabei deixando de lado pq tive a impressão que seria romance demais pro meu gosto. por esse motivo, acabei dando o livro. Mas, lendo sua resenha eu me arrependi... Porque você disse que foi surpreendida e que não há mimimi de romance do início ao fim. Quero ler agoooora! e ser devastada também :( uahauua
    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  30. Olá Letícia, esse é um livro que faz tempo que eu estou querendo ler, todos que leram como você comentam bem sobre ele e o tema que ele trás me deixou bem curiosa para saber como a autora o abordou.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  31. já eu não curti a capa do livro, esse tipo de capa nunca me agrada... sobre o livro, a escrita de Jojo me fez abandoná-la em poucas páginas... não consegui me conectar com a trama... mesmo trazendo uma temática pesada e talz, mas não fui muito adiante...

    ResponderExcluir
  32. Amei a resenha.
    Quando li e as livro me sentir da mesma forma, ele é muito triste e o final me destruiu, não quero ler tão cedo a continuação.

    ResponderExcluir
  33. Oi! Como Eu Era Antes de Você é uma das minhas próximas leituras e estou bem ansiosa, mesmo tendo evitado por um tempo esse tipo de leitura. Espero não me decepcionar. Beijos.

    Ei Carol, Leia!

    ResponderExcluir
  34. Oii,

    Confesso que não tinha interesse nenhum nesse livro até ver o trailer o do filme. E fiquei morrendo de vontade de lê-lo. Achei a história muito amorzinho e em breve pretendo ler.

    beijos

    ResponderExcluir
  35. A cada resenha que leio sobre esse livro, fico mais e mais encantada, a vontade de ler ele apenas cresce. Com o trailer e as fotos da adaptação, então...

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Só de lembrar desse livro já sinto lágrimas nos olhos :´(
    È um dos melhores livros que li e reli e sempre choro no final..
    È tão lindo.....
    Mal posso esperar pelo filme.

    ResponderExcluir
  37. Faz tempo que esse livro está na minha lista. Não sou de ler livro de romance, mas sei que vou adorar esse. A Jojo Meyes parece ser uma ótima autora, porém ainda não li nenhum de seus livros. Espero que o leia logo.

    ResponderExcluir
  38. Oi!
    Ainda não li esse livro mas minha amiga me indicou ele me deixando muito curiosa sobre essa historia e ela parece ser linda e emocionante e a cada resenha que e leio ela me conquista mais está na minha lista de leitura e quero muito !!

    ResponderExcluir
  39. Oi Letícia!
    Esse livro é lindo *-*! Eu não acreditei naquele final meu Deus, chorei demais. A vida dos dois foram transformadas pelo amor puro e sincero, além da confidencialidade crescente durante os seis meses de convivência. Lou sempre foi muito forte e guerreira e Will muito teimoso, por isso se tornaram um casal perfeito! Já estou lendo Depois de Você. Quero ver o que Lou andou aprontando depois dessa incrível e intensa experiência.
    Abs!

    ResponderExcluir
  40. Oii. Tudo bem?
    Vai ser uma das minhas próximas leituras, tenho que ler antes de estrear o filme, já estou sentindo que vou chorar litros com essa história.
    Beijos;)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!