F

18 dezembro 2015

Resenha - Pseudônimo Mr. Queen

Título: Pseudônimo Mr. Queen
Autora: Loraine Pivatto
Editora: Independente
Páginas: 404
Gênero: Ficção
Ano: 2015
Skoob

Sinopse: O ano é 2012,  Dia 21 de dezembro, E a temida profecia maia acaba de se cumprir. Cidades devastadas, Ruas vazias, A população mundial bruscamente reduzida, E a história dos sobreviventes começa a ser contada. Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos. Agora serão 2 vidas:  A primeira até os 70 anos, A segunda, a partir dos 20 e até os 100. 150 anos no total. Nenhum segundo a mais. A nova sociedade começa a surgir: Sem desigualdade, Sem dinheiro, Sem doenças, Sem possibilidade de mortes prematuras, Exceto por uma maneira. Uma única maneira de morrer, mas que não pode ser revelada. Um segredo que precisa ser guardado. Para salvar a sociedade de si mesma.


Quando a autora me convidou para participar do Book Tour do livro fiquei muito feliz, pois já tinha ouvido diversos elogios. Pseudônimo Mr. Queen é uma ficção minuciosamente escrita com uma criatividade incrível!

A profecia Maia parecia ter se cumprido em 21 dezembro de 2012. Regina acorda de diversos sonhos assustadores sobre o fim do mundo, e percebe que tudo era de fato real. O mundo em que conhecia não existia mais. Outras pessoas como ela, haviam sobrevivido e também tinham tido os mesmos sonhos. Tudo que Regina se lembrava era de estar em sua empresa e descoberto a traição de tantos anos de seu marido com sua melhor amiga Vanessa. Sua última atitude antes de apagar completamente, era o tiro que deu em Vanessa, depois de tamanha humilhação. 

O mundo havia mudado, e com ele novas regras. Seriam duas vidas: a primeira até os 70 anos e a segunda dos 20 aos 100. Não haveria doenças graves ou mortes, porém havia uma única maneira de morrer e esse segredo seria guardado por pessoas sensatas durante o livro todo. A trama gira, portanto em torno de Regina, Larissa e Vitória. Três gerações, ou seja, Regina é avó de Larissa, que é mãe de Vitória. Os personagens secundários são importantes no desenrolar da história, mas não vou entrar em muitos detalhes para não tornar a resenha gigantesca e nem soltar spoiler. Mas tem uma peça fundamental nessa história e é Paulinho, o ex-namorado de Larissa, que tenta a todo o custo descobrir o segredo da morte. O nome do livro se refere a um artista que faz um tremendo sucesso com suas músicas e poesias, mas prefere ficar no anonimato, como pseudônimo Mr. Queen, e muitos mistérios girarão em torno disso, durante as duas vidas.


"Regina chegava à conclusão de que a humanidade continuava completamente equivocada quando dizia que os indivíduos precisavam aumentar a autoestima. Falta de autoestima? Ledo engano! O problema era exatamente o oposto." (p. 58)

A narrativa é feita em terceira pessoa e a Loraine tem uma escrita totalmente fluída. Como se não bastasse uma narrativa envolvente, a criatividade e crítica social presentes no livro tornou ele incrível. Como na nova sociedade não haveria mais dinheiro, a recompensa do governo seria uma pontuação. Nela estaria em jogo a vida profissional, física, emocional, entre outros. O que acabou acontecendo foi que a humanidade cometia loucuras por essa pontuação, não se diferenciando muito do mundo anterior, onde existiam competições absurdas e um excesso descabido de autoestima. As pessoas estavam obcecadas por serem melhores em tudo. 

Ao mesmo tempo em que o mundo criado por Loraine é surreal, ele é incrivelmente comparado com o nosso. A humanidade tem perdido cada dia mais a naturalidade, dando lugar a emoções forçadas, e tornando-se cada vez mais individualistas. Ponto para a autora, que criou personagens cheios de defeitos. Acredito que a minha preferida foi Larissa, que assim como a avó Regina, não se deixou manipular por esses joguinhos de interesses, mostrando que nem toda humanidade estava perdida e que existiam aqueles que valorizavam a segunda chance que tiveram.

A construção dos personagens é ótima. Conhecer cada um tornava a história ainda mais envolvente e, devorei o livro. O desfecho foi impressionante e só conseguia falar comigo mesma: "Que final foi este?" Fui muito tola e nem sequer imaginei quem fosse o Mr. Queen. Amei o desfecho! Outra coisa que fiquei impressionada foi com o segredo da morte. Imaginei mil e um jeitos que se poderia morrer, mas nunca qual era realmente o segredo.


Quanto à parte física está ótima e apesar das folhas serem brancas não atrapalhou muito a leitura. A fonte está em tamanho ideal e a revisão impecável, se continha algum erro, não notei. Gostei da capa, mas adoraria que ela fosse igual ao marcador (foto acima), pois combinou bastante.

"- Tenho nojo dessa raça humana! - ele havia dito muitas vezes naquela noite. - Essa tal reputação que os homens lutam a vida inteira para manter não passa de uma fantasia. E essa benevolência que se ouve falar só existe para satisfazer interesses pessoais. No íntimo, todos pensam apenas em si mesmos." (p. 159)

Foi meu primeiro contato com a escrita da Loraine e ela já ganhou uma nova fã. Estou muito grata pela oportunidade de ler este livro maravilhoso. Acho que nem preciso dizer que recomendo a obra. Uma trama de tirar o fôlego, cheia de mistérios e personagens extremamente reais. Até o momento não tinha lido nada parecido, e acredito que a autora conseguiu criar uma história totalmente diferente, me ganhando pela originalidade. Recomendo para todos os leitores, independente de gostar de livros do gênero ou não. Reflita também com Pseudônimo Mr. Queen, sobre a sociedade em que estamos nos tornando! Recomendadíssimo!


(Caso queira participar do Book Tour entre em contato com a autora pelo e-mail: lorainepivtto@gmail.com)


Book Trailer 




27 comentários:

  1. Querida Letícia, realmente sem palavras com a sua resenha. Amei!!! E fico muito, mas muito feliz que todos os meus objetivos tenham sido atingidos contigo, pois captaste exatamente tudo o que tentei transmitir :) Obrigada! :) E aos que quiserem ler essa história, inscrevam-se no book tour (lorainepivatto@gmail.com) No momento temos 267 pessoas na fila, 190 aguardando a sua vez, e como são 60 livros circulando, acredito que quem entrar agora deverá receber o seu exemplar pelo início de março. bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu estou terminando de ler esse livro e também tenho gostado muito. Concordo com você quanto a capa, achei que se fosse como a do marcador, seria bem melhor. Até surgir o mr Queen no livro eu ficava imaginando quem seria, estava tão enganada kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Oie, Lê! Também vou ler essa obra, na verdade já dei início, mas sinto que não é hora de lê-lo, sabe?! E preciso ler logo, pois é BT e tal, rs. Bom, mas depois das resenhas possitivas quan ando vendo a hora vai chegar quando eu menos esperar. Linda resenha e indico que leia Perseguição Digital - acho que é esse o nome- é o primeiro livro da autora.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  4. Achei o enredo da estória bem original, gostei dos pontos positivos que você colocou sobre o livro, só achei a capa um pouco estranha - mas como dizem "Não julgue um livro pela capa" vamos tentar não fazer isso.
    Ótima resenha!

    Abraços,
    umsujeitoqualquer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas já anotei aqui para conferir em breve. ´|E maravilhoso quando já no primeiro contato com determinado autor, você já prevê que irá apreciar tudo o que ele escrever. Quero te r a mesma experiencia com este livro!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que livro incrível só de ler sua resenha deu pra perceber o quanto gostou! Me deixou curiosa, pois é muito bom quando é aquele trama de tirar o fôlego, e cheios de mistérios, (como você falou!)

    Dica anotada.
    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá..
    Fico impressionada como a cada dia que passa eu descubro novos livros nacionais com uma grande capacidade, não curto muito ficção, mas ao saner que a autora tem uma narrativa fluida, aborda temas sociais e mesmo contruindo um mundo surreal conseguiu manter a conexão com o real eu fiquei bem animda..
    Ótima resenha..
    Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito quando autores criam personagens cheios de defeitos, fica bem mais fácil a gente se identificar. Achei a história realmente muito criativa e original, essa questão das duas vidas me intriga bastante. Que bom que achou a narrativa envolvente e gostou da crítica social presente. Fiquei com bastante vontade de ler, se eu não me apegasse tanto aos livros até me inscreveria no book tour... rs... mas dói em mim ter que me separar do exemplar, então parei com isso... hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oii!

    Lembro do lançamento do livro e confesso que não dava nada para ele até que li duas resenhas e mudei totalmente de ideia!
    Mesmo não sendo meu estilo favorita (demoro pra entrar no clima) gostei de tudo o que eu li. Achei o marcador mais interessante, essa capa não chama muito atenção ;(

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Não conhecia este livro, mas já quero. Amei a premissa. Nossa, muito interessante. Estou intrigada com esta sinopse e adorei a resenha. Quero, quero e quero. Já entrou na minha lista de desejados. Adoro tramas envolventes, com mistérios e reviravoltas surpreendentes.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Que história criativa!
    Confesso que fiquei um pouquinho tensa quanto a profecia Maia em 2012 kkkkkk.
    Super legal ter esse segredo quanto a morte. A gente luta tanto contra ela e quando não podemos alcançá-la gera todo esse reboliço rs.
    Lembrei das Intermitências da morte do Saramago.
    Me deixou bastante curiosa para ler o livro.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu estou apaixonada na premissa desse livro! É a primeira vez que eu o vejo, mas já quero rsrs. Estou doida para saber o desfecho da historia.

    ResponderExcluir
  13. O fato das vidas que tem direito fiquei um tanto perdida e quando você mencionou que todos seriam iguais já senti que daria uma treta monstra! Fiquei bem curiosa com como a sociedade tá se virando no pós fim do mundo e esses segredos que foram surpreendentes para você!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Letícia.
    Tenho lido diversas resenhas sobre a obra que até comecei a considerar a possibilidade de fazer a leitura, apesar de a premissa não ter me chamado a atenção. Sua resenha me motivou um pouquinho mais nesse sentido.
    Saber que você gostou indica que há possibilidades de eu gostar. Temos um gosto um pouco parecido.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  15. Oi, gostei muito da sua resenha, está bem empolgada e contou sem contar muito, entendeu?hahaha. É tão bom quando um livro nos surpreende né? Você pensa uma coisa e acontece outra bem diferente. Deu para perceber na sua resenha que você curtiu bem. A história é parecido um pouco com o tema apocalíptico? Notei um pouco disso, mas posso estar errada.

    Bom, sei que agora não é o momento certo para ler a obra, estou pegando mais policiais, suspense e livros mais leves pra ler, sei que se o lesse por agora não gostaria muito da leitura, sou dessas. Mas quem sabe ano que vem eu não me anime?

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    O que mais me chamou atenção foi o fato da narrativa envolver a profecia Maia.
    Adorei o cenário pós apocalíptico e gostei de saber que a narrativa envolve e te ganhou de cara.
    Adoro personagens bem construídos e fuquei curiosa com o desfecho.
    O booktrailer está incrível.
    Adorei tudo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Ei Leticia, tudo bem?
    Esse livro parece ser incrível e com certeza já entrou pra minha lista. A premissa te prende, e pela sua resenha dá pra ver que o livro é muito interessante, dando para relacionar com o mundo que vivemos (e eu adoro isso). Muito sucesso a autora.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Amiga eu ainda não li esse livro e tenho visto muitas resenhas bacanas de outros leitores. Gostei bastante da trama e acho que iria adorar, até porque eu gosto de um bom mistério. Eu espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura assim como você e ainda poder gostar né? Porque o livro me parece ser realmente muito bom. Me deixou super curiosa. É um livro distopico por acaso? Porque me pareceu, já que estou lendo uma distopia por agora rs

    Mas mesmo assim com certeza irei anotar a dica!
    Parabéns pela sua resenha. Ficou um arraso!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/sem-querer-me-apaixonei-por-voce-4.html

    ResponderExcluir
  20. Oi Letícia, sua linda, tudo bem
    Eu sou muito curiosa, acho que talvez seja por isso que gosto tanto de livros de suspense, tramas policiais,quero sempre desvendar os mistérios. Logo, você me deixou aqui pensando na identidade do Mr. Queen. Acheio genial só ter uma forma das pessoas morrerem no novo mundo e isso ser um segredo, pois acabou sendo uma arma, quem detém essa informação, detém a chave de manipulação deles todos e a sobrevivência dos mesmos. Tenho certeza de que irei adorar. Gostei muito da sua resenha.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Leticia! Ótima resenha, a sua. Parabéns! Parabéns também por ter participado do book tour, e o livro me pareceu ser bem legal. Achei uma pena que a capa não tenha tido um trabalho melhor de design.
    Achei a história interessante, e o livro me pareceu ser bem escrito. Fiquei curiosa!
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    O que mais me chamou a atenção na estória foi a crítica a nossa sociedade, gosto muito de ler distopias, mas as únicas que conheço e gosto são críticas aos seus países "sede", e gostaria muito de ler uma baseada no nosso país.
    Achei interessante o modo como a autora decidiu abordar o tema escolhido e já estou na fila para ler :)

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi!!!
    Já tinha visto outra resenha deste livro e assim como a sinopse não me chamou atenção e também achei muito confuso. Sua resenha dá um boa ideia de como é história e o que iremos encontrar nas páginas.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  24. Oi,

    Já tinha ouvido falar desse livro já algum tempo, e fiquei muito curioso para ler ele, mas até agora ainda ative oportunidade, espero que ainda ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  25. Que bacana, esse book tour da autora!! Amei a ideia!! O livro parece muito bom, adoro ficção, ela escolheu um bom tema e soube trabalhar com ele! Já quero esse livro! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  26. Oi Leh posso dizer que lendo a sua resenha que está ótima já gostei do livro, a forma como a autora construiu me chamou a atenção e o dinamismo do livro é algo que não podemos deixar de lado. Dica anotada;

    ResponderExcluir
  27. Oiie
    Já vi algumas resenhas do livro e todas só elogiam como a sua, então parece ser uma leitura bem legal e interessante, quem sabe um dia eu leia se tiver oportunidade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!