F

11 outubro 2015

Resenha - Sereia de vidro

Título: Sereia de vidro
Autor: Marcelo Antinori
Editora: Bússola Pocket
Páginas: 72
Ano: 2015
Skoob

(parceria com o autor)
Sinopse: Um escritor frustrado sofrendo de bloqueio criativo resolve, por indicação de alguns amigos, fazer uma leitura de Tarô num convento em São Paulo. As cartas, mais do que meros símbolos, passam a indicar caminhos e personagens que ele até então desconhece. Movido por uma curiosidade insaciável, e genro de um poderoso empresário paulista, ele embrenha-se num universo novo e desconhecido, tendo o centro de São Paulo e seus locais pitorescos como pano de fundo. Através de um texto ágil e preciso, ele logo vê-se envolvido numa teia de acontecimentos inusitados na companhia de uma mulher linda e misteriosa que o leva ao crime organizado, a corrupção e as mais altas esferas do poder. Sereia de Vidro é o primeiro volume da Coleção Sereia de Vidro, escrito com maestria por Marcelo Antinori. Sereia de Vidro é o título escolhido para lançar os novos selos da editora Bússola nos formatos impresso e digital.


Sereia de vidro é a prova de que tamanho não é documento. Primeiro volume de uma coleção, publicado pela Editora Bússola, em edição de bolso, e com poucas páginas, o livro me surpreendeu muito. 

Com uma narrativa em primeira pessoa, nosso personagem, inicialmente anônimo, está diante de uma freia que  sua sorte em um Tarô de Marselha. Segundo as cartas, muitas reviravoltas estavam por vir, e pessoas inusitadas iriam surgir em sua vida. E, é o que acontece nos próximos dias. O protagonista tem sua vida mudada completamente depois do aparecimento de uma mulher, e terá que buscar respostas para descobrir o que a liga aos outros elementos ditos pela freira nas cartas.
"-Madre, entenda, tenho o maior respeito pelo que faz, mas tenho minha vida e mesmo que quisesse não saberia como enfrentar um Rei de Espadas. Nunca fui homem de enfrentamentos." (p. 30)

Em poucas páginas o autor conseguiu trabalhar uma história cheia de suspense e temas como corrupção, segredos sexuais, e inúmeras desonestidades que a sociedade apresenta. Nosso protagonista irá se relacionar com pessoas perigosas para tentar entender todo o mistério que envolve a Dama de Paus, que aparentemente seria a mulher que surgiu repentinamente. Mal sabia ele o que iria descobrir, e quais as pessoas se encaixariam nas descrições das cartas.



A escrita do autor é ótima e muito crítica. Apesar da quantidade de páginas, tudo foi muito bem explorado, e a ansiedade para desvendar o suspense junto com o personagem era grande. Outro ponto positivo é a criação dos personagens, que são cheios de defeitos e qualidades, como não poderia ser diferente na vida real. Consegui imaginar a feição de cada um deles, com descrições sucintas e, o autor não precisou se estender muito com a narrativa para me fazer conectar-se com eles.

A arte do livro é simples, mas totalmente confortável para a leitura. Como já mencionei, é uma edição de bolso, e um incentivo para novos leitores, assim como ótimo para carregar onde você for. Apesar das páginas serem brancas, isso não foi incômodo, já que a leitura fluiu muito bem.
"Ela me calou rapidamente com um beijo e comentou: - Esse é o segredo que ela esconde e não temos por que contá-lo a ninguém." (p. 22)

Não sei se perceberam, mas não mencionei os nomes dos personagens, e também não contém na sinopse. Não só pelo risco de acabar soltando spoilers, mas também porque acredito que o gostoso dessa leitura é ir conhecendo os personagens por si só, e ter o gostinho de acompanhar o enredo tirando suas próprias conclusões. Uma coisa é certa: os personagens são muito interessantes. Sobre o desfecho, deixou um gostinho de quero mais, e a certeza de que muitos mistérios ainda serão revelados. Mal posso esperar para ler a continuação da coleção.

Adorei demais a leitura. Sereia de vidro é um livro que apresenta detalhes de nosso cotidiano que podemos reconhecer conforme a leitura avança. É uma obra mais que recomendada e que, sem dúvidas, merece ser lida!

Comprar: Saraiva






26 comentários:

  1. Amiga em primeiro momento quando eu vi o título do livro eu pensei que seria algo que se trataria de uma estória sobre sereias, até porque não leio muito essa temática e acabei me interessando. Mas depois que comecei a ler e vi que não é bem assim, eu fiquei triste rs

    Mas mesmo assim pelo que você contou me parece ser um bom livro.
    Ainda mais se tratando de temas tão comuns hoje em dia. Acho legal os autores estarem sempre trabalhando isso no seus personagens também. Enfim...Não sei se seria um livro que pegaria para ler, mas gostei bastante do que você contou. Será que faz meu gênero? hahaahahha...Acho que não né? =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-mao-de-ferro-vl2.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sereia é uma Sereia de vidro mesmo, não de verdade haha Só lendo para entender. Pode não fazer seu gênero mesmo, mas acho que você poderia gostar.

      Excluir
  2. Oi, eu amei a leitura desse livro também e sim, quantidade de páginas não é sinônimo de qualidade, mas a história é tão boa, que pra mim não precisaria de 3 pequenos livros para ela, um somente com o total das páginas dos 3 me deixaria mais feliz.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo Simeia. Acho que a ideia da Editora/Autor é incentivar novos leitores que, as vezes, se intimidam com um livro com muitas páginas. Achei bem bacana essa ideia assim.
      Mas podia ser uma opção, se fizessem em dois formatos, quem sabe!
      Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  3. Já tinha visto o livro rolando pelo facebook, imaginei que tratasse de uma leitura sobre sereias realmente rsrs, eu adoro uma leitura crítica e muito suspense, pelo que você disse é aquele tipo de livro que você não para até acabar de ler né?! Parece ser ótimo o livro! Sem dúvidas entrou para listinha ainda mais por ser nacional<3

    http://thaysmdelima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leticia.
    Já conhecia o livro de uma outra resenha que li dele. Já me interessei logo na parte das cartas do tarô hehe. O ruim de livros pequenos, é que termina e a gente fica querendo mais hehe. Principalmente se for bom como esse está parecendo ser. Se der eu vou ler com certeza.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi

    Eu gostei da resenha da premissa do livro, mas não gostei do fato de ter continuação de um livro tão pequeno,por que não fazer só um?
    Isso é uma coisa que vem acontecendo muito com livros estrangeiros, se você procurar na amazon vai achar, uma autora dividi o livro em umas 12 partes,cada uma com no máximo 80 páginas,particularmente não curto livros assim,mas mesmo não gostando de livros pequenos com continuação,eu leria esse,porque a premissa chamou minha atenção.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a maioria de nós que já somos leitores pensariamos assim. Mas na verdade, acho que essa maneira de reduzir em um pequeno livro, é para chamar novos leitores, que relutam as vezes de começar a ler, por preguiça rs quando tem muitas páginas.
      Nós que já somos leitores, preferimos tudo junto mesmo..rs

      Excluir
  6. Olá, Leticia.
    Que bom que você leu esse livro também!!! Concordo contigo: tamanho não é documento. Essa obra é boa demais.
    Adorei como o autor trabalhou muito bem a realidade, como você disse, e também as críticas à sociedade. Tudo isso em um livro bem curto. Além disso, o livro é interessante para incentivar a leitura para quem está começando a caminhar no mundo da literatura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    minha nossa, com toda a certeza iria ler esse livro, suspense no meio é sempre meu forte.
    Vou pesquisar mais sobre o livro.
    Ah, mesmo sendo livro de bolsa, nem me importo com isso, o importante é ler!!!!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leticia. Eu já li uma resenha sobre o livro e não percebi muito conteúdo. Porém, a sua opinião fez-me com que minhas ideias sobre o livro se reajustassem e pensasse a respeito. Enfim, por fim, o livro me conquistou, a trama que parece começar como um romance chato se desenvolve de forma surpreendente com bastante mistérios e aventuras. Quero entender mais sobre o título. Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Parece ser muito bom esse livro.
    Sempre tive preconceito com livros brasileiro, mas ultimamente ando abrindo a cabeça e vendo quanto tem coisa boa aqui haha uma literatura rica que cada vez enriquece mais <3

    http://brisaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Letícia,
    A princípio, pensei que era um livro com uma sereia :o
    Gostei bastante da premissa e adoro livros críticos! E também gostei muito o fato de você não citar o nome dos personagens, isso nos deixa com um 'gostinho de quero mais'.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Imagino que muitas passaram pelo fato, de criarem algo maravilhoso e vir alguém estragá-lo, limitando assim sua criatividade, e ainda esse livro envolve um escritor, pelo jeito, não muito bem sucedido, acredito que vou adorar esse livro, vou dar uma chance para ele.
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lê... tudo bem??
    Isso de uma freira ler cartas eu achei muito louco, foi uma das coisas que me chamaram atenção para a história desse livro... eu curto coisas estranhas e inusitadas... só não curti por edição de bolso... não adianta livros pequenos demais me irritam kkkk, então bem compro e nem me interesso.... de qualquer forma adorei saber um pouco mais da história pela sua visão... Xero!!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Parabéns pela resenha! Não conhecia o autor, e achei a premissa do livro maravilhosa, amo uma bela história que envolva essa temática. O fato de você não ter falado da sinopse e nem dos personagens foi ótimo, porque isso só fez atiçar minha curiosidade e deu mais vontade de ler o livro! beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Tudo bom?
    Recebo esse livro de parceria e estou com.ele aqui.para ler.
    Pela sua resenha axhp que irei gostar da enredo e agora quero saber porque não citou nomes.
    Ótima resenha, está bem instigante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. O autor me mandou email apresentando o livro, e achei muito bacana a trama. Lendo sua resenha fiquei mais curiosa ainda para conferir a obra, adoro livros críticos, e tendo uma boa escrita é melhor ainda.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Olaa
    Bela resenha e que bom que o livro te agradou tanto, fiquei bem curiosa para ler e espero poder em breve.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Leticia, tudo bem? É ótimo saber que o livro, apesar de curtinho, tem um grande potencial. Entretanto, ele não chamou a minha atenção... mas parece conter temas bastante atuais da nossa sociedade, com personagens bem desenvolvidos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Confesso que de cara o livro não chamou minha atenção ,mas sua resenha sim ,e com ela fiquei bem curiosa com o que acontece no livro .

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o autor, e apesar de ter gostado muito da sua resenha, a premissa do livro não me chamou muito a atenção. Mas eu vou deixar o nome do livro anotado, tenho algumas amigas que iriam gostar.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Lê!
    Não conhecia nem o autor nem o livro e por ter poucas paginas não imaginei que o autor conseguiria desenvolver bem a história, mas parece que eu estava errada né?
    Gostei dessa resenha, a história parece leve e fluida!
    Vou dar uma olhada depois!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá. Já vi alguns comentários sobre este livro e o autor. E fiquei bem interessada confesso. Mas me deixou curiosa principalmente pela quantidade de páginas, quero saber como o autor soube desenvolver. Certamente eu irei ler e tirar minhas impressões.
    Beijos e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  22. Oi Letícia,
    Confesso que não fiquei tão animada para ler esse livro, mas mesmo assim eu daria uma chance sim quem sabe eu mudaria de ideia.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Ainda não conhecia este livro e adorei conferir a resenha sobre ele, bacana quando o livro nos surpreende ainda mais sendo tantos sentimentos envoltos em um único livro. Achei interessante a resenha, mas como se trata de uma coleção irei aguardar as continuações para saber se realmente me interessaria em ler as obras. Adorei a capa, achei ela simples e delicada.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!