F

07 setembro 2015

Resenha - Os 13 porquês

Título: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher 
Editora: Ática
Páginas: 256
Gênero: Ficção
Ano: 2014

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.






Os 13 porquês foi uma grande surpresa para mim. Publicado pela Editora Ática, este livro conta mais uma história de uma jovem que comete suicídio, mas ele tem elementos únicos que me fizeram amar o livro e me envolver completamente.


Clay chega do colégio e recebe em casa um pacote cheio de fitas cassetes. Ao ouvir a primeira fita ele descobre que Hannah, sua colega de turma, que havia cometido suicídio há alguns dias atrás, é quem as gravou. Hannah explica que há 13 motivos que levaram-na a fazer o que fez, e que as pessoas citadas nas fitas, a levaram a essa decisão. Andando pelas ruas da cidade, seguindo as coordenadas indicadas por ela, Clay descobrirá porque está nas fitas, e irá entender como Hannah se sentia.

"Ou, talvez, eu fique sabendo. Na verdade, não tenho muita certeza de como essa coisa de morte funciona. Talvez eu esteja atrás de você bem agora." (p. 16)

Com uma diagramação totalmente confortável, eu devorei as páginas do livro. Folhas amareladas, fonte em tamanho ideal, e capítulos não muito longos. Capa perfeita. Tudo ok!

Jay criou uma narrativa dupla entre Cay e Hannah. Conforme Hannah está presente na voz fantasma que sai das fitas, Cay demonstra suas reações ao que ela está dizendo e isso tornou a leitura muito gostosa, pois pude saber o que ele estava sentindo no exato momento, ao invés de ter um capítulo para cada um dos dois. O autor tem uma narrativa muito envolvente, que me deixou totalmente hipnotizada pela história.


No começo, ao ler os primeiros porquês da personagem, eu só conseguia pensar que eram todos motivos banais para fazer o que ela fez. Mas, conforme a leitura foi avançando, consegui entender como Hannah se sentia, e até me senti deprimida junto com ela, encontrando nela, coisas que já senti. Nada justifica ela escolher tirar a própria vida, mas cada um reage de uma maneira diante da convivência com algumas pessoas e, acha que o caminho mais fácil é o suicídio. Outra coisa que pensei ao terminar o livro foi: como se pode ajudar alguém que não quer ser ajudado? E vocês só entenderão isso quando lerem o livro. 

Ler Os 13 porquês foi muito gratificante, e mudou alguma coisa em mim. É muito fácil julgar as pessoas, principalmente quando escutamos boatos. Mal sabemos o que pequenas atitudes, e o simples fato de acreditar naquilo que nem vimos, podem mudar completamente o mundo de uma pessoa. Conhecer Hannah me fez pensar em como não conhecemos de verdade aqueles que nos cercam, e tudo aquilo que realmente sentem. Embora você esteja feliz por fora, quem você é quando está sozinho em seus próprios pensamentos?

"Por quê? Porque era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. " (p. 117) 

Queria, de verdade, que todos lessem este livro e sentissem o que eu senti. Apesar de trágico, ele pode ser uma ajuda a alguém. Sempre tem alguém que se importa com você, acredite! E, para tudo tem uma solução, mesmo que o caminho seja longo. Viver é sempre a melhor saída! Leiam esse livro!!

Comprar: Saraiva | Buscapé







23 comentários:

  1. Olá, Letícia.
    Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro pois ele tem uma premissa que foge do comum. Quero descobrir os motivos que levaram a protagonista a tomar a atitude tão drástica. Além disso, quero ver se vou gostar tanto da obra quanto você. Estou confiante que será uma boa leitura.
    Gostei da diagramação também. Simples e bonita.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Estava precisando de um livro assim para ler. Fiquei realmente bem curiosa!
    Já esta na minha lista de leituras!
    Adorei a resenha!
    http://senhoritait.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Leticia, Os 13 Porquês é um livro que está nos primeiros lugares da minha wishlist devido aos ótimos comentários sobre ele. Nunca li um livro de suicídio e, acho que esse seria um ótimo começo. A estória parece ser extremamente envolvente.

    ResponderExcluir
  4. Oi Leticia!!!
    Li O Futuro de Nós Dois que é do Jay Asher e da Carolyn Mackler e adorei a escrita dele, o que me fez procurar por outros livros do mesmo autor.
    Quando li a sinopse de Os 13 Porquês fiquei tipo: '' Preciso ler agora!''
    Ainda não li, mas vou ler em breve, depois te conto o que achei.
    Acho que a história consegue ser delicada e leve ao mesmo tempo que fala de um tema profundo e sério.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia esse livro, mas ele já me agradou de cara! Além de ter uma linda capa, vi que o conteúdo do livro é ótimo. Pela sua resenha, pude perceber que a história é bastante instigante, daquelas que o leitor só se aquieta quando termina de ler. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi Leticia,
    Vou ler "Os 13 porquês" assim que ganhar ou comprá-lo, eu fiquei curiosa para entender um pouco mais sobre essa questão do suicídio e ainda tem a diagramação que eu achei diva.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  7. Quero ler "Os 13 porquês" já faz um bom tempo. Ainda não consegui comprá-lo, mas vamos seguindo. hhahhaah

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Letícia!
    Eu sou APAIXONADA por essa capa, já vi ele várias vezes na livraria, mas nunca tinha parado pra ler sinopse e nem pesquisar a respeito.
    Gostei do tema. Me lembrou o recente A Playlist de Hayden, mas, pelo que você comentou, parece uma leitura mais agradável; a Playlist não me foi muito :/
    Vou colocar na listinha e procurar por esse livro em promoções <3 a resenha ficou linda!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu ganhei esse livro esses dias, e já estou super afim de ler. Essa resenha só me deixou mais curioso e com vontade de ler hashash.
    Beijos.
    estantedoluiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Le! Os 13 porquês está na minha wishlist faz muito tempo, mas ele tem um preço bem salgado e ainda não adquiri, eu li outro do autor e curti muito, apesar da temática ser bem diferente.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Antes de saber a historia do livro eu pensava que se tratava de um livro de terror.
    Eu adorei a capa e a premissa, gosto muito de livros com essa temática. Estou muito curioso para saber os motivos que a levaram ao suicido.

    ResponderExcluir
  12. Estou querendo muito ler o livro! Sei que vou amar e me emocionar muito. Gosto muito de livros que nos fazem sentir como o personagem está se sentindo, isso nos faz ter consciência do que ele está passando. Com certeza vou ler.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  13. Curti muito a sua impressão sobre o livro.
    Eu não tinha lido nada a respeito dele e achei os temas suicídio e depressão ótimos de serem abordados.
    Literatura é arte, é ensinamento, é reflexão... para isso que os livros foram feitos, hehe.
    Fiquei querendo muito saber por que Clay tem relação com a morte da Hannah?
    O que aconteceu meoo?
    Só espero que Clay não se deprima tb...
    Eu adorei a resenha e quero ler.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  14. Já li Os 13 Porquês e acho que não tem como não dar nota máxima para esse livro mesmo, abordou o suicídio de uma forma tão diferente, fez refletir sobre isso, pois nunca sabemos o que está acontecendo com o outro ou as vezes até com um amigo ou colega, li esse livro em PDF pois não aguentei esperar comprar o livro para ler, mas pretendo ler de novo quando eu tiver o livro físico.
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  15. Li esse livro logo que ele foi lançado em ebook, simplesmente porque sou apaixonada por história que conseguem tratar de um tema tão denso de forma dinâmica e original. A autora fez exatamente isso: apesar de o suicídio ser um tema um tanto quanto pesado, precisa ser abordado, e ela encontrou um meio de enfocá-lo, porém enfatizando também outros temas, como o preconceito com o diferente e até mesmo as inseguranças e dúvidas da adolescência, tudo isso recheado com um suspense que não nos deixa desgrudar do livro antes de chegar ao final. Realmente não tem como dar menos de cinco estrelas!

    ResponderExcluir
  16. esse é um dos meus livros prediletos, ajudou-me muito na fase que eu tava passando....
    Queria ter a versão física, está nos planos comprá-la um dia!
    Adorei sua resenha!!!

    Visita meu blog depois =*
    www.umsofaalareira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Letícia, só lendo a resenha deu para perceber que o livro é simplesmente maravilhoso, já estou curiosa para ler... vou dar una olhadinha para ver se compro um depois.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie
    A leitura desse livro deve ser bem gratificante e reflexiva.E mesmo a gente convivendo todos os dias com as pessoas é difícil ficar sabendo como elas realmente estão se sentindo e o que as assombram .Eu já quero ler esse livro há algum tempo mas até agora não surgiu oportunidade.E leituras que mexem com nosso psicológico sempre são de alguma maneira boas e deixam aquele ensinamento.E eu não conhecia essa editora.

    ResponderExcluir
  19. Pela forma como você falou desse livro, me convenceu a lê-lo. Acho que essa leitura vai me emocionar, saber o que uma pessoa que cometeu suicídio pensou é um tanto quanto triste.
    Gostei de sua resenha, foi uma boa indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  20. Uma colega minha da faculdade se suicidou semana passada, então nessas horas sempre ficamos tentando imaginar o que se passa na cabeça dessas pessoas. Acho que o livro pode ser bacana justamente por mostrar como a pessoa se sente, o que nos dá uma capacidade de compreensão maior. Com certeza quero fazer a leitura!

    ResponderExcluir
  21. Eu sempre procuro ler livros com esse tema, não sei dizer o porque mas gosto de livros assim.
    Estou bastante curiosa para saber os motivos da personagem de cometer suicido, e principalmente o envolvimento de Clay com o ocorrido.
    Parece ser uma boa leitura, acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  22. Oi Leticia.
    Tive um interesse por esse livro pelo título. Depois descobri que era sobre suicídio e mudei de ideia. Mas se for como tu diz e mudar alguma coisa no leitor, acho que vou ler mesmo. Gosto desse tipo de leitura que acrescenta algo, apesar de depressão não ser um assunto que me atraia na literatura.

    Beijos ;)
    http://perfectpick001.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Letícia! Tudo bem? <3

    Já que você gostou de "Os 13 Porquês", é mais um motivo para conhecer "O Último Adeus". O livro será publicado no começo de junho pela DarkSide Books. Fica a dica :) http://www.darksidebooks.com.br/o-ultimo-adeus/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!