F

07 agosto 2015

Resenha - O livro dos vilões

Título: O livro dos vilões
Autores: Cecily von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund, Fábio Ybu
Editora: Galera Record
Páginas: 320
Ano: 2014

Sinopse: Pessoas boazinhas são tão chatas. Não há nada melhor do que um bom vilão. Sei do que estou falando. Também tenho meus momentos de maldade, vocês me conhecem bem... Por isso mesmo estou certa de que vão se divertir muito com este livro: Irmãs que amam sapatos e odeiam a meia-irmã - muito natural, é claro; uma madrasta hilária viciada num app para iPad e em experiências com venenos, huahuahua; um bruxa que me lembrou muito dos tempos do colégio; e um lobo com crise de consciência... vai entender! Então vamos parar de enrolação! Se estiverem na praia, peçam uma bebida bem geladinha e ajeitem seus óculos escuros, porque é impossível parar de ler as novas histórias desses vilões cheios de classe e... maldade!

O livro dos vilões é uma publicação da Galera Record, que estava ensaiando para ler, e acho que peguei ele para leitura no momento certo. Estava buscando uma leitura mais leve e prazerosa, e acertei na escolha. Trata-se de contos bem modernos, com as versões dos vilões, fugindo totalmente daqueles contos de fadas em que a princesa é a pobre menina inofensiva.


#Stepsisters sobre sapatos e selfies, de Cecily von Ziegesar - Este é um reconto de Cinderela, bem moderno por sinal. Duas irmãs gêmeas, e sua meia-irmã adoram sapatos. As gêmeas são más como na história original, e bem chatinhas. Cindy, a nossa Cinderela, não me convenceu muito, principalmente nos momentos finais do conto. O príncipe é outro doido estranho. A fada madrinha se entediou fácil com a própria Cinderela. Enfim, bem moderno mesmo, com um toque de realidade, onde a autora enfatizou muito as redes sociais e a vaidade das meninas. Comecei gostando, mas o final deixou a desejar. Porém, é bem curtinho e li rapidamente.

Menina Veneno, de Carina Rissi - Meu primeiro contato com a escrita da Carina não poderia ser melhor. Este conto é um pouco mais longo e me agradou mais. Aqui temos um reconto da Branca de Neve, e a autora foi muito inteligente criando uma versão moderna e com uma lição no final. Este é o tipo de história que você não consegue sentir raiva da vilã, e até gostei mais dela do que da Bianca - a branca de neve. Adorei demais a narrativa, que fluiu muito rápido. Entendi e até me compadeci dos motivos da madrasta. Genial esse conto!


Quanto mais afiado o espinho, de Diana Peterfreund - Este conto seria uma versão diferente da Bela Adormecida, mas confesso que fiquei um pouco confusa em muitas partes, pois foge completamente do foco da fábula original. Não que isso seja ruim, mas não deu para "captar" onde a autora queria chegar. Pelo menos foi isso que eu senti. Mas valeu a pena a leitura, pela autora ter abordado temas como sexo na adolescência e drogas. E, mais uma vez eu me compadeci da vilã.

A menina e o lobo, de Fábio Yabu - Que grande surpresa foi esse conto. Aqui temos o reconto da Chapeuzinho vermelho, e para ser mais exata, um reconto de qualquer história que temos o Lobo Mau como vilão. A escrita do autor é um tanto poética, e me fez viajar completamente no Reino dos contos de fadas, onde todos são submetidos a vontade do Narrador. Impossível não amar o Lobo Mau aqui. Este conto foi uma delícia, amei!


Os contos que mais gostei foram A menina e o Lobo e Menina Veneno - grandes surpresas para mim. Mas todos os contos tem algo em comum, além de modernos, eles nos passam algumas reflexões sobre a realidade e isso foi o que mais gostei. Não há chance nenhuma, lendo este livro, de sentir ódio dos vilões, pelo contrário, me vi completamente conquistada por eles. Este último conto nos faz refletir sobre todos os outros, e nos faz escolher quem vamos considerar os vilões: o Lobo Mau? A madrasta? Ou o próprio Narrador?

Comprar: Saraiva   | Submarino





52 comentários:

  1. Achei interessante essa resenha, parece que o livro é bom, quem sabe não adiciono ele na minha lista de leitura. Beijos
    http://www.garotascomplicadas.com

    ResponderExcluir
  2. OMG!!! Eu nunca tinha visto esse livro e agora tudo o que quero é lê-lo!! Adoro contos de fadas reverso!!

    ResponderExcluir
  3. Achei a ideia do livro bem interessante. Eu não gosto muito de releituras de contos, mas achei a premissa desse divertida. E também, como diz na sinopse, não há nada melhor do que um bom vilão.
    Boa resenha.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro vilões heheheh adorei a sinopse e a sua resenha me chamou bastante a atenção. Eu meio que preciso ler umas coisas diferentes e acho que esse livro é um bom caminho! ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu estava querendo ler uma resenha desse livro. Fiquei sabendo do seu lançamento e fiquei bem animada.
    Gostei muito dessa premissa, deve ser um livro bem divertido. E eu as vezes prefiro os vilões mesmo. rsrs

    ResponderExcluir
  6. Oiii Letícia!!
    Que livro belezinha! Eu sou uma apaixonada por contos de fadas e já li algumas releituras. Já leu a série encantadas da editora Unica? O primeiro livro é uma releitura de branca de neve também! ;)
    Quero muito ler esse livro, gosto de ver todas as perspectivas dos contos!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Adoro quando os vilões são uns lindos hahahah

    Mas não sei porque, nunca tive vontade de ler essas coletâneas de contos que a Galera publica. Acho que se eu fosse mais nova eu ia acabar pegando para ler, mas hoje em dia não é mais os livros que costumam me chamar a atenção.

    Gostei das fotos!
    Beijos
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Já tinha visto falar sobre esse livro e me apaixonei. Além de ter uma autora que sou apaixonada, Carina Rissi, eu adoro os vilões. Fico muito feliz que o conto que você mais tenha gostado seja o dela. Ela não nos decepciona. Quem não gosta de uma leitura leve e prazerosa?!! Acho que é uma leitura assim que preciso no momento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Tô precisando de uma leitura assim, mais leve!
    O livro parece uma graça, adoro essas versões dos contos de fadas.
    Ótima resenha, com certeza irei ler a obra!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Talvez em Quanto mais afiado o espinho a autora tenha se baseado mais no conto original do que na versão "contos de fadas". Quando você falou que trata de sexo na adolescência lembrei do conto original que a Bela Adormecida é estuprada pelo príncipe, ao invés de receber o beijo romântico. Mas isso é só uma suposição mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Adoro a escrita da Carina, e junta com Cecily que todos falam muito bem, deve dar uma mistura ótima. Tô louca para ler este livro, Leticia. Adorei sua resenha!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, poxa que livro fofo, ainda não o havia visto e gostei muito de conhecer através de sua resenha, beijos

    ResponderExcluir
  13. Achei bem legal você ter comentado sobre todos os contos! Sua resenha ficou ótima e me deixou com vontade de ler o livro, mesmo que antes eu não tenha dado tanta bola pra ele. Fora essa capa que é linda demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. acho legais esses livros que compilam vários autores mostrando seu trabalho, é uma forma de apresenta-los ao leitor de maneira breve e objetiva... mas apesar da proposta, não me animei para ler O livro dos vilões...

    ResponderExcluir
  15. Amiga olha eu sinceramente ainda não tive muito interesse de ler esse livro.
    Eu tenho o anterior das princesas sabe? Eu ainda não li, mas assim que ler e se eu gostar da maneira
    como é os contos, com certeza comprarei esse livro.
    Mas eu ainda não me animei muito em comprar não, mas mesmo assim vou dar uma chance depois de ler o que eu tenho aqui.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/dia-de-quote-7.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Letícia, tudo bem?
    Acho esse livro bem interessante e tenho vontade de adquirir ele e também o livro das Princesas!
    Que bom que no geral você gostou dos contos! Espero ler e gostar também.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. OIe, Letícia, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, e me deixou com mais vontade ainda de ler! *___* Espero que eu possa lê-lo em breve.

    beijos,
    Dai
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Lê, eu já peguei esse livro variasvezes mas não consegui comprar ainda. Gosto dessa junção de contos em um unico livro com uma tematica. As leituras são leves e tranquilas e nos faz relaxar rápido. É ótimo!
    Fora que essa capa é linda né?


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Achei bem interessante a premissa desse livro, trazendo o ponto de vista dos vilões, mas de um jeito mais humano, os vilões sendo "gente como a gente". E o mais legal é que, por ser em formato de contos, dá pra ler rapidinho e ainda por cima escolher aquele vilão/vilã que a gente mais se identificou!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Tenho certeza que não dá realmente para sentir ódio dos vilões. Os escritores são pessoas MUITO AMOR kkkkk
    Amei sua resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler o livro :D

    ResponderExcluir
  21. eu amo os viloes scrr e ter um livros com contos dele eh melhor ainda! sahuashuash que bom que no geral vc gostou do livro :) adorei tua resenha!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Letícia, tudo bom?
    Adorei sua resenha! Ainda não tinha lido nada sobre O livro dos vilões, entretanto, já o tinha visto por ai, só não tinha me interessado.
    Que bom saber que você gostou e que todos os contos trazem reflexões diferentes mas que levam a mesma coisa: quem verdadeiramente é o vilão? Gostei da sua visão sobre isso, pois nunca tinha pensado no narrador como algum vilão. Na verdade, nunca tinha nem mesmo cogitado ele.
    Beijos!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi letícia, nunca li nada de nenhum desses autores, mas pelo que você disse acho que que eu mais iria gostar é o do Lobo, adoro histórias que acabam invertendo as coisas e nos mostrando o lado dos vilões e esse livro parece ter muito disso. Gostei

    ResponderExcluir
  24. Oi Leticia, acho que esse livro deve ser bem legal de se ler. Com narrativas leves e gostosinhas. Acho que eu gostaria principalmente do conto da Carina Rissi, Menina Veneno. Ela tem uma escrita maravilhosa, é uma das minhas autoras nacionais favoritas.

    bju
    ventoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Achei essa temática incrível, porque finalmente podemos conhecer o lado dos contos de fadas contados pelos vilões, fugindo do clichê.
    Quero muito conferir mais esse livro que tem tudo para mim conquistar, principalmente com essa capa que está muito linda <3
    Bjs Leticia!!

    ResponderExcluir
  26. Olá, Leticia.
    Apesar de adorar os vilões, acho que eu não iria gostar muito desse livro não. O livro pareceu-me juvenil demais. Prefiro os vilões de thrillers. rs

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  27. Oi Letícia, tudo bem?
    Eu já conheccia o livro das princesas , mas nunca tinha visto o dos vilões.
    Excelente resenha

    ResponderExcluir
  28. Essa proposta de contos centrados em vilões é meio diferente, o que achei bem interessante. Estou querendo muito ler algum livro da Carina Rissi, e esse conto dela parece ser muito bom. O conto da Menina e O Lobo também parece ser ótimo. Com certeza vou querer ler. Bjus.

    ResponderExcluir
  29. Parece ser bem divertido esse livro. Me fez lembrar muito uma serie que eu gosto The Once Upon A Time. E eu realmente gosto dos vilões.
    Gostei de sua resenha e pretendo ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
  30. Oi Leti!!
    Eu quero muito este livro, acho a capa maravilhosa.
    Mas confesso que dentre esses contos o que mais me chamou atenção foi o Menina Veneno pelo simples fato de: CARINA DIVA PERFEITA RISSI..
    Leia mais livros dela, de preferência Procura-se um marido.
    Beijos!!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Comecei a ler esse livro emprestado da minha prima. No começo fiquei com o pé atrás, mas logo decidi ler. Porém não gostei. Só li o da Cinderela, mas não me atraiu haha Achei sem graça. Porém, depois de ler sua resenha eu dê uma chance novamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Comecei a ler esse livro emprestado da minha prima. No começo fiquei com o pé atrás, mas logo decidi ler. Porém não gostei. Só li o da Cinderela, mas não me atraiu haha Achei sem graça. Porém, depois de ler sua resenha eu dê uma chance novamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Olaaa
    Esse livro deve ser muito legal, eu adorei a ideia e o quero ler desde que lançou, ótima resenha, espero ler em breve.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  34. Oie,

    Ah os violões, estou aprendendo a ver eles de um modo diferente, desde que comecei a assistir a Once Upon a Time, sempre percebo que tem uma história por trás de tudo aquilo e que nem sempre os mocinhos são os melhores. E eu amo adaptações dos contos de fadas, acho que iria amar esse livro.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oii, esse livro parece ser bem legal, só que eu não interessei muito :/

    Abraços!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Confesso que o livro não me chama a atenção, mas eu gosto da proposta de leitura dele. É interessante para quem gosta desse tipo de leitura, só não combina mesmo comigo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi Letícia, sua linda, tudo em
    Posso te dizer uma coisa? Eu sempre preferi os vilões, são personagens completos, ricos, se eu fosse atriz, com certeza iria lutar para representar um deles. Então, achei genial a historia desse livro e saber que os vilões vão nos conquistar me deixou animada. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Olá!

    Não conhecia o livro, confesso que me chamou a atenção e parece ser bem legal. Fiquei curiosa pelos contos.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  39. Eu acabei de adquirir O Livro das Princesas e já estou ansiosa para comprar esse também. Contos são amor <3

    ResponderExcluir
  40. Oi Lê... tudo bem??
    Eu não curto muito livros de contos... li um uma vez e me senti bem cansada, não porque as leituras eram ruins, claro que não, mas é que eu não me sinto envolvida sabe, então prefiro não ler... mas confesso que curti a premissa dos dois contos que você mais gostou, parece que os dois foram mais desenvolvidos e conseguiu cativar mais... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  41. Oi, tudo bem?
    Eu tenho lido muitos contos, e tenho curiosidade de ler esse livro. Pelo seus comentários, os dos autores brasileiros foram os melhores, adorei isso! Já li dois livros da Carina, e a escrita dela é mesmo super gostosa
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Aaaah! Eu adoreei esse livro, não costumo gostar muito de livros de contos, porque não gosto de história curtinha. Acabei lendo só pela Cecily mas acabei curtindo mais o conto da Carina Rissi *O*. Os contos dos autores brasileiros foram os melhores.

    beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
  43. Oi, tudo bem?
    Eu tenho esse livro faz um ano e ainda não li, mas é bom saber que o conto da Crina é longo hahaha!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  44. Parece que repetiu O Livro das Princesas, com os autores brasileiros sendo melhores que os internacionais. Esse ainda não li, mas tenho mt vontade.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  45. Oii!

    Adoro livros que falam sobre contos de fadas ^^ Esse eu não conhecia, mas já vai para a lista! Ele parece muito com O Livro das Princesas que tenho aqui em casa para ler ainda.
    Adorei a resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  46. Oi Letícia,
    Os vilões sempre rendem melhores histórias, afinal eles é que são a pimenta que temperam os enredos. gosto mais de mocinhos quando não são tão certinhos, não tão perfeitinhos. Adorei sua resenha.
    bjs

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Ola Leticia eu adoro livros que tem uma nova visão sobre nossos personagens de contos de fadas, quero muito ler esse livro, estou bem curiosa com o conto da Carina e seus elogios. a capa está linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  48. Não sou fã de contos mas adoro quando fazem esses livros com vários deles cada um de uma escritora ou escritor maravilhoso.Com certeza vou gostar do conto da Carina,ela é minha autora queridinha<3.E é legal esse toque moderno aos contos de fadas,que eu não gosto tanto,então prefiro as releituras.E essa capa está tão fofa quanto a do outro livro.

    ResponderExcluir
  49. Os contos parecem bem legais, adrei em conhecer esse livro... fiquei super curiosa agora.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Se eu já estava louca para ler o livro dirá agora. Fiquei muito curiosa por todos os contos, embora você não tenha curtido alguns. MAs fiquei mais curiosa pelo da Carina confesso. Amo ela então, tudo que ela escreve me interessa, Ainda mais sendo tão bacana assim como você citou. E cara quero só ver essa de não conseguir ficar com raiva dos vilões. Isso sim que é bem bolado hein.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  51. Eu li O Livro das Princesas e fiquei morrendo de vontade de ler esse, então agora já sei que preciso desse porque vai me agradar bastante. Ainda mais porque agora aprendi a gostar de contos!

    ResponderExcluir
  52. Ei Letícia, já li esse livro e também adorei a leitura dele. Adoro vilões e ter um livro no ponto de vista dele foi demais. Os meus contos preferidos também são Menina Veneno e A Menina e o Lobo. Pra falar a verdade, o único que não gostei foi o #Stepsisters, achei bem vago e sem noção. Mas no geral é um livro super legal para distrair e pensar.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!