F

20 agosto 2015

Resenha - Eve & Adam

Título: Eve & Adam
Autores: Michael Grant e Khaterine Applegate
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Ano: 2014

Sinopse: Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular genes humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.


Eve & Adam é uma publicação da Editora Novo Conceito que, embora a sinopse não tenha me instigado tanto, a capa chama muita a atenção. Mas assim como diz na capa, que nenhum namorado é perfeito, o livro também não foi.

Eve sofre um acidente e tem sua perna praticamente dilacerada. Após ser socorrida e internada em um hospital, ela corre o risco de perder a perna, porém sua mãe Terra Spíker transfere-a para o laboratório Spiker, mesmo contra a vontade do médico. Em pouquíssimo tempo, questão de dois dias, as feridas somem, como se não tivesse ocorrido nenhum acidente. Mas até Eve notar tudo isso, ela ainda conhecerá Solo, um garoto que vive nos aposentos do prédio Spiker, e nutre uma antipatia pela mãe de Eve. Além disso, vamos conhecer Aislin, amiga de Eve que vive se metendo em encrenca.

Com a desculpa de manter Eve ocupada, Terra Spiker irá dar uma missão a ela: construir uma simulação de um humano - um homem perfeito. Eve aceita e começa a criar o que seria o seu namorado perfeito. Mas, o que ela não imagina, é tudo o que existe por trás desse projeto.

"Paro para pensar. Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros?" (p. 75)

Quanto à diagramação, mais um trabalho gráfico ótimo da editora: capa linda, folhas amareladas, fonte em tamanho ideal e a revisão impecável.


"Dê ao homem um cérebro útil e produtivo, e você começa a entender a história toda do fruto proibido." (p. 131) 

A narrativa é alternada entre três personagens, e apesar da escrita dos autores serem muito fluida e clara, não consegui me conectar com os personagens, nem ser cativada pela história. Até a metade do livro a história estava muito parada, sem grandes emoções, e não acontecia nada que me fizesse querer devorar o livro. Depois disso, até começou a melhorar, mas eu já tinha notado que realmente não curti a história.

O desfecho me desanimou um pouco, apesar de ter acabado com alguns fatos resolvidos, fiquei pensando: então, é isso? Não posso falar o porquê  exatamente não gostei tanto do final, pois seria spoiler. Mas acho que é até aceitável, pois esse é o primeiro volume de uma série, e lá fora já lançaram o "Eve e Adam #0.5", que conta a vida de Eve desde antes do acidente. 

A leitura é rápida, pois há vários diálogos e os autores parecem gostar bastante de frases curtas. O livro tem uma premissa boa, e nos mostra o quanto pode haver falta de ética em experimentos genéticos, mesmo em uma empresa renomada. Esse aspecto abordado no livro é interessante, pois é um assunto atual. Mas senti que faltou algo a mais a ser explorado, e terminei o livro com essa sensação. Mas como disse, não é uma história ruim, e embora eu não tenha sido cativada pelos personagens e pelo enredo, outra pessoa poderá gostar da leitura.

Comprar: Saraiva | Americanas


Booktrailer






12 comentários:

  1. Olá, Leticia.
    A premissa do livro é boa, uma pena que ela não tenha sido desenvolvida com perfeição. Quero ler o livro exatamente por causa dessa crítica à ética nos experimentos genéticos. Porém, após a sua resenha, irei com menos expectativas. Dessa maneira não me decepciono.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei a premissa boa, já tinha ouvido falar desse livro e me interessei de cara. Como você disse, a capa realmente chama bastante atenção.
    Por mais que você tenha citado alguns pontos negativos, eu ainda estou animado para ler esse livro.
    Espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  3. Achei essa capa linda!
    Eu tinha gostado dessa premissa, mas diante de sua resenha me desanimei um pouco. Estou repensando se lerei esse livro, vou esperar um tempo para inicia-la.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Adorei a capa e a sinopse do livro. A história me interessou muito e adorei o booktrailer. Estava esperando que esse livro fosse tão bom, mas pelo visto em enganei. Gostei da resenha, mas apesar de não ter recebido uma nota tão boa, vou dar uma chance a ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Apesar de você não ter gostado muito dessa leitura e ter exposto os lados negativos. Eu ainda estou curiosa para lê-lo, e acredito que eu irei gostar. Nem todo livro agrada a todos.
    Boa resenha, bom quando as pessoas poem suas opiniões mesmo que negativas.

    ResponderExcluir
  6. amo essa capa, e so pela sinopse quero ler o livro, cada um tem um gosto ne, vejo resenhas negativas e positivas sobre esse livro, mas me da mt vontade de le-lo para tirar minhas proprias conclusoes

    ResponderExcluir
  7. Essa capa é linda, mas infelizmente o enredo ficou a desejar, né?
    Não li ainda, mas mesmo com esses pontos negativos, de que a história deveria ser mais explorada, tenho curiosidade de ler, pois como pode alguém conseguir criar o namorado perfeito?
    Quero conhecer mais desta história e espero gostar =/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Eu também já vi algumas reclamando que a leitura não foi 100% prazerosa por esse mesmo motivo.E pra falar a verdade eu só quero ler esse livro por causa da capa,ela é linda mesmo,mas não sei se continuaria a leitura,já que é uma série.Achei bem interessante isso que você disse sobre a ética em experimentos,legal o livro abordar esse tema.Quem sabe eu leia.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu estou babando nesse livro há dias. A sinopse me deixou super curiosa para ler e espero gostar da leitura.

    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Primeira vez que vejo resenha desse livro que eu super estou desejando e cara que pena que ele não foi como você esperava. Se bem que não pareceu que você esperava muita coisa. Mas meu eu confesso que você só me deixou mais curiosa para saber o motivo de não ter gostado do desfecho oh.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  11. Tem muuuuuita gente que fala mal desse livro, mas eu morro de vontade de lê-lo. A premissa dele é bastante interessante e ainda não li algum outro com essa temática, então a novidade me atrai. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  12. Oii Letícia!
    Que capa maravilhosaaa!!!!!
    A temática desse livro é boa e já li outros então posso fazer comparações de ideias!
    Que pena que não desenvolveram bem, o bom é que a chance de decepção é menor! hahaha

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!