F

28 julho 2015

Resenha premiada - Cidade Banida


Título: Cidade banida
Autor: Ricardo Ragazzo
Editora: Planeta
Gênero: Distopia
Páginas: 384
Ano: 2015

(parceria com a editora)

Sinopse: No futuro, a Terra foi assolada por inúmeras guerras, o que dizimou 99% da população humana e transformou sua vida animal e vegetal. Boa parte dos seres humanos acabou confinada dentro dos muros de Prima Capitale, regida pelas draconianas regras do Supremo Decano. Por causa da rigidez do governo, todos os bebês nascidos no lugar precisam passar pelo crivo dos chamados cognitos, seres com poderes psíquicos capazes de prever o futuro. Caso, nesta visão, seja revelado que o novo cidadão cometerá um crime, sua sentença é a morte. Seppi Devone foi um desses bebês vetados. No entanto, sua mãe, Appia, consegue fugir com ela, livrando-a da cruel sentença. Elas vivem incógnitas numa comunidade no meio da mata e Appia cria sua filha como um garoto. Mas, quando Seppi completa 15 anos, o destino bate à sua porta e a garota terá de enfrentá-lo. Afinal, a adolescente é a única esperança que muitos oprimidos têm de se livrar do mal a que são submetidos pelo Supremo Decano. Irá ela abraçar essa sua missão?


Cidade Banida é um lançamento da Editora Planeta, e uma distopia nacional que promete. Com uma sinopse que instiga e uma capa que chama atenção, sem dúvidas, eu criei expectativas. E como eu esperava, não me decepcionei. Vamos conferir o porquê eu gostei tanto do livro?


O futuro na Terra em Prima Capitale é assim: ao nascerem, todos os bebês passarão pelo crivo, onde os chamados cognitos, farão previsões do que essa criança futuramente irá fazer. Se a visão for positiva para o governo, bem, se não, o bebê é tirado dos braços dos pais e pertencem ao governo. Contraventores podem ser punidos com a morte ou exílio, e são encaminhados para um local conhecido como Cidade Banida. O que você faria, se sua filha recém-nascida fosse vetada por um governo opressor, que através de simples previsões, a considera uma ameaça? Appia enfrentou uma sociedade injusta para salvar sua filha Seppi Devone de ser morta por algo que ainda nem tinha feito. E, assim que a história se inicia.

O universo que Ricardo criou é incrível. Guerras, forças da natureza, ação de armas químicas e nucleares foram responsáveis por dizimar a maior parte da população humana e, com o que restou da radiação, algumas pessoas sofreram mutações, adquirindo poderes psíquicos e formas assustadoras. Com Seppi não foi diferente. Porém, ela tinha uma grande responsabilidade nas mãos, pois, por causa de uma marca de nascença - uma borboleta que carrega no ombro - todos acreditam que ela pode derrubar o governo rígido e salvar todos de uma obsessiva busca pela ordem. 

"E uma pergunta rondava a minha cabeça: Qual era a diferença entre a verdade e a mentira? Simples. Só a segunda pode ser misericordiosa." (p. 82)

Apesar de já ter terminado a leitura, ainda estou com toda essa aventura na minha cabeça. O livro é viciante gente! A criação de humanos que sofreram mutações marcam as páginas do livro, e são descritos de uma maneira em que o leitor pode imaginar perfeitamente suas feições. As dúvidas e anseios de Seppi também marcam essa história, e fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que mentem ou mentiram para ela a vida toda. 

Diante do que já escrevi até aqui, é óbvio que amei a construção dos personagens. Não vou descrever todos para a resenha não ficar enorme, mas vale muito a pena conhecer cada um deles, com a leitura dessa obra. Seppi, nossa protagonista, me conquistou, e isso é um fator muito importante.

"Todos em volta cessaram suas estúpidas e mundanas batalhas pela vida. Prestavam atenção na imponência do sofrimento, dor e lamento do homem que praticamente derretia. A cada segundo, os gritos tornavam-se mais agudos, mais desesperados e, acima de tudo, mais saborosos." (p. 104)

Não posso deixar de citar o final. Gente, desnecessário o autor causar esse sofrimento todo com aquele desfecho (risos). Nem acredito que vou ter que esperar o próximo livro para saber o que vai acontecer. Pois é, descobri a pouco que é uma duologia. Fiquei pasma com o epílogo, e só sei de uma coisa: quero mais!

A narrativa é feita, em sua maioria, em primeira pessoa pelos olhos de Seppi. A escrita do autor é totalmente envolvente, e repleta de muita ação. Ao mesmo tempo em que não queria largar o livro, também não queria que chegasse ao fim.

A diagramação é perfeita, com folhas amareladas e fonte em tamanho ideal. A capa está totalmente de acordo com a história, e me agradou bastante. A revisão está impecável, e se tinha algum erro, não notei.

Depois de tudo isso, como não recomendar? Esse é o tipo de livro para quem já curte distopia, é claro, mas também para quem gosta de aventura, e diversas cenas de ação, pois um ponto forte do livro é a quantidade de lutas. Enfim, a trama é viciante, a escrita ótima, e vale a pena conferir. Vocês só têm a ganhar. Leiam, leiam, leiam!


Comprar: Saraiva | Americanas | Submarino | Livraria Cultura | Livraria Travessa

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O autor

O Paulistano Ricardo Ragazzo é bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e descobriu seu talento de escritor com a ajuda do universo dos RPG's. É autor dos livros "Cidade Banida" (Romance distópico pela Planeta de Livros) e "72 horas para morrer" e "A Garota das Cicatrizes de Fogo" (pela Novo Século editora). Ele mora com a mulher os filhos e seu beagle em São Paulo.







-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SORTEIO - UM EXEMPLAR DE CIDADE BANIDA

Gostou da resenha? A Editora Planeta gentilmente cedeu um exemplar para o sorteio. Aproveite a chance!


Regras
- Seguir as regras obrigatórias, as demais são chances extras de ganhar;
- Ter endereço de entrega no Brasil;
- Não utilizar perfis falsos para o preenchimento do formulário;

Geral
- O sorteio estará ativo de 28/07 a 31/08/2015;
- O ganhador (a) será contatado por e-mail, e terá 48 horas para responder com seus dados completos para envio do prêmio;
- O livro será enviado pela editora em um prazo de 60 dias;
- O blog, nem a editora se responsabiliza por endereço enviado errado, ou extravios dos correios.








BOA SORTE!




65 comentários:

  1. Oi Leticia!! Não leio muitas distopias mas as poucas que li foram suficientes para me tornar fã do gênero. Achei a premissa desse livro bem interessante e fiquei interessada. Muito legal o fato de ser de um autor nacional!!
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leticia!
    Nossa, essa distopia parece ser maravilhosa, ein? Achei bem legal o que você falou sobre as descrições do Ricardo, por serem tão boas que dá pra ficar imaginando tudo. Muito legal isso, ele transporta o leitor para dentro da história mesmo. Vou tentar a sorte e participar do sorteio. :)
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Uau! A premissa é muito boa. Eu adoro distopias e acho que esse livro tem muito a ensinar, principalmente em relação as críticas que costuma fazer.
    Ricardo parece ser um autor incrível e que trabalhou muito bem a premissa. Então, com certeza quero conhecer mais da obra e da Appia e da Seppi.
    Excelente resenha.

    Vou participar do sorteio. Já prevejo esse livro na minha casa! haha

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. aa nossa fiquei, morrendo de curiosidade para ler..
    como faço para participar do sorteio?

    email para contato: spoilermania@hotmail.com

    http://spoilermania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser bem interessante,
    vou tentar a sorte no sorteio,
    quem sabe eu ganhe a oportunidade de lê-lo

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  6. Eba, estou participando do sorteio! Eu já estava com vontade de ler esse livro, e sua resenha me serviu bastante, principalmente porque me deu uma ideia bem melhor sobre a obra. Estou aqui cruzando os dedos, tomara que eu ganhe! :)
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  7. Eba, estou participando do sorteio! Eu já estava com vontade de ler esse livro, e sua resenha me serviu bastante, principalmente porque me deu uma ideia bem melhor sobre a obra. Estou aqui cruzando os dedos, tomara que eu ganhe! :)
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  8. Com certeza meu tipo de livro! Haha Fiquei empolgada com a premissa e sua resenha me deixou bem curiosa para conferir a história. Faz tempo que tô querendo ler algo do tipo! Valeu a dica. :)

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro(só de ler que é de distopia já fiquei muito interessada), com certeza vou querer ler, além de ser de distopia ainda é nacional. O que gosto bastante em livros de distopia é o mundo que o autor cria, pois em cada livro é um mundo diferentes, com personagens diferentes. Bjus.

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    A capa desse livro imediatamente me chamou atenção, a primeira vista ela não parece bonita, mas olhando com mais atenção ela é bem legal. E a trama também me conquistou, amo distopias e essa parece ser uma excelente! E saber que você gostou me deixou ainda mais interessada!

    Beijos!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie, Letícia! Eu já tenho curiosidade sobre os livros do Ragazzo faz tempo, mas ainda não comprei nenhum :/ Acredito que começarei pela Cidade Banida por ter uma premissa que me agrada e pelos ótimos comentários sobre ela!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  12. Que capa linda é essa, Lê?! Esses livros nacionais estão fazendo cada vez mais sucesso. Adorei sua resenha e já estou bem ansiosa para ler o livro. Quem sabe eu não ganho o sorteio? rs
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu não tenho o costume de ler distopias, mas essa definitivamente está na minha lista de desejados.
    Os personagens bem construídos, como você citou, me fazem ter mais vontade ainda de ler.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  14. Oie.

    Não vou ler sua resenha, pois estou com o livro aqui e quero ler logo, logo.
    Mas pelo que puder ver, vi que amaste a trama e fiquei bem curiosa, pois também fico algum tempo com a adrenalina do livro correndo no sangue rs. Isso sim, é se transportar para dentro da história

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Parece forte. Indicação anotada!

    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Distopia nacional? Que boa indicação!! Já estou participando do sorteio, sua resenha me deu uma vontade louca de ler!
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Sou fã de Distopias e de cara me interessei por essa. Achei a premissa de Cidade Banida bastante interessante e fiquei curiosa para conhecer a história.
    Adorei a resenha e os pontos que você ressaltou!
    Participando!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  18. O blog está muito legal, com conteúdo que desperta mais interesse em ler.

    Já tinha visto sobre o lançamento desse livro e de cara me interessei, agora com essa resenha, eu simplesmente preciso ler! Sem falar que o autor é nacional, o que merece destaque, e mais atenção, pois não são valorizados quanto merecem e o trabalho dos autores nacionais está cada vez melhor, não deixando a desejar aos autores internacionais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Acho que essa é a primeira resenha do livro que leio e confesso que fiquei bem curiosa com a leitura, apesar de não ser tão fã de distopias. Achei a ideia do autor genial, bem diferente, quero ver como ele desenvolve isso no enredo. Ótima resenha. E já estou participando do sorteio :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Estou a procura de livros nacionais e esse por ser uma distopia me interessou muito, mais um para a wishlist!

    http://eraumavezumaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Li "72 Horas Para Morrer". Quem sabe agora uma distopia?

    ResponderExcluir
  22. Olá! adorei a resenha, eu gostei bastante do modo como descreveu.Gostei bastante desse Escritor, ele é muito simpático, já cheguei até conversar com ele, gostaria de ganhar o livro pois no momento não tenho condições de comprar.

    ResponderExcluir
  23. Olá Leticia,
    Sua resenha me deixou muito curiosa, sou uma grande fã de distopias e já tenho algumas na minha lista, acredito que essa vá entrar pra pilha, só não prometo que lerei esse ano pq a coisa esta bem complicada kkkkkkkkkkkkkk

    Beijokas

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Acompanho o autor pelo twitter e quando soube do lançamento, logo quis conhecer a distopia - um dos meus gêneros preferidos.
    Sua resenha me fez ficar ainda mais animada em fazer a leitura, ressaltou pontos que me instigaram muito. Parabéns!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  25. Até hoje só li uma distopia nacional. Amei demais, e com certeza irei querer ler essa, o autor parece ser incrível!
    A sua resenha está maravilhosa, mas só a capa que não me chamou a atenção, fora isso eu leria o livro sem dúvidas alguma!
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Amiga como eu disse estava querendo uma leitura leve, mas eu acho que vou tentar ler esse livro, porque sua resenha me chamou bastante a minha atenção e pela maneira que você escreveu me parece ser um livro INCRIVEL. Estou bastante curiosa, o problema mesmo é arrumar dinheiro pra comprar, porque estou pobre no momento =x Mas mesmo assim vou deixar ele como prioridade para comprar, porque estou curiosa agora com a história. Espero poder gostar, porque estou entrando nessa de DISTOPIA agora e por isso esse no caso seria um segundo livro que eu pegaria para ler, mas vamos ver....Gostei muito de tudo que você falou. Tava doida pra ler uma resenha desse livro o/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-cachorro-e-seu-menino.html

    ResponderExcluir
  27. Amiga estou mandando pra você o link de uma outra resenha
    porque você esta no mesmo grupo que eu - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-sombra-de-um-anjo.html

    ResponderExcluir
  28. Olaa
    Sua resenha está ótima mas não é meu gênero favorito, espero que quem curta, goste do livro. Boa sorte a todos no sorteio.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  29. Uhulll participando! Vamos cruzar os dedos para ser a ganhadora. Beijos, Érika

    *www.queroseralice.com.br*

    ResponderExcluir
  30. Oiiie
    Eu já quero ler esse livro e sua resenha só me deixou ainda mais curiosa. Adoro livros em primeira pessoa, e esse final que vc disse já me deixou ainda mais curiosa, aaaaaa quero ler.
    Acho legal se o livro for mesmo uma duologia.
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
  31. Não gosto muito de distopias, mas essa até que parece ser interessante, embora eu não vá ler agora por estar muito atolada com leituras.
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Leticia, tudo bem?
    Ninguém merece esses finais que nos fazem sofrer né? rsrsrs
    Gostei da premissa do livro.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  33. Oi!
    Sua resenha me deixou super curiosa para ler o livro, tanto que já estou participando da promo! E como assim é uma duologia? Quando é assim, como você mesmo disse, os epílogos acabam com a gente e deixam um gostinho de quero mais, que meu Deus, haha.
    Beijo.

    Está rolando sorteio lá no blog, vem participar -> Choque Literário

    ResponderExcluir
  34. Olá Letícia!
    Logo que vi os lançamentos da Editora eu já quis essa edição.
    A capa é linda e a sinopse me atraiu e muito!
    A sua resenha só confirma.. preciso ler!
    Estou participando do sorteio e cruzando os dedos! haahaha

    ResponderExcluir
  35. Gostei da indicação, a premissa já me conquistou e pela resenha eu iria amar a leitur... depois venho com mais calma para participar do sorteio!
    Beijos Letícia!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Oi Leticia,
    Eu amo uma distopia e não sabia q essa era tão fluida e eletrizante, eeee nacionaaal!
    Eu querooo hahahah já estou participando do sorteio!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  37. Oi Lê, tudo bem??
    Parabéns pela excelente resenha... sim eu estou maluca por esse livro, o comprei, mas ainda não chegou... tive problemas com a entrega... e tudo mais, mas com certeza o livro vai chegar a tempo de eu ir em um evento em que o autor estará presente e eu vou pegar o meu autografo... eu gosto muito do Ricardo, com exceção desse já li todos os livros que ele lançou fico feliz que o resultado de sua escrita tenha sido super positivo para você, eu sou suspeita em falar porque amo a escrita dele... Eu quero muito conhecer essa essa história distópica... tem pitadas de algo bem original e o melhor o livro é nacional o que torna a obra ainda mais bela... curti demais a sua resenha xero!!!

    ResponderExcluir
  38. Meu Deus, amo distopias. A resenha me deixou animada.
    Participando!

    ResponderExcluir
  39. Concordo plenamente que a capa chama muito a atenção foi a primeira coisa que gostei, mas vendo a resenha me interessei muito mais,amo distopias e esse livro parece ser muito bom nesse quisito.Ameii
    Participando!!! Bjss

    Thalia_sales2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá, depois de ler a sua resenha resolvi que tá na hora de começar a me arriscar em distopias nacionais hahaha

    literarizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Ola Lele adoro distopias e a premissa do livro é muito instigante, fiquei muito curiosa com as mutações nos seres humanos. Fico feliz em saber que o autor é nacional, temos uma gama enorme de ótimos autores. Já vou comprar para ler e me encantar assim como você. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  42. Oiee, tudo bem?

    Li 72 horas do autor, adorei a leitura, mas me decepcionei com o final. Adoro distopia, então fiquei curiosa para ler Cidade Banida. Espero que eu goste tanto quanto você.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  43. Oi Lê,
    Gosto da forma com que Ricardo escreve, já li 72 horas. Linda capa, impossivel nao chamar a atençao. Adoro distopia, depois de ler sua resenha fiquei muito curiosa com Cidade Banida. Bjs

    ResponderExcluir
  44. Opa! Já participando do sorteio porque eu curti a proposta. Já gosto de distopia, com essa pegada de Minority Report então... O Ragazzo é muito simpático, até tenho um livro dele, mas nunca li. Desejo muito sucesso, o que não deve ser difícil com esse livro que parece ser muito bom. Talvez eu espere sair o segundo pra não ficar naquele desespero da continuação.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  45. Leticia, já li um livro do autor e gostei bastante.
    Já estou participando da promoção porque gostei muito da proposta desse.
    Distopias brasileiras já me atraem! Tive uma boa experiencia espero ter outra boa experiencia com esse.
    Adoro quando terminamos a leitura e ficamos com aqueles personagens ainda na cabeça..

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  46. Participando e torcendo muito para ganhar!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Oi Le! Eu sempre quis ler algo do autor e esta será a oportunidade, o melhor é que é distopia, gênero que nunca me desagrada, a resenha positiva só me deixou mais confiante. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  48. Olá, flor! Fico feliz que tenha gostado tanto da obra. A capa e a diagramação realmente estão perfeitas. Confesso que eu não conhecia a obra, mas fiquei bem curiosa por amar distopias.
    Beijos, sucesso!

    ResponderExcluir
  49. "quero muito ler" e-mail naninha1966@oi.com.br

    ResponderExcluir
  50. Oi Leticia!
    Ainda não li uma distopia nacional e fiquei muito interessada por esse livro, estou curiosa principalmente para conhecer essas mutações sofridas pelos humanos, que lhe conferiram poderes psíquicos.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  51. Não sou muito fã de distopias, mas a premissa deste livro me deixou com muita vontade de ler. Como mãe, avó e bisavó não sei o que faria se tentassem tirar de mim uma de minhas crianças. Quero muito saber se Appia conseguiu salvar seu bebe. Participando e tentando a sorte.

    ResponderExcluir
  52. Fora dessa. Como sempre, boa sorte a todos e uma ótima leitura ao ganhador(a).

    Bjsss

    ResponderExcluir
  53. Participando e torcendo muito!!
    Zilda Rosa dos Santos
    zildarosadossantos1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Conheci o Ricardo brevemente na Bienal de SP ano passado, ele é muito gente fina. Ainda não li nada dele, mas estou muito curioso para conhecer esse livro.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  55. A história é muito interessante, não conhecia nada sobre esse autor e suas obras até agora, fique fascinada: a luta de uma mãe por sua filha, indo contra todas as regras impostas, muito bom mesmo, isso sem falar na capa que está um espetáculo, gostei muito, muito curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  56. Participando e torcendo!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Eu amei a premissa do livro e já esta adicionado a minha lista de desejos.
    A premissa é otima, terminei de ler sua resenha querendo saber mais dessa historia.
    Pretendo ler esse livro logo.

    keliscristinaps74@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Assim que li a sinopse desse livro eu já gostei da historia. Mas também eu sou muito fã de distopia e essa parece ser ótima. Já estou bastante curioso para saber porque ela é considerada perigosa para o governo.
    Boa resenha, me deixou muito animado.

    thiagorozaferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. Olá...nossa esse livro eu já estava de olho desde que lançou, pq eu gosto de historias assim, ando lendo mtas distopias e vem sendo um dos meus generos preferidos.!!!!
    Esse eu gostei tb pq as pessoas tem poderes especiais, acho q isso deixa tudo mais interessante e gostei mto de saber q mesmo terminando a leitura, vc continuou com tudo na cabeça. SInal que o livro é bom mesmo e quero ainda mais agora ler!!

    ResponderExcluir
  60. Esse é um livro que eu pegaria para ler no momento. A historia me chamou muita atenção, estou muito curioso para ler a historia dessa distopia.
    Não conhecia esse autor, espero ouvir mais sobre ele.
    Boa resenha!

    augustobarbosa.66@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Fiquei empolgada com a historia porque amo distopias, é o meu gênero literário favorito.
    Amei a premissa e já estou super curiosa para saber como vai se desenvolver a historia.
    Ótima Indicação!!! s2 s2 s2

    ResponderExcluir
  62. Não conhecia esse autor mas fiquei muito encantada com a historia que ele criou.
    Gostei da premissa desse livro, essa historia parece ser muito envolvente. Quero lê-lo logo, a historia parece ser diferente das atuais.

    ResponderExcluir
  63. Oie, tudo bem?
    Adorei a premissa do livro e a capa realmente chama muita atenção. Tenho muita curiosidade de ler algo do autor e essa distopia parece ser incrível.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  64. Fiquei muito feliz por te ganho, assim que eu receber o livro já começarei a leitura.
    Muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!