F

03 julho 2015

Resenha - Plátano e Bordo


Título: Plátano e Bordo
Autora: Carolina Flores
Editora: Multifoco (selo Erotika)
Gênero: Suspense/Erótico
Páginas: 206
Ano: 2015

(parceria com a autora)

Sinopse: Capital gaúcha, presídio feminino. Rosana é uma dançarina que corre contra o tempo para fazer sua faculdade e manter seus dois empregos. Ela passa a ser ameaçada por um dos clientes da Boate Pleasure, onde se apresenta em algumas noites. Na tentativa de se libertar desse inconveniente acaba cometendo um assassinato. No presídio Madre Pelletier, ela conhece sua psicóloga e futura grande amiga, Tereza, que lhe dará apoio nos momentos dolorosos e de aprendizado que se passam nesse ambiente. Após sua saída da prisão, outros assassinatos ocorrem, característicos de uma psicopata sexual. Nem mesmo amorado, familiares, amigos ou conhecidos desconfiam do que essa mulher é capaz.
+18
Plátano e Bordo primeiro me intrigou pelo título - um tanto diferente - e depois pela sinopse, que me deixou muito curiosa. Um lançamento da Editora Multifoco, do selo Erotika, e escrito pela autora parceira do blog Carolina Flores, este livro tem uma trama instigante e me deixou chocada nas páginas finais. Leiam e entendam porque eu adorei o livro.

Rosana é dançaria na boate Pleasure, onde se apresenta algumas noites com performances e personagens diferentes. Além de muito bonita, ela é uma das melhoras dançarinas do local, e desperta muita inveja. Como sua beleza chama atenção ela começa a ser perseguida por um dos clientes da boate, e em um momento de desespero acaba matando-o em legítima defesa. Quando vai para prisão ela vive seus piores dias, e conhece de perto a realidade do sistema penitenciário no Brasil. Lá conhece Tereza, sua psicóloga e que virará sua amiga quando conquistar a liberdade. Mas, o que acontece depois que ela sai da prisão, é que mortes continuam a acontecer, onde homens são mortos por uma pessoa misteriosa, com uma mente totalmente perturbada. Teria Rosana duas personalidades?


"- Quem será o sortudo da noite? - faz uma breve pausa - Ela é fatal, cuidado com ela! Uma teia invisível, um perfume que enlouquece e embriaga! Seu veneno engana docemente..." (p. 17)

Com uma narrativa em terceira pessoa, a autora nos leva para um universo que pouco conhecemos - as penitenciárias do nosso país. Essas descrições feitas no livro foram muito interessantes, onde Rosana refletia sobre a situação em que se encontrava. Suas reflexões sobre as injustiças e falsas amizades marcaram o período em que esteve presa. Outros personagens vão surgindo ao longo da narrativa, enquanto o suspense aumenta. A autora conseguiu me prender na história, com uma escrita rápida e fluída. 

A leitura foi confortável, com uma ótima diagramação. As folhas são amareladas, a fonte em tamanho ideal, e revisão também muito boa. A capa é sugestiva e vai ser compreendida perto do final do livro. A editora está de parabéns pelo trabalho.


"Ela, porém, já estava bem treinada. Eles, juntamente com a polícia brasileira, a fizeram ver quando é fácil satisfazer suas vontades e ficar impune. Isso a excitava, tanto quanto ver suas presas revirando os olhos e agonizando, entrando em colapso cerebral, cardíaco e muscular." (p. 134)

Mas e o título? Vi que muitos acharam bem diferente o título do livro. Para quem não sabe, plátano é uma árvore de interesse ornamental, e pode ser confundida com o bordo, que tem suas folhas avermelhadas no outono. E eu estava ficando angustiada, pois não compreendia o que isso tinha em comum com a história. Até que tudo foi se encaixando e eu descobri da forma menos provável e mais chocante possível que o título faz todo sentido. A autora foi muito inteligente na escolha, muito mesmo.

Carolina tem uma narrativa rápida, e sem grandes detalhes, salvo algumas cenas mais importantes. O erotismo está presente no livro, mas não de uma forma muito pesada e o suspense é o que mais nos intriga e torna a leitura viciante. A autora conseguiu me enganar direitinho com minhas suspeitas, e criou um final bem macabro.

Sabemos que nenhum crime é perfeito, mas a trama deste livro nos mostra que um psicopata pode agir normalmente e, o que é pior, impunemente, por muitos anos sem nunca ser descoberto. A pessoa que você mais ama, talvez possa ser um deles, e pode ser que você nunca desconfie. Recomendadíssimo para quem gosta de um enredo marcante e perturbador, com muitas mortes e sangue. Curioso? Leia Plátano e bordo.



Booktrailer



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A autora

Carolina Utinguassú Flores nasceu em 1984, em Porto Alegre (RS). Formou-se em 2005 como técnica em edificações e trabalhou por sete anos na construção civil. Em 2011, ingressou na Faculdade de Letras, foi bolsista de iniciação científica e de projeto de docência pela Capes. Participou de oficinas de Criação Literária e de Escrita Criativa. É coautora do livro Contos de Som e Silêncio: histórias inspiradas em letras de música, organizado por Marcelo Spalding, lançado em 2013. Em 2014, foi premiada no concurso literário de Presidente Prudente – Ruth Campos, pelo conto “A Madrugada”.  Plátano e Bordo é seu primeiro romance (suspense erótico), lançado neste ano (2015) pela Editora Multifoco. Formada em Letras, além de escritora, atualmente Carolina é revisora de textos.


Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  | Youtube | Instagram


53 comentários:

  1. É bem diferente do que costumo ler, mais me chamou a atenção fiquei curiosa pra ler ele
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre me chama a atenção, suas resenhas, é um convite mesmo, porém, na correria do dia a dia, acabo que fujo de leituras assim, mas precisava, viu?
    Muito boa a resenha.
    Bjin
    Estael

    ResponderExcluir
  3. Olá, Letícia.
    O livro é bem diferente, tanto do nome até o conteúdo. Mas exatamente por ser diferente despertou minha atenção.
    Essa protagonista é bem chamativa também. Quero saber mais sobre ela e o que há por trás de tais mortes.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Que capa é essa? O.o
    Fiquei bastante interessada no livro.
    Beijos.

    http://diariodeumablogeira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que capa doida... adorei! Super diferente!
    Gosto de conhecer autores brasileiros.

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da história. Bem diferente, envolvente e misteriosa. Afinal nem sabemos se a protagonista realmente é inocente. Sua resenha despertou o meu interesse por ele.
    Beijos

    Beto
    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Genteeee, que sensasional! Com certeza está na lista dos meus desejados, me deixou super curiosa!
    Adorei o booktrailer, bem intrigante também, rs.
    Beijo, parabéns pela resenha!
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia a autora, mas daria uma chance tranquilamente. Ainda não li nenhum livro sobre alguém preso, deve ser bacana a história. Gostei do seu marcador falando nisso
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Que capa maravilhosa é essa?! Já amei! E o título é mesmo curioso e achei legal saber que ele faz sentido dentro da história! A obra parece ter muito mistério e sangue, duas coisas que adoro! Se tiver oportunidade, lerei o livro com certeza! Ótima resenha! Parabéns!

    Beijos!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiiie
    Que capa mais meiga né? kkkkkk
    Eu li um livro onde o autor aborda um pouco do mundo penitenciario.
    O autor é o Sidney Sheldon - Se houver amanha, um livro muitooo bom.
    Não conhecia o livro e fiquei curiosa com esse titulo, o que uma arvore tem haver com a história kkk??? CURIOSA AQUI.
    E será mesmo que a personagem tem duas personalidade? Caramba, preciso do livro.
    Ameiiii a resenha
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha bem sugestiva a capa né...
      Que bom que gostou tanto, espero que possa ler ele em breve.

      Excluir
  11. Oiiie
    Que capa mais meiga né? kkkkkk
    Eu li um livro onde o autor aborda um pouco do mundo penitenciario.
    O autor é o Sidney Sheldon - Se houver amanha, um livro muitooo bom.
    Não conhecia o livro e fiquei curiosa com esse titulo, o que uma arvore tem haver com a história kkk??? CURIOSA AQUI.
    E será mesmo que a personagem tem duas personalidade? Caramba, preciso do livro.
    Ameiiii a resenha
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Que louco, antes de ler a resenha fiquei vários minutos lendo o nome do livro. Sua resenha ficou tão boa quanto esse book trailer, e me deixou extremamente curiosa!

    Lindo blog.
    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que plot legal o desse livro, o título é muito bacana também ^^ Parece ser uma história bem criativa, vou ler! Amei a capa <3
    Bjs
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, não conhecia o livro e já fiquei interessada. Isso de mostrar a personagem em uma penitenciária me chamou a atenção. Outra coisa também foi o fato de mostrar bem como um psicopata é, e como a gente nem imagina que tal pessoa é psicopata só conversando com ela. A capa e o nome são bem diferentes e também chamam a atenção, vou querer ler sim. Bjus.

    ResponderExcluir
  15. Leticia, eu devo dizer que fiquei muito interessada no título do livro.
    É bem diferente e inusitado.
    Curiosa pra saber como a autora fez ele ter sentido com a história, mas ao mesmo tempo não quero ler porque não é um gênero que eu gosto.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Oi Letícia, adorei a premissa do livro e pela sua resenha é o tipo de livro que me atrai. Não vi nenhum defeito na obra e fiquei me perguntando porque então, você não deu 5 estrelas? Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse...
      Só tenho algumas pequenas ressalvas em algumas cenas que queria mais detalhes (tipo quando a história está muito boa e você quer explorar mais aquela cena). Isso não desmerece o livro, mas acho que foi isso que não me fez dar 5 estrelas.

      Excluir
  17. Oi oi
    Eu fico tão feliz quando vejo obras nacionais e que são boas!
    Fiquei curiosa com o livro e realmente o titulo foi bem pensado.


    Beijoos
    www.blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. achei interessante a ambientação da história, por se tratar de presidio feminino, algo raro de se encontrar em livros hoje em dia. A premissa da história tbm me deixou intrigada, só não curti muito a arte de capa, não a ideia do desenho em si, mas o traço que não me agradou...
    se tiver chance, lerei...

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Que interessante, parece uma história cheia de adrenalina. Gostei da premissa do livro e o título e a capa chamam bastante atenção. Parabéns, pela resenha.

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei a sua resenha e estou bastante afim de ler o livro.

    ResponderExcluir
  21. Oi Letícia, tudo bem?
    Achei a premissa de Plátano e Bordo muito interessante!
    Eu adoro livros de suspense então fiquei bastante interessada por esse livro e muito curiosa com tudo que você falou sobre ele!

    Beijo :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Tudo bom?
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas sinceramente nunca li nada parecido e agora quero saber se ela realmente tem duas personalidades.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Hmmmmmmm gostei do livro, é um estilo que ainda não li e também tem a questão de se passar em um presidiário que também nunca li nenhum livro que retratasse essa questão?
    Quem sabe eu não leia esse livro!!!

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o livro, e confesso que pelo título não me interessaria.
    Mas lendo sua resenha, vou dar uma chance!

    ;)

    http://www.sobrevicioselivros.com/

    ResponderExcluir
  25. Oii,
    Nossa e esse final ai ein?? arrepiou!! Parabéns pela resenha, ta ótima!!!
    beijos,
    http://naosouumagarotapopular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Não gosto de livros com psicopatas, nem com erotismo, e tenho horror de finais macabros e de enredos com mortes e sangue. Só a capa desse livro já me assusta um pouco, realmente não leria. Mas que bom que gostou.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Não conhecia essa autora e nem esse livro, gosto bastante de livros com essa temática de psicopatas, mas talvez o lado erótico atrapalhe um pouco. Mas mesmo assim é um livro que tenho interesse em ler, parece ser muito bom. Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olaaa
    Não conhecia o livro ainda mas a premissa dele esta bem interessante e chamativa, não é meu gênero favorito mas sua resenha ficou otima e foi uma boa dica

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  29. Eu curti bastante enredo do livro, gostaria de ter o privilégio de lê-lo também, o espaço num presídio feminino foge bastante dos clichês atuais e gostei da personagem ser psicopata, ainda aliada ao erotismo, gostaria de saber a relação que a autora fez.

    ResponderExcluir
  30. Realmente o livro chama muito a atenção pela capa e ao ler a sinopse me senti muito, mas muito curiosa mesmo!
    Nunca li nada sobre o sistema penitenciário do Brasil, mas já sabemos que bom isso não é com certeza. Ao ler a resenha, acho que a protagonista desenvolveu uma senso de justiça que é aflorado pelo seu outro eu. Mas isso estou supondo, hehe... esses tarados são osso mesmo de aguentar!
    Com certeza o livro me deixou curiosa e parabéns a Carolina Utinguassú Flores!

    ResponderExcluir
  31. Preciso ler esse livro! Como você, o título e a sinopse de cara me conquistaram, e sua resenha ajudou muito para eu ter certeza de que quero ler.
    Gosto muito de livros com psicopatas, ainda mais com mulheres como personagens de destaque. Tô bem curiosa pra saber quem é que comete esses assassinatos (mas já tenho suspeitos, e olha que nem li o livro ahahahahah).
    A capa também é linda, espero muito poder tê-lo em minhas mãos e ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Gennnnte, que livro bonito. Sério. É bonito mesmo. A capa tá muito bem feita e a diagramação tá ótima. Nunca fiquei tão empolgada com o trabalho técnico de uma editora! Quando a história, parece ser genial. Daquelas que faria um mega sucesso caso não fosse nacional (infelizmente, ainda rola preconceito com autores daqui). Vou procurar me informar mais sobre o livro. Valeu pela dica!

    Meraki

    ResponderExcluir
  33. Nossa pela resenha eu iria curtir muito a leitura desse livro, fiquei super curiosa para ler pois adoro mistérios.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Poxa, eu leria com toda certeza!
    Achei a história muito interessante e tem tudo que eu gosto em um livro. A capa está muito legal e achei mais legal ainda você ter colocado uma foto dela aberta.
    Se um dia eu achar o livro em uma livraria, vou lembrar da tua resenha e comprar.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  35. Olá, tudo bem?
    Pela capa do livro e até pelo título, ele nunca teria minha atenção. Mas a trama é super interessante e me fez ficar super curiosa, ainda mais quando você falou sobre o final! Espero mesmo poder ler esse livro em breve.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Olha amiga gostei bastante da sua resenha, mas não seria um livro que pegaria para ler nesse exato momento sabe? Mas me parece ser uma trama muito boa, ainda mais para quem gosta de gênero policial e tudo mais. Eu nem conhecia a autora. Mas bom saber =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-lacos-de-sangue.html

    ResponderExcluir
  37. Olá; achei a premissa do livro bem interessante e diferente. Gostei da resenha e fiquei super curiosa para saber como a trama se desenrola.

    ResponderExcluir
  38. Olha, eu vou confessar que diferente do que aconteceu com você o conjunto sinopse, capa e título, apesar de interessantes, não prenderam a minha atenção. Porém a sua resenha sim. Ela está muito bem feita e instiga a curiosidade, além de passar informações sobre o livro e a escrita da autora a ponto de me fazer querer saber mais. Parabéns!

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  39. Ola Letícia, tudo bem?
    O livro tem uma premissa bem diferente, hein? Ele não é só um livro erótico, mas sim algo muito fantástico, diferente! Fiquei mega curioso com a obra e louco para saber do final, pq será que você achou macabro? Só lendo para descobrir, né?

    ResponderExcluir
  40. Oi Lê... pelo título eu jamais compraria o livro rs... mas pela sua resenha meu interesse foi despertado... adoro uma trama de suspense... de morte e investigação... ah e também com a mente humana... adoro quando ela é testada ao seu limite, mas isso somente nas leituras tá.... gostei muito da premissa do livro e para onde a história foi caminhando... pretendo lê-lo viu... a sua resenha ficou maravilhosa... gostei muito!!! Xero!!!!

    ResponderExcluir
  41. Amei a resenha! Você escreve muito bem!
    Sobre o livro me chamou bastante a atenção a estória e também me deixou curiosa a causa do título. Amei a diagramação (pela foto) e a cor das folhas.
    Não sou muito de ler tal gênero, mas esse livro com certeza é interessante!
    Beijão, Carol.
    http://anamatosferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas confesso que não fiquei muito animada, porque ele não é do gênero que eu costumo ler, sabe? Mas tem uma premissa interessante e acredito que deve ser um bom livro para quem gosta desses gêneros.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blgospot.com

    ResponderExcluir
  43. Olá!
    Não conheca mesmo esse livro mas amei
    Adoro suspense.
    Acho que nunca li um livro onde tem a cadeia brasileira na história
    Agoa fiquei super curiosa

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Olá Letícia!
    Nunca li nada sobre o sistema penitenciário no Brasil, muito menos sobre as penitenciárias femininas. Já vi vários documentários mas sei que com a leitura tudo fica bem marcado.
    Um suspense sempre prende a gente até a última página e esse livro já começa com a investigação do porquê deste título! rsrs
    Sua resenha está excelente e me deixou muito curiosa para ler esta obra!

    ResponderExcluir
  45. Oi, Leticia!
    Apesar de ter achado a premissa bem diferente, acho que o livro sai muito da minha zona de conforto. Não tive interesse nele e, ao contrário de vc, não achei o título atrativo. Gosto de capas que se complementam quando abertas.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  46. Nossa Letícia, amei sua resenha e preciso do livro pra ontem!
    Uau!
    Eu não lembro se já li algum livro que mostre os presídios brasileiros, mas tenho certeza que num vi um que mostre um presídio feminino. Eu gosto muito de histórias bem construidas, que nos deixam loucos pelo desfecho e mexa com nosso psicológico, e esse livro parece ter tudo isso. E agora quero saber qual a relação do título e o desenho da capa com o final, e quem é o psicopata da história, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Oi, Leticia! Apesar de não curtir livros eróticos, não posso deixar de dizer que esse parece ser um ótimo livro para fãs do gênero, principalmente por envolver também um clima de suspense e uma trama policial. Achei essa jogada da autora fantástica. Fiquei super curiosa para saber se foi a Rosana quem praticou os demais crimes ou não, bem como para descobrir o significado do título. Muito bom ver autores nacionais se destacando cada vez mais! :)

    ResponderExcluir
  48. Ainda não conhecia a escritora, o livro parece ser diferente, mas não ao ponto de chamar a minha atenção. Ela parece ter uma escrita bem leve, mas mesmo assim esse livro não nasceu para mim haha
    Bjs

    ResponderExcluir
  49. Oi Letícia, tudo bem?

    Nossa, eu não conhecia o livro e somente pelo título e capa eu confesso que passaria direito, mas aí li a sinopse e depois a resenha e agora estou super curiosa para ler. Obrigada pela dica :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Não conhecia o livro, apesar de não curtir muito livros eróticos o fato de ter um bom suspense no meio me deixou interessada. Bjs

    ResponderExcluir
  51. Olá, sua resenha está maravilhosa, nos fazendo ficar curiosa para saber mais sobre a personagens e os outros personagens do livro. Confesso que no ínicio da sua resenha eu não havia ficado curiosa, mais depois eu mudei de ideia e espero ler este livro.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!