F

28 março 2015

Resenha - A mais pura verdade


Título: A mais pura verdade
Título original: The Honest Truth
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Gênero: Chick-lit
Páginas: 224
Ano: 2015
Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.  A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

A mais pura verdade é um lançamento da Editora Novo Conceito, e a estréia do autor Dan Gemeinhart. O livro tem sido rotulado como chick-lit, que é um gênero que eu gosto, apesar de ler pouco.  

O livro conta a história de Mark que é apenas uma criança, mas já possui uma doença que ninguém deseja ter: câncer. Ao decorrer das páginas vamos percebendo o que levou o garoto a pegar sua mochila, algum dinheiro e seu cachorro Beau, e fugir de casa. Mark deseja realizar um sonho antes de morrer, e para isso deixou sua família para trás e embarcou rumo ao seu destino. O que ele não imaginava é que teria muitos obstáculos pela frente. 

''O amor de Beau, de alguma maneira, trouxe a tona toda a minha tristeza reprimida. Mordi o lábio e olhei para fora da janela, para a escuridão, tentando me lembrar da última vez em que estive feliz.'' (p. 25)

Os capítulos são divididos entre a narrativa em primeira pessoa, sobre a visão de Mark, e em terceira pessoa, onde Jess, sua melhor amiga, fica angustiada sem saber se revela ou não para todos, onde Mark está. A escrita do autor é super leve e nos conduz facilmente por cada página. Em se tratando de seu primeiro livro, achei que Dan não pecou na obra, e conseguiu passar a visão de Mark sobre o mundo muito bem.

A diagramação do livro está linda, com páginas amareladas e o início de cada capítulo é semelhante a capa, que por sua vez está linda - adoro livros com cores fortes! A revisão do livro está ótima também, e se tinha algum erro passou despercebido.

'' Esta é uma coisa que eu não entendo: por que as pessoas sempre acham que podem fazer alguma coisa só porque querem." (p. 111)

Tenho que citar que me encantei logo de cara com o Mark e seu cão, e ansiava por saber qual seria o final dessa aventura, que na minha humilde opinião, não teria como ser concretizada até o final - pelo menos não do jeito que Mark queria concretizá-la. Mas isso é algo, que você só descobrirá quando ler o livro. Foi difícil no começo entender essa decisão de Mark, e ainda por cima, fiquei morrendo de dó do cachorro, que iria atrás de seu dono até o fim do mundo. Mas Mark é apenas uma criança desesperada, e com medo de morrer. 

Não foi o melhor livro que li na vida, e não me emocionei totalmente, porém recomendo a leitura. Fiquei em uma ansiedade tremenda nas páginas finais. A fidelidade de Beau é impressionante e indiscutível, e ele merece total destaque nessa história. Até me senti culpada por me preocupar mais com o cachorro do que com o menino - não consigo evitar! 

Acredito que o que vale a pena no livro, é todas essas aventuras vivida pelos dois, e a maneira com que Mark olha o mundo, e como ele descobrirá que estava errado em muitas coisas. É basicamente um livro para refletir, de que não importa a maneira com que você chegue ao seu objetivo, ou até onde chegue. No final desse livro, o leitor é livre para considerar se acha que Mark é um herói ou não. 


Comprar: Saraiva | Submarino

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O autor

Dan Gemeinhart vive em uma cidadezinha bem no meio de Washington com a esposa e 3 filhas. Ele tem a sorte de ser professor e bibliotecário em uma escola primária, onde pode falar sobre livros incríveis para crianças incríveis. Dan adora acampar, cozinhar e viajar. Ele também toca violão (mal) e lê (o tempo todo). Sua casa é sempre uma bagunça, mas ele é feliz demais. A mais pura verdade é seu primeiro livro.

Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  | Youtube | Instagram

12 comentários:

  1. Pela capa não percebemos do que se trata o livro, juro que nunca imaginei que era sobre um garoto com câncer...fiquei surpresa, e já gostei da história e a sua resenha me instigou a curiosidade, quem sabe eu leio, tenho uma pilha interminável parada aqui...rsrs

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. olá, este promete ser mais um daqueles lançamentos da editora que tocam o coração e levam lágrimas aos olhos! espero que a história emocione tanto quanto a prévia demonstrou
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Letícia!
    Entendo você, sou apaixonada pelos animaiszinhos e tenho plena convicção que Mark teve a maior força por causa de Beau. Estou terminando o livro e bem emocionada...
    Achei Mark bem obstinado e quis realizar seu maior sonho antes de morrer.
    Muita luz e paz! E um domingo esplendoroso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Letícia.
    Apesar de o livro não ter te emocionado tanto, eu pretendo lê-lo. Tenho boas expectativas quanto à obra e pretendo conhecer mais sobre o Mark. Ele me parece bastante corajoso.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. De tanto ler sobre esse livro, fiquei curiosa para conhecer a história da via do Mark mais profundamente, e espero ler esse livro o mais rápido que puder.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro ♥ Preciso terminar de ler e quero fazer isso agora em Abril. Já li outras pessoas falando que o final deixou a desejar, por isso estou esperando um pouco para terminar a leitura, para abaixar minhas expectativas haha
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  7. Até onde eu li o livro é lindo ♥
    Mas li resenhas que o pessoal não gostaram muito do final, mas apesar disso quero muito terminar a leitura
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  8. Também creio que vou me preocupar mais com o cachorro do que com o menino, confesso. O livro me chamou atenção e espero lê-lo em breve, já que vi muitos comentários positivos sobre ele. Quero entender a capa, também, porque falaram que ela é explicada na narrativa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Le! Gosto dessa liberdade de interpretação que, pelo que vc falou, o autor nos proporciona! Confesso que fico com medo de ler esse livro e de ele ser mais do mesmo, mas tô vendo tantas resenhas positivas sobre ele que pode ser que eu mude de ideia, viu... hehe

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  10. Que legal seu blog...
    conheci ele por indicação da Fernanda...e já estou seguindo! beijos enormes
    http://cantodadomino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ei Leticia,
    preciso terminar esse livro, e admito que em alguns momentos, também preocupo mais com o cachorro que com o Mark. acho que porque o final do menino é óbvio, e fico pensando "alguém vai lá buscar o cachorro', sniff.
    Você não é a primeira pessoa a falar que não se emocionou completamente, acho que também serei assim
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Eu gostei bastante desse livro e também acho que o Beau foi um dos destaques. Ele se mostrou fiel ao Mark e conseguiu deixar a história ainda mais emocionante. Um sick-lit que me cativou muito e trata-se de uma leitura rápida.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!