F

22 março 2015

Resenha - A bandeja

Titulo: A bandeja
Autora: Lycia Barros
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Ano: 2014
Sinopse: Aos 18 anos, Angelina está prestes a viver o maior desafio de sua vida até agora: sair de Petrópolis para estudar no Rio de Janeiro, deixando para trás os cuidados e a proteção de seus pais. Assim que se instala na república de estudantes e começa a assistir às aulas, a jovem percebe que as dificuldades serão muitas. Ela divide um quarto com uma colega desorganizada, frequentadora assídua de festas e chopadas e que vive cercada de más companhias. Além disso, as condições das instalações da faculdade são precárias, e grande parte dos professores, descomprometida. Angelina já está desanimando de sua nova vida quando esbarra no lindo Alderico ou Rico , um cara capaz de fazer qualquer garota perder o fôlego. O que ela não poderia imaginar era que Rico, seu professor de linguística, se interessaria por ela também. Deslumbrada com a descoberta da paixão e certa de que Rico é seu grande amor, Angelina se joga de cabeça nessa relação, ignorando todos os conselhos que recebera dos pais a vida toda. Ao mesmo tempo começa a ter sonhos que não consegue entender: homens lhe oferecem objetos numa bandeja e, logo depois que ela os aceita, eles se transformam em feras e somem numa floresta.

"Qual pecado te seduz?"

Este mês acertei em cheio nas minhas leituras, e tenho amado todas até agora, o que é ótimo, é claro! Porém, mais uma missão difícil: resenhar um livro maravilhoso que acabei de ler! Como forma de controlar tudo que senti lendo este livro, vou escrever apenas minha opinião que a sinopse descreve muito da história, e do contrário, ela ficaria enorme!


" Depois, ele passou a fita ao redor dos meus pulsos e fez um laço. Eu ri. Não era novidade que eu era sua prisioneira." (p. 94)

A bandeja é uma publicação da Editora Arqueiro, e o primeiro livro da série Despertar. Mais uma obra nacional encantadora e bem escrita, que tive o prazer de ler. Ao pegar o livro, imaginei que se tratava apenas de um romance, mas estava enganada, é muito mais profundo que isso. A bandeja é uma obra inspiradora, que faz o leitor torcer, refletir, sentir raiva e devorar cada página. 

Imagina a cena: eu conversando com o livro o tempo todo (totalmente normal). Angelina, com sua extrema ingenuidade, foi uma personagem que me agradou bastante, mas ao mesmo tempo, me irritou por vezes. Tudo que ela irá passar e as decisões que tomará são necessárias para seu amadurecimento e crescimento espiritual. Seus sonhos é a forma que Deus encontrou para conversar com ela, e mostrar os caminhos que ela estava seguindo, e, isso ficou claro para mim desde o começo. Com uma criação totalmente cristã, Angelina passa a desviar de seus ensinamentos, movida a tentações quando for estudar no Rio de Janeiro. E, Rico, apesar de ser um cafajeste, foi um personagem que me conquistou também, pois sentia que de alguma forma seus sentimentos eram verdadeiros, apesar de suas atitudes. Adorei acompanhar o amadurecimento de Angelina, e sua volta por cima. Personagens secundários irão surgir ao longo da trama, e confesso que todos eles me conquistaram. 


"As paixões arrebatadoras dificilmente tem algo a ver com o amor verdadeiro e duradouro instituído por Deus. Esse sentimento enganoso, tão comumente confundido com amor, se vivido de forma errada, pode arrasar uma pessoa, e eu não daria o nome de amor a isso. O amor faz bem e não é algo destrutivo. É o maior dom de Deus." (p. 168)

A narrativa é feita em primeira pessoa, o que nos permite conhecer muito mais Angelina. A escrita da autora é extremamente fluída, o que torna a leitura ainda mais prazerosa, sem contar o seu conhecimento espiritual, que me tocou profundamente. Não tenho a menor dúvida de que vou querer ler outras obras da autora. Sobre a diagramação, como estamos falando de Editora Arqueiro, está impecável - com folhas amareladas, e letras em tamanho confortável, além da linda capa. A revisão também está ótima, e se continha erros, não notei.

Este livro fala de como Deus está sempre presente em nossas vidas, apesar de nossos erros, e a leitura não força ao leitor nenhuma religião, pelo contrário, trata o assunto com naturalidade, pois Deus é um só. A bandeja não possui apenas um teor religioso, mas trata também de como Angelina, uma moça de apenas dezoito anos, está sujeita a cometer erros comuns para essa idade, e cair em armadilhas. A autora também toca em assuntos como drogas, alcoolismo e sexo na juventude. O livro possui algumas cenas sensuais, mas nada exagerado.

Acredito que quando falamos que um livro tem algum teor religioso, é comum ouvirmos as pessoas dizerem que não curtem o gênero. Porém, como eu havia citado, Lycia aborda outros assuntos a trama, e não força nenhuma religião, tratando situações comuns da vida de uma adolescente, onde o foco é a fé e o poder de Deus em sua vida. O livro nos faz refletir também, de como somos atraídos pelo caminho que consideramos ser o mais fácil, e que na verdade, só nos trará uma felicidade passageira. Lycia agora está na minha lista de autores queridinhos, pois estou encantada com o livro, e a forma com que ela conduziu a história. A bandeja é um livro com inúmeras qualidades, que o fazem ser mais do que recomendado!

Duologia Despertar 
1. A bandeja
2. Entre a mente e o coração

Comprar: Saraiva 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A autora

Nascida em 8 de junho de 1976, Lycia Barros se afirma como uma das grandes apostas para a literatura nacional. Atualmente, a autora mora com o marido e os filhos em sua cidade natal, Rio de Janeiro. Lycia cursou Letras na UFRJ e levou o amor aos livros para sua profissão.Seu primeiro romance, o livro “A Bandeja, qual pecado te seduz?”, foi vencedor do prêmio literário CODEX DE OURO 2013 como melhor romance brasileiro e também foi finalista do prêmio Areté de literatura.

Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  | Youtube | Instagram

20 comentários:

  1. Amiga primeiramente quero te dar os parabéns pela sua resenha, porque ficou linda.
    Eu comprei esse livro na Bienal junto com a autora, até porque ela me trouxe em mãos o livro e até aproveitei para tirar uma foto com ela rs
    Mas enfim...Estava lendo e sinceramente tenho que confessar que gostei bastante da abordagem da história. Espero gostar bastante, até porque eu amo romance e mais ainda quando se trata de uma leitura que nos passa mensagens.

    =] Adorei o que tu escreveu...espero ainda ler ele esse ano.
    Preciso dar uma variada nas editoras também =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/louca-para-ler-3-2015.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil...
      Este é livro é puro amor, te fará sentir os mais diversos sentimentos. Primeiro tem que gostar de livro com um teor religioso, então com certeza irá te agradar se você gosta. Espero que possa ler logo.

      Excluir
  2. Não conhecia o livro mas adorei a dica! Não leio muitos nacionais mas esse parece um que eu não posso perder a oportunidade. Gostei bastante de como a história parece seguir, e sou louquinha por um romance. É isso, beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor...
      Tem bastante romance também neste livro. É um livro nacional muito bem escrito e que merece ser lido. Leia sim.

      Excluir
  3. Heey!

    TODO mundo fala bem desse livro, sendo assim, ando bem curioso a seu respeito. Não curto nada religioso, porém, gostei do que você disse da autora trabalhar a religião dentro do livro com naturalidade. Darei uma chance! Beijo.

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel...
      A autora trata a religião com naturalidade, sem forçar nada. E tem bastante romance também. Espero que possa ler a obra.

      Excluir
  4. Olá, Leticia.
    Eu sou um desses que não gostam de livros com temática religiosa. Então, mesmo que a autora aborde outros aspectos, acho que não conseguiria me prender ao livro. Apesar da sua resenha maravilhosa, acho difícil dar uma chance à obra. Sem falar que acho que a Angelina iria me irritar.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos...
      Quando não se sente a vontade com a leitura nem adianta né..rs
      Quem sabe um dia você mude de ideia.

      Excluir
  5. Eu gosto de livros de falam da presença de Deus em nossas vidas, muitos conseguem esse feito sem fazer apologia a alguma religião. Mas pelo o que você resenhou ele parece trazer uma belíssima lição de vida.

    Parabéns pela a resenha.

    Beijos

    Beto

    blogcoisastriviais,blogspot,com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beto...
      Eu gosto de livros assim também. Gostei muito da leitura desse e recomendo.
      Ainda mais se você também gosta do gênero.

      Excluir
  6. Não conhecia o livro, e essa sinopse não despertou muito meu interesse não, em contrapartida a resenha foi bem interessante de ler, gosto de livros que nos fazem refletir.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii...
      Que pena, quem sabe lendo outras opiniões você fique interessada em ler.
      Espero que sim.

      Excluir
  7. Eu já vi a capa deste livro pela internet, mas ainda não o li. A principio eu pensei que não ia gostar do livro, por causa da sinopse, mas ao terminar de ler a resenha percebi que o livro tem muito mais a me oferecer do que havia imaginado. Gostei muito e já anotei com meta de leitura :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana...
      Que legal que se interessou. Espero que possa ler em breve e gostar tanto quanto eu.

      Excluir
  8. Como acho essa capa linda!
    O enredo tbm parece muito bom, parabéns pela resenha e pelo blog!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda...
      Que bom que gosta.
      Espero que possa ler também.

      Excluir
  9. Oie!
    Li esse livro em fevereiro e gostei tmbm.
    A Angelina perdeu seus valores, por isso quebrou tanto a cara.
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro romances e pela resenha e os quotes eu iria amar esse livro, já quero ler hehe, a capa é linda né.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas me apaixonei logo pela capa. Aí depois li a resenha e agora já tenho certeza que vou gostar muito da leitura. Os quotes estão ótimos. Me deixou curiosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Letícia!
    Ainda não entendo as pessoas terem preconceitos e se for em relação a livros ainda mais... enfim, cada um sabe lá o que acha ser melhor para si.
    Acredito que o preceitos religiosos inserido no livro são engrandecedores.
    Estou com ele aqui para leitura, quero ver se consigo lê-lo em abril.
    Muita luz e paz! E um domingo esplendoroso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!