F

08 fevereiro 2015

Resenha - Os sonhos de Rita

Título: Os sonhos de Rita
Autora: Gislaine Oliveira
Editora: Novo Romance
Páginas: 154
Ano: 2014
Skoob

(Parceria com a editora)
Sinopse: Prever o futuro em sonhos era um dom divertido para Rita. Até ela sonhar com o próprio casamento, cujo noivo não é Felipe, seu amado namorado. Ao saberem disso, os dois partem junto com os amigos numa jornada para mudar esse cruel destino. Mas tudo se complica quando Rita conhece Thiago, o noivo.






Os sonhos de Rita é um romance fofo publicado pela Editora Novo Romance, e que me surpreendeu no final. 

"Minha vida tinha se transformado numa tentativa desesperada de não perder Rita. Nem mesmo por um segundo." - Felipe. 

Rita tem um dom: todos os seus sonhos, literalmente, se tornam realidade. Tudo que ela sonha durante a noite, demorando ou não, sempre acaba acontecendo. Tudo é uma grande brincadeira, e até então, tudo estava normal, até que ela tem um sonho totalmente indesejado.

Ela namora Felipe há dois anos, e é completamente apaixonada por ele, mas vê seu namoro ficar abalado depois de seu último sonho. Ela iria se casar, mas não foi Felipe que apareceu em sua mente enquanto dormia, mas um outro homem, que Rita nem se quer conhecia.

Todos seus amigos mais próximos tentam pensar em uma maneira de reverter esse sonho de Rita. Ela mal podia imaginar casando-se com outra pessoa que não fosse Felipe, e ele, sentia o mesmo. Depois de várias ideias para mudar a situação, que não levariam a nada, pois os sonhos dela sempre se concretizavam, Felipe começou a ficar possessivo, pois temia o dia que perderia seu amor.

Os dias foram passando e a tensão entre eles aumentava, mas Rita continuava amando Felipe. Até que um novo aluno entra na sala, e é ninguém menos que o noivo dos sonhos de Rita!

"Porque eu prefiro morrer a vê-la com outro. 'No momento que seu interesse acabasse, eu iria arrancar-lhe o coração e beber seu sangue' " (p. 23)


A narrativa é feita em terceira pessoa, e Gislaine tem uma maneira simples e gostosa de escrever. A leitura é clara e as falas entre os personagens não é nenhum pouco formal. Sobre a diagramação não posso dizer, pois li um e-book. A revisão está impecável, e se tinha algum erro, passou despercebido.

Os personagens principais me conquistaram muito. O fato de Felipe ter se tornado mais ciumento do que já era, e querer grudar em Rita, foi totalmente compreensível, pois ele tinha medo que seus sonhos se concretizassem. Ele amava ela de um jeito muito fofo. Mas achei que Rita foi infantil algumas vezes, em mentir para ele. Quanto aos amigos de Rita, achei que eles foram super infantis também no final.

"Pense em Dom Casmurro, O morro dos ventos uivantes. Todos tem um triângulo amoroso. Os sucessos atuais contam com ele. É quase uma regra literária atual. Para alcançar sucesso: triângulo amoroso. O que acontece, porém, na maioria dos casos, são triângulos idênticos. Não há novidade." (p.106)

O livro é curto e a narrativa da autora bem simples, mas a história foi muito bem construída. Ela criou um triângulo amoroso bem inusitado. A cada página que eu passava, eu queria descobrir logo o que Rita iria fazer, e com quem ela ficaria. 

Não fazia ideia de como seria o final, e me surpreendi muito nas últimas páginas. Confesso que achava que nada de muito emocionante ia acontecer, mas me enganei, e percebi que o final valeu pelo livro inteiro. Pode não ter sido o final que muitos leitores queriam ou imaginavam, mas achei que foi muito fofo, apesar de ter desejado outra coisa. E o legal é que Rita vai descobrir o propósito de tudo ter acontecido como aconteceu.

Não é o melhor livro que li, mas sem dúvida, um romance leve e gostoso para se ler em uma única tarde. A leitura desse livro nos mostra que, nem tudo que planejamos na vida, ocorre como o desejado, e que as coisas podem mudar de uma hora para outra. Livro recomendado, escolha seu personagem preferido e torça por ele!

Comprar: Novo Romance


Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  | Youtube | Instagram








---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A autora

Gislaine sempre gostou de escrever, mas nunca achou que ser escritor daria certo. Fez técnico em química e antes da formatura resolveu fazer o que realmente gostava. Se dedicar as palavras.

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que legal a premissa, Lê.
    Namorar anos com uma pessoa e de repente sonhar que está se casando com outra é no mínimo estranho e de causar arrepios e calafrios.
    Mas fiquei bem curiosa para saber como tudo se dará.
    Imagine a barra que Felipe não irá passar, né? Coitado.
    Enfim, parece excelente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gente, é muito bom mesmo.
      É uma leitura bem simples, mas muito gostosa.
      Recomendo.

      Excluir
  3. Estou cansada de triângulos amorosos, então acho que no momento não leria o livro. :/
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Dessa.
      Quem sabe um dia você se anime.

      Excluir
  4. Ainda não conhecia esse livro, mas depois dessa resenha, estou muito interessada em lê-lo. Parece ser desses que a gente só larga depois de ler a última página. Acho que gostarei bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Cecília que gostou do livro.
      Espero que possa ler em breve, pois é muito bom.

      Excluir
  5. Bom parece bem interessante.. que eu me lembre ainda não li nenhum romance em que a protagonista tem seus sonhos realizados.. não gosto muito de triângulos amorosos.. mas o livro parece realmente ser muito bom.. e confesso que fiquei curiosa pra saber o final. rsrrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda...
      O final é bem fofo, acho que iria gostar de ler o livro.
      Obrigada pela visitinha.

      Excluir
  6. Eu gostei da prerrogativa a história e estou curiosa para saber se ela consegue ou não reverter a situação. Espero que sim! Mas acho que, pelo jeito ciumento e possessivo de Felipe, é capaz que o próprio sonho seja o motivo do namoro terminar, né?
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea..
      O Felipe foi um fofo, gostei bastante dele.
      Só lendo pra saber..rs

      Excluir
  7. Oii, tudo bem??? Adorei a sua resenha. Muito obrigada por todo o carinho. Fico imensamente feliz que tenha gostado. E fico feliz que tenha entendido o Felipe, hahah, ele é o meu amorzinho, meio neurótico, mas né? Não tem como não ficar. E a Rita, é, ela tem as dela mesmo :3
    Muito obrigada mais uma vez <3 Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih, tudo sim.
      Eu amei o Felipe, ele é um fofo mesmo.
      Que bom que gostou da resenha.
      Que honra ter seu comentário aqui. Obrigada.

      Excluir
  8. OI! Nossa mais um livro da Gih pelos blos que coisa mais boa! Preciso ler algo da autora, mas no momento estou atolada de leituras hahah quem não né?!

    Adorei sua resenha, quero muito conhecer esta Rita!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joi..
      A Gih tem talento viu..rs
      Leia assim que puder, com certeza vai gostar.

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostei da história, pelo que você comentou. E fiquei bem curiosa para saber que final é esse que te surpreendeu tanto e compensou toda a leitura. Gosto de livros leves assim, são bom para distrair, e acho que também entenderia o ciúmes do Felipe, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru, tudo sim.
      Espero que possa ler o livro assim que der. É muito fofa a história. Vale a pena.
      Obrigada pela sua visitinha.

      Excluir
  10. Pela resenha a história parece ser bem legal, fiquei super curiosa para saber o que acontece no final hehe.
    Já quero ler esse livro, beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa...
      O final é muito fofo.
      Espero que possa ler em breve.

      Excluir
  11. Oi Leticia. Adorei a história, parece ser super fofa e fiquei curiosa pra saber o que acontecerá com a Rita, muito estranho este dom dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris...
      Bem diferente o dom dela mesmo.
      Eu amei a história, espero que possa ler também.

      Excluir
  12. Oi Lê... tudo bem??? Eu li o livro Justa Causa da autora e me diverti muito... só de lembrar da personagem, quero dar boas risadas kkkk. Bom claro que estou com vontade de ler esse livro e fiquei maluca de curiosidades por esse final rs... Xero!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dih, tudo sim.
      Que legal que se interessou. Espero que possa ler.
      Depois me diga o que achou.

      Excluir
  13. Oi Lê, não conhecia esse livro, já li alguns livros que o final compensou toda a leitura. Eu não tenho problemas com triângulos amorosos, mesmo sendo um assunto batido, eu não me importo. Adoro livros leves, esse seria um que eu leria.

    Abraços quentinhos!

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty..
      Também não ligo para triângulos amorosos. Eles que façam a graça no livro tantas vezes né..rs
      Que bom que se interessou pelo livro, espero que possa ler.

      Excluir
  14. Nossa fiquei bem curiosa pra saber o que ira acontcer se ela se casa msm com o cara do sonho,,tadinho do felipe deve ter passado maus bocados rsrsrs ameeei a resenha fiquei bem interessada no livro..
    bjooos

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece ser bem leve mesmo, e a história parece ser bem bonitinha. Eu gosto de ler livros assim de vez em quando, e já gostei de saber que ele é divertido e a narrativa é simples. A única coisa que eu não gosto muito é triângulos amorosos :/ Mas fiquei com vontade de ler o livro mesmo assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!