F

28 novembro 2014

Resenha - O melhor de mim

Título: O melhor de mim
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Páginas: 272
Ano: 2012

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. 






Se você já leu um ou dois livros de Nicholas Sparks, ao começar a ler O melhor de mim já imagina o que pode estar por vir. Apesar de já ter lido um livro do autor com um final feliz, sempre fico apreensiva com os acontecimentos. 

O livro se inicia com os personagens Amanda Collier e Dawson Cole já adultos. Eles viveram um romance na adolescência, mas que devido as diferenças sociais, chegou ao fim.

Amanda era uma garota muito popular na cidade de Oriental, onde morava, e apesar de comum, vinha de uma família nobre. Dawson, por sua vez vinha de uma família que era muito temida na pequena cidade, pois todos seus parentes estavam sempre envolvidos em diversos crimes, e não tinham limites, intimidando até a polícia local. Porém Dawson, não era como seus familiares, pelo contrário, nunca quis confusão e sempre procurou se manter afastado deles.

Apesar das diferenças sociais, os dois se apaixonaram e começaram a namorar, o que impressionou a todos os moradores da cidade, e desagradou os pais de Amanda. Mas em nenhum momento eles pareciam se importar com a opinião alheia, e viveram um tipo de amor raro, que só acontece uma vez na vida. Porém as consequências da vida acabaram separando os dois, e no fim, essas diferenças, e a interferência dos pais de Amanda acabaram vencendo, e os dois tomaram rumos diferentes.

"Então nada mais importava, nem a minha família nem a sua, nem qualquer pessoa do mundo. Bastávamos nós dois. - Ela se deteve. - Não sei se já cheguei a me sentir tão feliz quanto naquele dia, mas, pensando bem, era sempre assim quando estávamos juntos. Eu não queria que acabasse nunca." (p. 115)

Muitos anos se passaram, até que os dois retornam a cidade de Oriental para o velório de Tuck, um grande amigo que vivenciou o romance dos dois. É quando acabam se reencontrando, e descobrindo que o tempo não foi capaz de apagar, nem as lembranças e nem os sentimentos que um dia sentiram. Mas Amanda se tornou uma mulher casada e mãe de três filhos. Deixaria ela uma família construída para reviver esse grande amor do passado?


A diagramação está simples e perfeita. As páginas são amareladas e as letras em tamanho confortável. A capa é bem comum dos livros do autor, mas gostei mesmo assim. Os capítulos são longos, que é uma características do autor, e apesar de não gostar muito, existiam algumas pausas que ajudaram bastante.

A narrativa é feita em terceira pessoa, e flui naturalmente. O melhor de mim é um pouco diferente dos demais livros que li do autor, e apesar de todo mundo achar que ele é repetitivo, eu sempre acho que cada história tem sempre um toque diferente da outra. Gostei da maturidade dos personagens e principalmente como Dawson lidava com algumas situações, que sinceramente, eu no lugar dele, não conseguiria aceitar e ficava triste vendo o rumo que a vida dele tomou. Já Amanda, achei que foi uma mulher forte, mas ao mesmo tempo pensava muito nos outros e se esquecia da própria felicidade. Tuck é um personagem muito importante na história, e um homem impressionante!

Mais uma vez me vi diante de uma história de amor puro e raro, que sofreu com as consequências da vida. Teve uma chance de ser reconstruído, e se o final foi ou não feliz, não será eu a dizer, rs! Nicholas mais uma vez me prendeu com sua narrativa, e com o mosaico de acontecimentos que envolvia seus personagens. Só não dei cinco estrelas, pois achei que faltou alguma coisa para que eu me envolvesse mais. Apesar disso, é uma leitura que recomendo, pois se trata de um romance maduro e cheio de surpresas, que nos mostra que tudo na vida acontece por um motivo. Dependerá de você, concluir até que ponto algumas coisas são reais.

Comprar: Saraiva

-----------------------------------------------------------------------

Trailer do filme




Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  | Youtube | Instagram


15 comentários:

  1. Amo os livros do autor, são romances lindos, esse ainda não li e amei a resenha, fiquei com vontade de ver o filme também
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonadassima pelo Nicholas Sparks. Eu acho que ele tem uma forma de demonstrar sentimentos que ninguém mais tem!
    Eu ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas pelas as sua resenha parece ser tão bom!

    Abraços,
    florquedesabrocha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Adoro Tio Nicholas esse livro eu não tenho mas pretendo ver o filme até porque a nova versão do cara é muito melhor né rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse livro na estante mas eu apenas deixo ali, comprei no impulso. Não sei se vou ler, acho que verei o filme primeiro
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse livro, já o li faz algum tempinho e pretendo lê-lo novamente no futuro.
    Beijão
    Tão doce e tão amarga.



    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu tenho esse livro mas por causa da correria do dia por conta dos cursos e escola não tive oportunidades de ler-lo! Li umas 7 páginas mas parei, vou ler ele nas férias!!!!
    Beijos, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com < Visita?

    ResponderExcluir
  7. Tenho esse livro aqui em casa mas não estou muito ansiosa para lê-lo! Mesmo assim quero lê-lo antes de assistir o filme. Confesso que os romances do Nicholas andam me cansando um pouco.
    Adorei o post!
    Beijo
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de O Melhor de Mim, mas não é o meu preferido dele.
    Tenho a mesma impressão que você quando começo a ler: Repetitivo, mais um livro de amor total, tragédias e aí ou final feliz ou final triste.
    Mesmo assim, sempre leio os livros do autor, apesar de que estou dando um tempo, hehe.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. acho que por conta dele ser diferente é o meu preferido, foi o que mais me comoveu, até chorei.
    http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Li somente um livro do autor e vi um filme, acho muito meloso, não é meu estilo de leitura, mas gostei da sua resenha, super bem feita e do seu blog tbm, parabéns

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Letícia. Fico feliz que você tenha curtido a leitura e não ter achado tão repetitivo assim.
    Eu, particularmente, não leio mais livros do Nicholas. Já li alguns e ele não conseguiu me surpreender, então já não leio mais.
    De toda forma, sua resenha ficou excelente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  12. Amiga eu sinceramente tenho que confessar que gostei bastante da história de O MELHOR DE MIM por conta de todos os acontecimentos que foram desenrolando na história dos dois personagens. Eu achei simplesmente maravilhoso e realmente é um AMOR que nem com o tempo terminou. Achei simplesmente lindo e foi o segundo livro do NICHOLAS SPARKS que eu li e amei. Agora vê se pega pra ler o livro UMA LONGA JORNADA, pois é outro que vc irá adorar =]

    Amei a sua resenha, mas vc acredita que estou pensando até agora como terminou?
    Eu me esqueci hahaahahhaa ...Estou tentando lembrar aqui....

    Ahhhh acabei de lembrar amiga...precisei entrar no skoob pra ver uma resenha de spoiler sobre o final, porque não me lembrava mais. Mas agora que lembrei do final foi simplesmente INCRIVEL. Achei lindo tudo. Por isso que favoritei o livro. =]] Enfim...Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Letícia! Ganhei esse livro em um sorteio no ano passado, mas ainda não li. Na verdade, vai ser minha estreia no universo do Sparks. Faço parte dessas pessoas que acham tudo que ele escreve igual! Ahahahha! Mas minha opinião é baseada nas resenhas que leio, pode ser que mude ao ler os livros.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu simplesmente sou apaixonada por O melhor de mim, é meu livro favorito do Sparks. Acredito que realmente ele tenha se tornado repetitivo nos últimos livros, e mesmo seguindo a receita, O melhor de mim me arrebatou de um jeito incrível. Ele partiu meu coração, partiu mesmo. Chorei tanto que chegava a soluçar, não conseguia pensar em mais nada por alguns dias. Eu estou muito ansiosa pelo filme, com medo, mas mesmo assim ansiosa.

    Beijos, Isa

    http://portras-daslinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é ótimo até o final e isso é algo recorrente nos livros do Nicholas. Ele não consegue dar um final feliz para os seus personagens. kkkkkkkk Ainda não vi o filme, mas pretendo ver, tendo em mente que muitas coisas devem ter sido alteradas.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!