F

09 outubro 2014

Resenha - Diário de uma paixão

Título: Diário de uma paixão
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256
Gênero: Romance
Ano: 2010

Sinopse: "Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas. 






Diário de uma paixão é um dos inúmeros livros escritos por Nicholas Sparks, e não menos romântico. Ele estava a tempos na minha estante, e ainda não sei porque não peguei antes para ler. Já tinha assistido ao filme e me apaixonei, mas a leitura é mil vezes melhor. O livro transborda romance, e para quem gosta de uma leitura assim, é impossível não amar!

A história gira em torno de Noah e Allie, que se conheceram em um verão na cidade de Nova Berna, onde ele morava. Apresentados por amigos em comum, os dois começaram a se aproximar aos poucos, e sem perceber não conseguiram mais largar um ao outro, e passaram um verão inesquecível juntos. Trocaram juras de amor e compartilharam juntos o primeiro momento de intimidade da vida dos dois.

Mas os pais de Allie não gostavam nenhum pouco do relacionamento repentino da filha, e a impediram de ficar com Noah em Nova Berna. Assim, o verão daquele ano acaba e leva junto com ele, Allie. Apaixonados, os dois trocam a promessa de que ainda ficarão juntos e que não irão desistir um do outro. Porém, após a partida de Allie, Noah a escreve diversas vezes e por anos, sem nunca obter nenhuma resposta.

Passam-se quatorze anos, muitas coisas aconteceram, inclusive a guerra. A poucas semanas de seu casamento, Allie resolve procurar por Noah, sem nem ao menos saber se é simplesmente para explicar que está noiva, ou para ter certeza de seus sentimentos. Quando se reencontram eles revivem o passado e descobrem que há sentimentos que ainda não foram perdidos. Mas Allie terá uma difícil escolha pela frente, e só ela pode decidir seu futuro.


" O meu pai me contava que a primeira vez que a pessoa se apaixona muda a vida dela para sempre, e por mais que se tente, o sentimento nunca desaparece. Essa garota de quem você me falou foi o seu primeiro amor. E não importa o que você faça, ela vai ficar com você para sempre." (p. 27)


Esse livro é bem a cara do Nicholas mesmo, uma história completamente pura e doce. Um livro extremamente romântico e que te faz suspirar. A narrativa é em terceira pessoa por um senhor já de idade que  para uma senhora que tem uma doença crônica de memória. É uma narrativa que fluiu de uma maneira muito gostosa e conseguimos sentir todos os sentimentos passado pelos personagens. 



"Ele simplesmente tinha se apaixonado outra vez. Agora ele sabia, sentados ali um junto ao outro. Apaixonara-se por uma nova Allie, não apenas pela lembrança dela." (p. 82)


Noah foi o personagem que mais me agradou, tão puro, romântico e sincero. Sempre compreensivo, mesmo quando Allie estava indecisa. O livro conseguiu me agradar ainda mais do que o filme, pois não havia brigas e cobranças, e sim um amor tão intenso, que Noah queria que ela fosse livre para tomar suas decisões e nunca tornou as coisas difíceis. Um homem assim, só podia ser um personagem de Nicholas Sparks.




A diagramação é simples, com folhas amareladas e letras grandes. A capa é linda, porém a personagem Allie não era morena. A maioria dos capítulos eram longos, mas não me incomodou, porque eu devorei o livro. A revisão estava perfeita, e se existia algum erro, passou totalmente despercebido.

A história gira em torno do casal, com pouquíssimos personagens,  e alguns só foram citados. Mas acho que isso tornou o livro especial e podemos nos envolver mais ainda com o que sentiam os personagens. Quem não gosta do gênero, nem pode chegar perto desse livro, porque ele transborda de tanto romance. Adoro! Impossível não se apaixonar! Fiquei pensando se existe ainda um amor assim tão puro, sem cobranças e atitudes egoístas. É lógico que o autor é conhecido, ora pelo senso trágico que usa em seus livros, ora pela maneira previsível que conta suas histórias. Eu nunca me incomodei com isso, pelo contrário, a sua maneira de escrever sempre me agradou! Procurando um bom romance para ler? Leia este livro.

Comprar: Submarino



Siga o blog nas redes sociais:
        Facebook  |  Skoob  |  Twitter  | Youtube | Instagram




23 comentários:

  1. Olá Leticia, tudo bem?

    Eu não tenho vontade de ler esse livro, talvez porque já assisti ao filme e não achei tão interessante assim. Além do mais, não curto muito romance. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim Gabriel..
      Quando não curte romance, nem adianta..rs

      Excluir
  2. Olá Leticia tenho ele na minha biblioteca pessoal, no total tenho 7 livros do Nicholas, já li O melhor de mim e O milagre gostei dos dois, mais Nicholas me lembra um pouco Machado de Assis, as historias são lindas, mais em algum ponto fica um pouco monótono talvez por isso não li ainda os outros romances dele. Assistir o filme e me emocionei bastante, talvez seja por isso que ainda não peguei para ler, ele está na minha lista para o próximo ano.
    Estou com um novo blogger voltado para livros, caso tenha interesse ficaria muito feliz ter você no meu cantinho. http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme sem dúvida é muito emocionante, mas no livro parece que voce sente mais a emoção dos personagens.
      Voce tem razão, as vezes ele deixa a leitura assim mesmo. Mas não me sinto muito desconfortavél com isso, nem ligo ..rs

      Excluir
  3. Oi Lê, tudo bem? É uma ótima indicação. Estou pesquisando alguns livros para este mês. Vou ver se compro esse!
    Já tem post novinho, vem ver ♥
    Fica com Deus.
    www.pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim Patricia..
      É uma ótima opção este livro, muito romance. Para quem gosta é um prato cheio.

      Excluir
  4. Ei Leticia,

    Não acredito que tenho este livro e não li até hoje, estou super em falta com o autor.
    Adorei ^^
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você precisa ler logo Nanda..
      É muito gostosa a leitura.

      Excluir
  5. Oi Leticia li esse livro antes de ter o blog e realmente é muito romântico e a cara do Tio Nicholas !

    Que bom que gostou do livro :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cara dele mesmo..romântico demais..rs
      Que bom que também gostou.

      Excluir
  6. Li faz tempo esse livro, já nem lembrava direito da trama, rsrs. Eu adorei o livro, adoro as obras do autor, mesmo sendo quase sempre a mesma coisa. rsrs

    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ele tem essa fama de repetir as coisas..rs
      Mas eu adoro.

      Excluir
  7. OHHH Mas é claro que jé li esse livro e gostei <3
    bJS
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá voltei para te convidar para um sorteio lá no blogger: http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/2014/10/sorteio.html

    ResponderExcluir
  9. Curiosamente nunca li ou assisti Diário De Uma Paixão, mesmo sendo um livro/filme super famoso! Nunca soube direito do que o livro se tratava, até agora. Me interessei e já coloquei na minha wishlist ;)

    Beijos,
    www.a-book-devourer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou. É uma ótima leitura e vale a pena.

      Excluir
  10. Amiga tenho que confessar que sua resenha me chamou bastante atenção, até porque eu sou extremamente romântica e com certeza irei gostar bastante da história. Ainda bem que já tenho o livro em minha estante, mas aos poucos estou lendo os livros do Tio Nicholas viu?! Principalmente porque agora deu a ONDA de todos os livros virar filme. Isso fica até mais interessante, embora esse livro já tenha adaptação. Quero muito ver, mas quando começo ver eu mudo de canal, porque não quero saber da história sem antes ler o livro. Mas vou dar uma chance. Quem sabe eu gosto né?
    Adorei tudo que vc falou da história e principalmente dos personagens.
    Mas também depende quando o livro só foca nos personagens principais, porque tem alguns livros que ficam até chato quando não trabalham com outros personagens que fazem parte da história. Enfim...vc me entendeu né? hahahahaha....

    Se cuida amiga e tenha um BOM FINAL DE SEMANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil..
      Pois é para quem é romântica este livro é um prato cheio. Muito amoroso cada personagem e amei demais a história. E é verdade, os livros sempre viram filmes, principalmente porque são história lindas de amor. Não tem como não fazer sucesso né.
      Mas leia ele sim, você irá gostar. É, acho que todo mundo sentiu falta de outros personagens mesmo, mas que neste caso foi necessário focar nos dois, pois foi uma história inspirada nos avós da mulher de Nicholas, contando o amor dos dois. Acho que por isso.

      Excluir
  11. nossa, eu tenho esse livro mofando aqui na estante há séculos! Na verdade, tenho vários livros do Nicholas, mas acredita que nunca li nenhum?
    Eu adoro o filme, é um dos meus romances favoritos, e agora, vendo sua empolgação e sabendo que ele é tão superior à adaptação, vou tentar dar uma acelerada na leitura, rs

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele estava a tempos mofando na minha estante também..rs Ai resolvi pegar Bru..
      Ele é melhor que o filme, pois podemos sentir mais os personagens. E é algo mais puro e sem egoísmos e cobranças.
      Leia sim.

      Excluir
  12. Livro perfeito e filme mais ainda, adorei a resenha bjs gata :)
    http://perdidanashistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu pensei que esse livro fosse enorme, me surpreendi quando o vi tão fino e com letras grandes... eu adorei, mas acho que prefiro o filme, num dos únicos casos :)
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!