F

02 setembro 2014

Resenha - 1808


Título: 1808
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Páginas: 414
Gênero: Histórico / História do Brasil e de Portugal
Ano: 2007

Sinopse: O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. '1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil' é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiros.





Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil - Laurentino Gomes


1808 é um livro publicado pela Editora Planeta e que traz uma tremenda aula de História. Faz muito tempo que estou com este livro em casa, e como estou na onda de resgatar os livros que comprei faz tempo e ainda não li, escolhi 1808 e não me arrependi. O autor Laurentino traz uma leitura pouco cansativa e com uma linguagem mais leve que a didática. Para quem gosta desse tipo de livro e de conhecer um pouco mais a história do Brasil, é uma leitura excelente!

Lendo o livro somos conduzidos a detalhes da história de nosso país, que nem imaginávamos existir. Vemos como uma série de acontecimentos, que começaram em outro continente foram formando tudo e muito mais do conhecemos hoje. 

Foram dez anos de uma investigação minuciosa, para que o livro tivesse os detalhes mais verdadeiros possíveis. Conhecemos a trajetória de D. João VI até sua vinda ao Brasil, que na verdade foi uma fuga. Cercado por Napoleão e sua aliada a Inglaterra, ele não teve outra escolha a não ser fugir para o Brasil, que até então era colônia de Portugal. Antes de se tornar Rei, ele era o príncipe regente de Portugal, pois o seu irmão, que era o herdeiro legítimo do trono, morreu muito jovem.


Devido a morte do irmão, D. João VI se viu no comando de Portugal e obviamente tendo que tomar inúmeras decisões, o que ele fugia de todas as maneiras que podia. Além disso, o príncipe regente era tímido e feio, e tinha medo de carangueiros e trovoadas. Esses e mais detalhes tão pessoais e curiosos é o que podemos encontrar neste livro. Há também a loucura de sua mãe Maria I e como lideram com isso. 


" Foi o único que me enganou "
Napoleão Bonaparte, nas suas memórias escritas pouco antes de morrer no exílio da Ilha de Santa Helena, referindo-se a D. João VI, rei do Brasil e de Portugal.


O autor também fala de outros Reis e suas loucuras, sobre como Portugal ficou após a fuga da corte e inúmeros detalhes antes e depois da chegada da família Real ao Brasil. Acontecimentos que acontecem a mais de 200 anos atrás e que tornaram o nosso país no que ele é hoje. E muitas mudanças, não só ocorreram no Brasil, mas também em Portugal.



A diagramação do livro é simples, mas perfeita. Algumas páginas possuem ilustrações de quadros, obras bem antigas que retrataram os cenários da época. A capa também é linda e bem característica do gênero do livro. O autor está de parabéns com a obra, pois sua narrativa é bem clara e não é cansativa, pois ela não é nada didática. O único problema é que ler este livro direto, sem pausas pode ser desgastante, apesar da narrativa fluir bem. Fui lendo enquanto lia outros também, isso ajudou bastante. Afinal é muita História, então recomendo ler com calma e aos poucos. O livro pode ser interpretado de uma maneira diferente se você tiver alguns cuidados com a leitura.

É uma obra e tanto e merece ser lida. Para quem gosta de uma aula assim, é um prato cheio! E como eu disse, não devore este livro de uma vez, a não ser que consiga. Foi uma experiência literária bem diferente para mim. O autor trabalhou como ninguém nesta obra e percebe-se que buscou informações que até então eram desconhecidas até para ele. A história do nosso país é contada de uma maneira tranquila e bem curiosa. Talvez uma aula completa, que você nunca terá com um professor de História. Vale a pena a leitura!!

Comprar: Saraiva  ~  Submarino


Assista ao booktrailer



Siga o blog nas redes sociais:
        Facebook  |  Skoob  |  Twitter  | Youtube | Instagram







9 comentários:

  1. Adoro esse livro! Li há um tempão e até hoje não comprei os que vieram depois, mas tenho muita vontade. É uma leitura diferente e um aulão de História mesmo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Oi !!! Oi ! Queria te convidar à participar da maratona literária " 4 Semanas de Puro Romance " que eu estou organizando , vai começar dia 12 de setembro e ainda estou adicionando os blogs participantes ao post . Se quiser participar entre em contato pelo e-mail: analopeslima@live.com . Confira mais no post :

    http://dezenove--primaveras.blogspot.com.br/2014/09/4-semanas-de-puro-romance.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lê!
    Não conhecia esse livro ainda, mas confesso que o assunto me chama muito a atenção. Gosto muito de História, e sempre que posso fico lendo algum livro que retrate fatos históricos tanto do Brasil, quanto de outros países. Adorei a dica e já coloquei nos meus desejados.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Esse livro é bem interessante. O autor descreve muito bem aquela época.

    BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive curiosidade de ler 1808, acrescenta bastante no nosso conhecimento de história.

    Beijos
    http://blog-planetpink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que lindo o livro! Fiquei interessada em lê-lo. *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Leticia,

    Ultimamente tenho me interessado por história e já estou de olho nos livros do Laurentino. E agora lendo sua resenha esse interesse apenas cresceu. Conhecer sobre nossa história é sempre uma boa pedida e acredito eu que também uma forma de entendermos quem somos e como chegamos até aqui. A dica de balancear com outras leituras é muito bem vinda.

    Abraços!

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sempre leio algo a respeito desse livro por aí, mas nunca tive real interesse de ler a obra. Porém tem uma história interessante, principalmente por ser sobre a NOSSA história. Pretendo ler.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha. Já vi muitas pessoas a falarem sobre esse livro, mas nunca tive interesse em ler.

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :D
    Também curti a sua página de facebook (Daniela DS).

    beijinhos,
    Daniela

    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/ddocesonhadora

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!