F

12 agosto 2014

Resenha - O silêncio das montanhas

Título: O silêncio das montanhas
Título original: And The Mountains Echoed
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Editora Globo
Páginas: 352
Gênero: Romance épico
Ano: 2013

Sinopse: O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações.





Esse é o terceiro livro escrito por Khaled e mais um romance que me fez perder o fôlego. Mais um livro para confirmar meu favoritismo por ele. Gente esse cara é genial!! 

O livro narra a história de Pari e Abdullah, dois irmãos que vivem em Shadbagh, uma aldeia bem distante de Cabul. Sendo órfãos de mãe eram criados pelo seu baba Saboor e a mulher dele Parwana. Os dois tinham uma ligação muito forte desde sempre. Abdullah era mais velho que Pari, que só tinha três anos. Ele sempre fora quem cuidou dela e Pari se sentia segura e feliz ao lado do irmão.

Mas a pobreza da família acabou separando os dois, que passaram a seguir caminhos completamente diferentes. Os dois sofrem com essa separação a vida inteira, cada um ao seu modo. A partir de então começa uma série de acontecimentos que vão se unindo aos poucos. Khaled vai narrando e enlaçando de uma maneira impressionante, a vida de diversas pessoas. E então você fica se perguntando: que sentido tem isso na história? É quando o autor te surpreende e você começa a entender toda a ligação que existe entre os inúmeros fatos mostrados.


" Agora sei que algumas pessoas lidam com a infelicidade da mesma maneira como outras lidam com o amor: de um jeito particular, intenso e sem apelação." (p. 118)


A narração é divida entre primeira e terceira pessoa, os capítulos são longos mas com pequenas pausas, e preparados para contar o rumo de vida de alguns personagens em especial. A diagramação é simples, mas perfeita, o nome do livro e do autor estão em cada página, que são amarelas. Achei a capa linda e quem ler a história vai sentir ainda algo mais nela. 



Khaled tem uma maneira especial de escrever e quem já leu os outros livros dele nota suas características. Ao mesmo tempo que ele te intriga com um fato que parece não ter sentido nenhum, logo depois ele te surpreende com esse mesmo fato, que na verdade se encaixa perfeitamente na história. Já escrevi isso, mas não canso de dizer que ele é genial! Quem gosta de histórias que enfatizam as relações humanas, precisa ler este livro. O autor nos mostra como algumas escolhas que fazemos na vida, podem mudar o destino de várias gerações! A leitura vale muito a pena!!


" 'Então, qual vai ser o meu sonho desta noite?', ele sussurrava, segurando minhas mãos. E abria um sorriso. Porque ele já sabia qual sonho eu ia lhe dar. Era sempre o mesmo. Um sonho com ele a irmãzinha dele, deitados embaixo de uma macieira em flor, tirando um soneca a tarde. O sol morno no rosto dos dois, a luz passando pela grama, pelas folhas e pelos ramalhetes de flores acima." (p. 300)


Comprar:  Submarino  ~  Saraiva


Siga o blog nas redes sociais:
        Facebook  |  Skoob  |  Orelha de livro  |  Twitter  | Youtube






46 comentários:

  1. Adoro os livros do Khaled Hosseini. O Silêncio das Montanhas foi o primeiro livro que eu li e que me fez despertar interesse para ler os outros.
    Gostei muito da resenha... Beijos!
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor..
      Então você precisa ler os outros, são ainda melhores posso garantir.
      Obrigada pela visitinha.

      Excluir
  2. Oiee

    Adoro esse autor, já tem resenha dele no blog mas não foi lido por mim, estou com ele em casa e pretendo ler em breve!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é demais Andressa. Meu favorito, sou suspeita para falar..rs

      Excluir
  3. Só lendo sua resenha, já fiquei com o coração apertado, porque eu entendo o que é se separar de quem você ama, de sua família. Esse livro parece ser muito bom mesmo. Li algumas outras resenhas dele, mas a sua foi pra la de maior empolgante, talvez por você ter lido outros livros do autor e saber falar mais corajosamente sobre. Curti!

    GabryelFellipeealgo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco triste a história não nego, mas é tão linda. Adoro tudo que o Khaled escreve.
      Vale a pena ler viu.

      Excluir
  4. Acredita que ainda não li nada desse autor? :/
    Tenho muita vontade, ainda mais de ler sua resenha!
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é demais Dessa, não é a toa que é meu favorito.
      Recomendo com certeza.

      Excluir
  5. Oi Letícia, tudo bem?
    Estou com bastante vontade de ler esse livro, eu gostei tanto de O Caçador de Pipas!
    Adorei a resenha!!

    Beijocas
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Érica..
      Caçador de pipas é outro livro encantador dele.
      Esse vale muito a pena também, você iria gostar.

      Excluir
  6. Acho que se eu ler um livro desses eu morro do coração. Eu já amo o caçador de pipas , esse então com certeza eu ia amar.
    Beijos!
    seforasilva.blogspot. com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você iria gostar muito sim Sefora. É um livro triste, mas de esperança também.
      Vale a pena a leitura viu..

      Excluir
  7. Não conhecia esse livro ainda, mas parece ser uma linda história!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma linda história Thais. Vale a pena ler.

      Excluir
  8. Nao conhecia esse livro ainda. Adorei o cenario que voce escolheu para fazer a foto do livro. bjs
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.ca/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh um lugar perfeito para tirar fotos..hehe
      Que bom que gostou.

      Excluir
  9. Você fala tão bem dele que deu até vontade de ler algo do autor! Haha Ótima resenha!
    Abraços,
    Gabriel

    www.letrasdepijamas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimo mesmo. Não é a toa que é um best-seller.
      Vale a pena conferir os livros dele.

      Excluir
  10. Oi Lê tudo bem, quero muito ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade de adquiri-lo, li resenhas positivas a respeito e a sua foi muito esclarecedora! Adorei!
    Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani..ele é um livro perfeito.
      Corre para as livrarias Dani, não irá se arrepender..rs

      Excluir
  11. Oie! Só li um livro dele, e adorei quero ler os outros!
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/promocao-de-aniversario-do-amor.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/amarissimo.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler os outros Naylane.
      Lê sim..

      Excluir
  12. Amei a resenha. Nunca li o autor, mas amo estes livros que apresentam fatos aparentemente alheios e depois mostram o encaixe perfeito, acho genial.

    ;*

    http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é genial no que escreve.
      Faz todos os encaixes perfeitos. Vale a pena a leitura.

      Excluir
  13. Nossa!!! Eu já estava com vontade de ler esse livro e depois do seu post estou desesperada pra ler!! ahahahhahah... Parabéns, adorei suas observações! www.pimentapimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que despertou sua curiosidade Lisie.
      Espero que possa ler em breve.

      Excluir
  14. Lê, esse livro eu ainda não li. Mas gostei muito do autor quando ele escreveu O caçador de pipas. Chorei litros lendo o livro e com certeza esse eu iria gostar e favoritar, assim como você.
    Claro que lerei. Ainda nem o tenho, mas se quiser me dar não acho ruim hahahahaha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi..é tão bom quanto O Caçador de pipas, você iria gostar com certeza.
      Se eu pudesse eu dava o livro sim..hehe Todos deviam ler ele.

      Excluir
  15. Adorei a resenha, muito boa mesmo, não li nada do autor ainda, mais essa resenha me animou
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Camila que te animou. Ficaria feliz que pudesse ler o livro.

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?
    Só de ler a resenha já percebo que é mais uma história comovente de Khaled Hosseini.
    Já li A Cidade do Sol e gostei bastante da narrativa do autor. Tenho interesse em ler este outro livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Dani..
      Se você já conhece a narrativa de Khaled, fica ainda melhor para ler este livro.
      Ele é ótimo.

      Excluir
  17. Não conhecia o livro, mas gostei da resenha!
    Já estou te seguindo!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais.
      Obrigada pela visita, e que bom que gostou.

      Excluir
  18. Oi Le! Do autor só li alguns textos, ainda não li nenhum livro, mas gostei do que você citou na resenha, acredito que vá ser uma leitura bem interessante e diferente das que costumo fazer.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida..para quem gosta de livros assim, será uma boa leitura.
      Acho que todos deviam ler Khaled.

      Excluir
  19. Parece um daqueles livros bem viajados e psicologicos, é não é pra mim.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, o livro tem umas partes tristes, mas fala de esperança também.
      Quem sabe um dia você se interesse..rs

      Excluir
  20. Até hoje eu li apenas O Caçador de Pipas do autor. Desde aquela época em que li, me apaixonei, porém não tive a oportunidade de ler outros títulos dele. Acredito completamente quando diz que o livro é tudo isso. A capacidade dele de me emocionar foi enorme e foi com um livro dele que chorei pela primeira vez enquanto lia. Conseguiu me marcar. Adorei a resenha ;)

    Beijos,
    Larissa

    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Larissa, para quem já conhece a narrativa do autor e já até se emocionou, vale a pena ler esse também. A cidade do sol é outro livro lindo dele.

      Excluir
  21. Oi, eu nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade. acho que O silêncio das montanhas seria um bom começo porque já ouvi dizer que é mais leve que os outros. Mas já deu para perceber que continua tão emocionante quanto.
    Pelo jeito, o autor merece mesmo o seu favoritismo, rs
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru..todos os livros de Khaled são emocionantes e com um toque de tristeza. Este é o mais leve de todos..rs Mas é uma leitura que de te deixa sem folego e te faz se apaixonar pela escrita do autor. Vale a pena viu.

      Excluir
  22. Oi,
    Gostei muito da sua resenha. Dos três livros dele que li, esse foi o que menos gostei e terminei a leitura a muito custo. Para mim o melhor de todos foi A Cidade do Sol, achei fantástico.
    Beijos
    Marli
    http://marliborges.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli..este é o livro mais leve dele. No começo achei confusa, aos poucos fui me habituando a história e entendendo o sentido. Talvez tenha acontecido isso com você.

      Excluir
  23. Sua resenha foi suficiente para me fazer querer o livro o quanto antes.
    Você descreveu com tanta delicadeza e eloquência que me encantou, parabéns!

    E, gente! Que cenário lindo esse que você tirou a foto!

    A Rainha, Ana P. Maia ♛ - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou Ana. É um livro lindo mesmo e uma leitura encantadora.
      Vale a pena ler. O cenário é lindo, não poderia ser melhor.

      Excluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!