F

03 agosto 2014

Resenha - A guerra dos tronos

Livro: A guerra dos tronos (As crônicas de Gelo e Fogo) - Livro Um
Título original: A Game of thrones
Autor: George R. R.
Editora: Leya
Páginas: 592
Gênero: Fantasia Épica


Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.




"Quando se joga a guerra dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo"


Depois de terminar a leitura de A guerra dos tronos o que posso dizer a não ser "Nossa! Que livro é esse!?"Para quem ainda não conhece, o que acho difícil, A Guerra dos tronos é o primeiro livro da série As crônicas de Gelo e Fogo. Confesso que é a resenha mais difícil para mim até hoje, pois há uma infinidade de nomes e momentos importantes, então tentei colocar os pontos principais e personagens mais marcantes.

Eddard Stark, também chamado de Ned é um antigo e velho amigo do Rei Robert Baratheon. O Rei tem inteira confiança nele e o chama para ser sua Mão, aquele que responde inteiramente pelo Reino na ausência do Rei e toma importantes decisões. O convite é feito depois da morte do antigo dono do cargo. Mas há mistérios na morte da antiga Mão, e os Stark desconfiam que a rainha Cersei Lannister teria o envenenado. Afim de descobrir o crime e revelar tudo ao Rei, Ned irá aceitar o pedido e deixará sua família em Winterfell e viajará para o Sul a caminho de Porto Real, somente com suas duas filhas Arya e Sansa.



"Por um momento, Eddard Stark sentiu-se atacado por uma terrível sensação de mau presságio. Aquele era seu lugar, ali no Norte. Olhou as figuras de pedra que o rodeavam, inspirou profundamente no silencio gelado da cripta. Conseguia sentir os olhos dos mortos. Sabia que todos eles escutavam. E o inverno estava chegando." (p. 39)


Em outro lugar distante, em Pentos, Viserys, filho do antigo Rei que antes ocupava o trono, planeja casar sua irmã Daenerys Targaryen com Khal Drogo, afim de possuir um exército para tomar seu lugar no Trono de Ferro.

Outros personagens importantes são os outros filhos de Eddard, Bran, Jon, o filho bastardo e Robb. Catelyn, a esposa de Eddard também tem papel preponderante na história. A Patrulha da Noite que protege a Muralha também estará presente em muitos momentos importantes. Há também um fato importante que é a empatia entre os Stark e os Lannister.Como disse, há uma infinidade de personagens e que te confunde muito no começo, não há como citar todos.




" A noite chega, e agora começa a minha vigia. Não terminará até minha morte. Não tomarei esposa, não possuirei terras, não gerarei filhos. Não usarei coroas e não conquistarei glórias. Viverei e morrerei no meu posto. Sou a espada da escuridão. Sou o vigilante das muralhas. (...) Dou a minha vida e a minha honra à Patrulha da Noite, por esta noite e por todas as noites que estão para vir." (p. 369)

A narrativa é extremamente complexa e deve-se ler com muita calma, principalmente no começo. O livro é cercado de intrigas e mistérios. Sentia que não podia confiar em ninguém e Ned nem imaginava tudo que passaria quando aceitou o convite do Rei. Ele foi de longe meu personagem preferido, um homem admirável e honroso. Foi cercado pela ganância e mentiras dos Lannister, na busca pelo Trono de Ferro.

A diagramação do livro é simples, mas bonita. E como é típico desses livros, tinha um mapa da região Norte e Sul. As folhas são amarelas e as letras são pequenas, mas não o suficiente para dificultar a leitura. Cada capítulo é focado em um personagem em especial, alguns mais longos que outros.

Fico me perguntando onde George arrumou tanta inspiração. Não é aquele livro extremamente detalhado que te cansa, na verdade ele te enche de expectativa a cada página. A história é complexa e muito bem elaborada. Os outros livros possuem muitas páginas igual ao primeiro. Tiro o chapéu para esse autor, ele conseguiu construir sua própria história épica de uma maneira incrível. A Guerra dos tronos é um livro para se ler com calma e ter ao menos um interesse pelo gênero. Ele entrou para minha lista de queridinhos e não é a toa, minha intenção, na verdade, é recomendar a todos, pois é um livro incrível que te prende do começo ao fim!! Leiam!!!

Comprar: Submarino ~ Saraiva


Siga o blog nas redes sociais:
        Facebook  |  Skoob  |  Orelha de livro  |  Twitter  | Youtube




40 comentários:

  1. Oi Leticia, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Já tive muita vontade de ler os livros da série, mais desanimei tanto com a quantidade de livros, tanto pelo fato de o autor não ter terminado ainda a série.
    Todo mundo fala super bem desses livros o que sempre me deixa muito curiosa. Estou pensando em assistir a série de TV, já que não pretendo mais ler os livros.
    Fico feliz que tenha gostado tanto do livro :).

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, tudo sim..
      O problema não é nem a quantidade de livros e sim de páginas né..hehe
      Mas vale a pena ler viu, é incrível.

      Excluir
  2. Sou apaixonada pelos livros da série! Estou lendo " A Tormenta das Espadas" agora, e quanto mais eu leio mais quero ler, é totalmente viciante! rsrsrs O ruim é ter que esperar pelos próximos volumes...
    Beijos,
    Scar - My Little Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É viciante mesmo, imagino os próximos livros. Não vejo a hora de ler.

      Excluir
  3. Este livro é ótimo, eu estou no começo do terceiro e o autor ainda consegue me surpreender com suas reviravoltas, mas até agora, o final deste, com a morte de um certo personagem foi o que mais mexeu comigo.
    Bjos!!
    Cida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ele surpreende mesmo. Muitas coisas mexeram comigo também..rs

      Excluir
  4. Eu tenho bastante curiosidade para ler esse livro. Aparece maravilhosooo. Espero lê-lo logo.
    Sua resenha ficou ótima. Desculpe ter sumido.
    Beijos !
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sefora. Você tem que ler o livro, é muito bom.

      Excluir
  5. Nunca li mas parece bom
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, corajosa você por resenha o livro. hahaha Não conseguiria fazer isso, é muito complexa e grande a trama. >_<
    Parabéns!
    bjs
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a resenha mais difícil que fiz, mas não coloquei muitos fatos. É muuuita coisa..rs

      Excluir
  7. Ola Letícia
    Gostei muito da resenha, a guerra dos tronos é livro muito épico mesmo, terminei de ler semana passada.
    Sou muito fan dos livros e da série, estou no segundo livro agora, e ja na expectativa kk.
    Quanto a sua pergunta, sobre de onde George retirou tanta inspiração, acredito eu que tinha sido de Tolkien( até eu ja me inspirei com Tolkien kkkk), ja que o estilo literário é mesmo, porem com um grande diferencial: não existe personagens totalmente bonzinhos, todos tem suas qualidades e defeitos.
    Em breve postarei minha resenha sobre as guerras dos tronos, ficaria feliz se você visita-se meu blog literário ;D http://leiturasdocarlinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se possível gostaria de uma parceria também (:

      Excluir
    2. Pois é, Tolkien também é um autor e tanto. Gostei muito do livro e pretendo ler o segundo assim que puder.
      Obrigada pela visita em meu blog, já retribui e deixei um recadinho no seu.

      Excluir
    3. Verdade, sou muito fan dele (':
      E gostei muito do recado, e está respondido. Se possível, de uma olhadinha la.
      Um abraço

      Excluir
  8. Cada vez que vejo uma resenha desta série meu coração se quebra. São centenas de livros para ler e eu fico postergando. Ainda me liberto e ele está ali na estante me esperando.
    Beijos!
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei assim, mas criei coragem e gostei muito.

      Excluir
  9. Segui seu blog, poderia seguir de volta?
    www.blogdaaveiro.blogspot.com
    Se seguir de volta, estarei constantemente aqui lhe visitando :)
    Beijocas e obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Oi Le!
    Então, acho que sou a única pessoa do mundo que não tem interesse em ler esse livro
    Confesso que comecei a assistir a série mas desisti.

    Tua resenha ficou ótima! Parabéns!
    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena. Mas gosto é gosto né , não tem jeito.

      Excluir
  11. Oi, Leticia!
    Realmente, resenhar Game Of Thrones é bem complicado, mas gostei muito da sua resenha.
    Eu sou apaixonada pelos livros e pela série e também vivo recomendando. rs
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani..é foi a resenha mais complicada de todas. O livro é muito complexo.

      Excluir
  12. Oi, Letícia. Tudo bem?
    Eu comprei esse livro em uma promoção do Submarino há uns dois meses, mas ainda não criei coragem de lê-lo, até porque tenho vários outros na frente, mas estou curiosíssima, ainda mais agora, depois de sua resenha!
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta..
      Eu demorei a criar coragem para ler, por causa do tamanho dele..rs
      Mas valeu a pena a espera.

      Excluir
  13. Gente que coragem pra resenhar, não sei se consigo. Além do mais, dei uma pausa na série agora que li todos.
    Parabéns pela coragem

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Vou dar uma pausa agora, para recuperar o folego.rs

      Excluir
  14. Já li o livro, gostei muito da sua resenha.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Le.
    Tudo bem?
    Como diz na sua resenha, acredito que por ser uma narrativa complexa (pelo que leio/ouço) os livros de Martin requerem bastante atenção, né?
    Quotes bem fortes o que escolheu. Curti, mas a história não me chamou a atenção ainda. :\

    BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim Dani..
      O livro é muito calma e precisa ser lido com calma. Se ler com atenção pode se surpreender, porque é uma história muito bem elaborada. Eu gostei muito.

      Excluir
  16. Olá Leticia!
    Mds, eu olho a grossura do livro e já perco toda vontade de lê-lo, rsrs. Mas de qualquer jeito jamais leria, já que boa parte dele envolve história. Momentos históricos e tudo mais.... Não é muito a minha praia. Na verdade, é tudo o que eu mais fujo. Isso e aqueles livros violentos demais (o que também é o caso, rs). Deu para perceber que o livro não é para mim, certo?
    Mas admiro muito a capacidade do autor de cativar tantos leitores, de ser tão competente e criativo!
    Adorei a resenha :D
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana..na verdade não tem tanta história assim, pois é uma fantasia inventada pelo autor. Vale a pena ler. Mas quando não temos vontade de ler, não adianta, ainda mais com esse tamanho todo que o livro tem..haha

      Excluir
  17. Ai esse livro <3 Um dos queridinhos da minha estante, lembro que para comprar eu precisei juntar minha mesada de dois meses rsrsrsrs. Adoro essa história, os personagens, TUDO. Agora estou no comecinho do segundo.
    Ótima resenha,
    Um Beijo!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ..quando ele ainda era lançamento era bem mais caro..rs Eu amei tudo também Gani. Não vejo a hora de ler o segundo.

      Excluir
  18. Oi , tudo bem? =)

    Preciso ler este livro <3 Eu que gosto tanto do gênero ainda não criei vergonha na cara para ler. Que vergonha! Adorei a resenha, me deixou ainda mais curiosa para pegar o livro e ler logo.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livy..tudo sim..
      Com certeza você não irá se arrepender..é uma ótima leitura. O livro tem muitas páginas, demora um pouco para criar coragem mesmo.rs

      Excluir
  19. Oi Letícia,
    Até hoje não tive coragem de assistir o seriado, rs, depois de algumas cenas pesadas que vi, então também não sei se leria a série. Mas por tudo que já ouvi falar, essa série é incrível, e super complexa. Realmente, todos dizem que é um livro no qual não se pode confiar em ninguém, e também não se pode se apegar a ninguém, porque o autor não tem medo nem dó de matar personagens, rs
    está no meu projeto 2014 começar a ver o seriado, mas acho que não encaro a leitura, rs

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Eu adoro a escrita de George Martin. Alguns amigos discordam, mas acho mais fácil de ler do que Tolkien e ele constrói muito bem a narrativa. Tem muita gente que reclama que o livro fica quebrado com as divisões dos capítulos por personagens, porém foi a forma que ele encontrou para expandir o universo das cronicas de gelo e fogo. Li até o quinto, no entanto não sei se continuarei acompanhando a saga.

    https://rafaelmpiergiorge.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Leticia! Tudo bem?
    Estou lendo sua resenha só agora, anos depois dela ter sido escrita, mas concordo com absolutamente tudo o que você disse nela. A não ser pelo personagem favorito, pois o meu acabou sendo o Tyrion! Mesmo assim gostei bastante do Eddard também, o personagem é muito aquele tipo de homem que desperta a admiração por sua honra. Acho que todos deveriam ler essa saga, pois é linda! E sua resenha ficou muito boa, você conseguiu representar bem a complexidade da história nela. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!