F

18 julho 2014

Resenha - Um cântico de silêncio

Título: Um cântico de silêncio
Autor: Samuel Cardeal
Editora: Publicação independente
Páginas: 223
Gênero: Drama
Skoob

Sinopse: Lúcia tem 10 anos e desde suas mais remotas lembranças vive no orfanato da cidade de Provação. Também desde sempre, nunca conseguiu falar. Ela luta para suportar os maus tratos de uma madre perversa, o desprezo das outras crianças e a subserviência de um jovem e amável Padre. Renato é um professor universitário, afastado do trabalho. Após uma terrível tragédia que levou sua família, perdeu também a vontade de viver e se entregou ao alcoolismo e à auto-piedade, se afastando de tudo e de todos. Mas o acaso vai se encarregar de abrir novas portas para essas duas vidas infelizes e, quando o destino de Lúcia e Renato se cruzarem, uma nova chance de viver se estenderá aos dois. Será que a força dessa nova família vai ser suficiente para subjugar todos os obstáculos que se colocarão entre ela e a felicidade? 



NÃO CONTÉM SPOILER

"O encontro inesperado de dois corações atormentados"


Geeente que livro M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Li o livro em uma participação no Book Tour que a Bruna do blog Meu mundinho Fictício me convidou e amei.

Lúcia é uma menina de 10 anos que nunca conseguiu falar, e desde que se conhece por gente vive em um orfanato na cidade de Provação. Vivem no local o padre Francisco e a madre Pietra, além de outras freiras. O padre é sempre amável, mas a madre Pietra vive a atormentar Lúcia. Sempre arranja um motivo para impor um castigo a menina, sempre lhe dando serviços como lavar o pátio, limpar seu quarto e lavar a louça. Apesar da marcação da madre, a menina adora dar umas escapadas e passear anoite pelos corredores do hospital, e é em uma dessas noites que conhece Renato. 

Renato é um professor universitário que está licenciado. Ele perdeu sua esposa e filho em um acidente a anos atrás e desde então se entregou totalmente a este sofrimento dando vez ao alcoolismo. O homem se encontra internado depois de quase morrer por causa da bebida. E é neste momento que sua vida cruza com a de Lúcia.

A menina entra no quarto de hospital onde Renato se encontra e é recebida pelo mau humor do professor, que se tornou amargo desde que perdeu sua família. Mas com o passar dos dias e a insistência de Lúcia, os dois acabam se aproximando e viram parceiros de um jogo de dama todas as noites. Até que chega o dia que Renato recebe alta e não volta mais ao hospital, deixando Lúcia tristonha por já ter se apegado ao homem.

" Renato era um homem duro, amargo e antissocial. Mas o agradecimento amável daquela pobre garotinha muda o desmontara. Como poderia responder àquilo com mais hostilidade? A insistência e coragem da criança o estavam amolecendo, ao menos um pouco, e por um breve momento. " (p. 31)  



Conforme a narrativa avança acompanhamos o sofrimento e auto-piedade de Renato, e a maneira com que o destino unirá ele e a menina Lúcia, e como o mesmo irá separá-los, além de suas recaídas com a bebida. Vemos todo o drama que se passa na vida dos dois e toda a crueldade e podridão humana existente nos corações de alguns personagens. Adamastor, o pai biológico de Lúcia, que a abandonou na porta do orfanato, surgirá na história, assim como outros personagens importantes. O pai "verdadeiro" da menina será um grande obstáculo na vida de Lúcia e Renato.

"A casa estava suja e bagunçada; louças sujas espalhadas pelos cantos; restos de comida sendo sobrevoados por moscas que zumbiam vigorosamente; e um aparente vazio que refletia o que assolava o coração de Renato. " (p. 146)



A narrativa é feita em terceira pessoa e é de fácil entendimento. Adorei a diagramação que é simples, mas bonita. E a capa e título tudo tem a ver com a história. Samuel traz personagens que podem ser considerados reais e fazer parte do cotidiano das pessoas. Chega a ser assustador o quanto alguns personagens são cruéis e o quanto Lúcia sofre. 

A história impressiona, te comove, te surpreende e te faz torcer muito por um final feliz! Independentemente de gostar do gênero ou não, todos deviam ler este livro. O leitor verá as relações humanas de uma maneira diferente, pelo menos foi isso que aconteceu comigo. Livro recomendadíssimo!!


Siga o blog nas redes sociais:
                                          Facebook  |  Skoob  |  Orelha de livro  |  Twitter  | Youtube







16 comentários:

  1. Caracas! Uma história de dramas e tanto hein? Se realmente todas as histórias tivessem isto por trás para ajudar aos outros né? Tantas pessoas recaem na bebida por outros motivos e ter alguém para ajudar é ótimo.
    Gostei da sua resenha Leti!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história boa demais Greice.
      Vale a pena buscar o livro para ler.

      Excluir
  2. oi Letícia,
    fico muito feliz que você gostou do livro, e muito obrigada por participar do meu primeiro booktour *-*
    Esse livro é um xodozinho pra mim, rs, porque acompanhei sua produção desde o início, rs

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que isso Bruna, eu amei o livro.
      E pode me fazer mais convites.

      Excluir
  3. Puxa, Letícia!
    Que resenha linda, fiquei com o coração aos saltos de felicidade. Fico muito contente por ter gostado da história que é tão importante pra mim.

    Obrigado mesmo. <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou Samuel. O livro realmente é demais.
      E entrou para minha lista de favoritos.

      Excluir
  4. Adoro conhecer novos livros, já me interessei pela trama! *-* E saber que você deu 5 estrelas me animou mais ainda! Espero poder ler em breve.
    beijos
    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa. É demais o livro e entrou para minha lista de favoritos.

      Excluir
  5. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser interessante.
    Só não me interessei mais por ele não fazer meu estilo de leitura.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. não conhecia, mas menina com tantos comentários positivos só posso ficar encantada!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Thaila.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  7. Olha que show! Eu conheço o autor, um livro dele já foi resenhado lá no blog. Nossa...que felicidade de saber notícias dele. Parabéns...desejo muito sucesso.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que você já o conhece. Pretendo ler outros livros dele.

      Excluir
  8. Adorei saber que você adorou o livro!
    Eu também estou em book tour com esse livro e estou muito ansiosa. Quero muito ler e conhecer essa trama.
    Bela resenha!

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que legal que você vai ler também, espero que goste tanto quanto eu viu.
      Obrigada pela visita.

      Excluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!