F

29 junho 2014

Resenha - Mulher de neve

Título: Mulher de Neve
Autora: Leena Lehtolainen
Editora: Vestígio
Páginas: 320
Gênero: Ficção policial

Sinopse: No coração de uma floresta selvagem do sul da Finlândia, em uma magnífica mansão, Elina Rosberg fundou um centro de terapia para acolher mulheres com os mais diversos problemas. Isolado da cidade, o local proíbe a entrada de homens. No dia seguinte ao Natal, o corpo de Elina é encontrado na neve, com o rosto coberto pela geada. Acidente? Assassinato? Na lista de suspeitos estão inúmeras pessoas. Está nas mãos da inspetora Maria Kallio desvendar esse crime,  e ela mergulhará de cabeça para cumprir seu trabalho.

Livro cedido em parceria com a Editora Vestígio (Grupo Autêntica) 




NÃO CONTÉM SPOILER!

Elina Rosberg era fundadora de um centro de terapia que ficava no meio de uma floresta no sul da Finlândia. Era uma mansão onde acolhia somente mulheres com os mais variados problemas, e proibia a entrada de homens. Lá Elina organizava diversas terapias de grupos e seminários para as mulheres, e a inspetora Maria Kallio foi convidada a realizar um desses na mansão. No local Maria conhece melhor Elina, e sua tia Aira, assim como observa curiosa algumas das mulheres que estão presentes no treinamento.

Kallio é uma policial recém-casada e que se dedica muito a sua profissão. Trabalha com Palo, seu assistente e com Pertsa Strom, com quem nunca cultivou muita simpatia. Alguns dias depois do seminário dado na mansão Rosberg, a inspetora recebe uma ligação angustiada de Aira que afirma que Elina havia desaparecido um dia após o Natal. Apesar de achar que não havia acontecido nada com ela, Maria começa a se preocupar com o ocorrido, até que o corpo de Elina Rosberg é encontrado coberto de neve na floresta. 

" Não conseguia ignorar uma antiga regra de ouro da polícia: quanto mais tempo uma pessoa fica desaparecida, menos chance temos de encontrá-la viva." (p. 43)




O que chama a atenção é o fato de Elina estar de camisola e descalça, e não apresentar aparentemente no corpo nenhum indício de ferimentos. O caso seria tão simples assim, Elina teria apenas morrido de frio? Então diversas dúvidas vão surgindo, o porque de Elina sair no meio de uma noite tão fria vestida daquele jeito. Alguém a teria levado para lá? 

Quando foi realizada a autopsia no corpo de Rosberg, e algumas observações importantes sobre o estado do mesmo foram feitas, a suspeita de assassinato aumentou. Kallio se dedica então a uma investigação, mesmo estando tão mau nos últimos dias, com náuseas estranhas. As mulheres presentes na mansão no dia do desaparecimento de Elina são suspeitas, assim como outras pessoas.


"Mas e os policiais? Eu tinha o hábito, frequentemente com sucesso, de transformar meu rosto em uma máscara impassível, toda vez que uma pessoa que eu estava interrogando começava a chorar ou a tornar-se violenta. Tinha visto muitas pessoas tentarem escapar de perguntas delicadas se derramando em lágrimas, ou amolecer o coração feminino que eles imaginavam que eu tinha." (p. 94)



Na investigação temos Milla, uma stripper do bairro de Helsinque, Johanna, que fazia parte de um seita religiosa e enfrentava um problema com o marido para visitar seus nove filhos, Niina, uma das tantas mulheres que participavam dos treinamentos e sua tia Aira também era suspeita, pois parecia esconder algum fato importante, talvez até decisivo sobre o aconteceu com a vítima. Entre outros suspeitos que vão surgindo na história também está Joona Kirstila, um poeta com quem Elina mantinha um relacionamento. Ele parecia gostar muito de Elina, mas algumas coisas ainda não se encaixavam na história.

Kallio é uma mulher que sempre foi ligada aos fatos em uma investigação, mas acaba ficando curiosa quanto a vida de algumas das suspeitas. Seus problemas psicológicos e o passado delas lhe chama atenção. Ela se mantém firme na investigação e não deixa transparecer qualquer emoção, mas em seu íntimo se compadece da história de vida de algumas mulheres. O mais importante é agir friamente em seus interrogatórios, pois ter uma mente aparentemente perturbada também torna uma pessoa suspeita.

A narrativa é feita em primeira pessoa, onde Maria Kallio nos mostra seu raciocínio. É uma narrativa gostosa e de fácil entendimento, com características bem notáveis de livros policiais. A diagramação é simples, com páginas amareladas o que facilitou ainda mais a leitura. A capa e o título foi algo que também gostei e que tudo tem haver com a história.

Eu tinha algumas suspeitas no decorrer da leitura e me surpreendi com o final, que nem foi o que imaginei. Mas uma pequena suspeita que eu tinha se confirmou, porém a autora deixou esse fato da história no ar. Talvez este pequeno fato pouco esclarecido, mas que para nós leitores era evidente, surgiu para mostrar uma coisa mais real do cotidiano de uma investigação policial e que nem tudo é perfeito no final. O final escrito desta forma foi algo que me agradou muito, e recomendo a leitura principalmente para quem gosta de uma história mais ligada aos fatos, do que a emoções. Quem gosta de uma boa ficção policial está convidado a ler este livro!

Compre seu exemplar aqui.


Siga o blog nas redes sociais:
                                          Facebook  |  Skoob  |  Instagram  |  Twitter  | Youtube







33 comentários:

  1. Oi Letícia, tudo bom?!

    Ainda não conhecia o seu blog, mas adorei. Parabéns pela resenha! Fiquei bastante curiosa sobre esse livro. Já entrou na minha lista de desejados. Gostei das fotos também :D

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem.
      Muito obrigada pela visitinha, volte sempre.

      Excluir
  2. Oi Le! Adoro muito uma boa trama policial, sempre fico tentando juntar os fatos e desvendar o mistério, este selo voltado para literatura do gênero veio em boa hora.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida. É um ótimo lançamento, vale a pena ler.

      Excluir
  3. Estou louca para ler os livros da editora. Adoro livro policial. *-*
    Gostei da história desse. Espero conseguir ler logo.
    beijos
    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa.
      Acho que este livro é bem sua cara.
      Você vai gostar.

      Excluir
  4. tinha visto em outro lugar e to com uma vontade de ler <3
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho o livro super interessante em si, tenho vontade de ler mas essa cap D:
    XOXO
    onthislastday.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  6. Hey Letícia, esse é sem dúvida meu gênero preferido na atualidade.
    Fiquei muito curioso para lê-lo mas eu parei um pouco com livros policiais, porque eu sempre acertava quem era o culpado ainda no meio do livro.
    Porém como você disse que ficou surpresa com o final, acho que essa livro pode ser diferente haahah
    Ótima indicação.

    Curti muito o blog e já estou seguindo! (Se puder retribuir).
    Estarei sempre por aqui, Abraços!
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moço.
      É um final que não tem como imaginar. Pelo menos eu não imaginei.
      Vale a pena a leitura viu.

      Excluir
  7. Solto tanto folego lendo policial é demais, descobrir coisas e ficar boba hahaha com certeza esse livro vou ler mesmo!! Gostei da resenha ><
    Gostei do blog viu, venha conhecer o Doce Literário :3 Fique com Deus! Beijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda.
      Que bom que despertou seu interesse. Espero que leia em breve.

      Excluir
  8. Oi Leticia
    Não conhecia o livro, mas adoro esse gênero, e estou muito curiosa com essa trama, sempre leio os do Coben que amo, e esse já vai para a minha lista de desejados. Linda resenha e lindo o seu blog.

    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana.
      Que legal que você gostou.
      Depois que lê me conte o que achou.

      Excluir
  9. Oii,

    Estou querendo esse livro!! Mas ainda não tive como comprar. Vou tentar fazer isso o mais rapido possivel <3

    Beijinhos,
    Blog EC&M | entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros policiais. Já estava querendo esse livro e agora a vontade de lê-lo multiplicou.
    Adoro livros policiais que a protagonista é uma mulher. E pelo fim ser inesperado dá mais vontade de ler.
    O livro já está na minha lista.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi casal. É bem a cara de vocês mesmo este livro.
      Ele é muito bom, vale a pena. Para mim pelo menos o final foi inesperado.

      Excluir
  11. Oi, LETICIA,

    assim que acabar esta sofrida Copa do Mundo (rs) vou atualizar minhas leituras e este será um deles!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo.
      Que bom.
      Não espero a copa acabar comece agora..rs

      Excluir
  12. Não é o meu gênero favorito, mas confesso que fiquei bastante interessada por esse. Parece ser bem envolvente! Adorei a dica.

    Beeijos!

    https://sabetipoassim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi..
      Que bom que interessou.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  13. Oiee ^^
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas não gostei de inicio. Apesar de a história parecer interessante, e você ter gostado, não é um gênero que eu goste de ler, então passo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah
      Normal. Tem gostar do gênero. Porque é uma narrativa bem policial mesmo.

      Excluir
  14. Oi Leticia,
    Eu gosto muito de uma boa ficção mas reconheço que 2014 não tem sido um ano de muitas leituras e eu lamento muito, espero mudar esse perfil no próximo semestre.
    Bjs e boa semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Dalila, é tão bom ler.
      Mas nunca é tarde.

      Excluir
  15. Oi, Leticia, tudo bem?
    Parece ser um livro de muito suspense, mas confesso que tenho um pouco de "medinho" desses casos de assassinatos em livros. :(

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, é um livro leve. Nem tem nada assustador.
      Mas quando não gostamos não gostamos, não adianta né.

      Excluir
  16. Oiê!

    Eu sou fã de policiais, mas são poucos os que conseguem me conquistar. Sou muito chata com a resolução dos casos, se tiver uma pontinha fora do lugar já estraga pra mim. O fato de ser mais sobre os fatos do que emoção é um atrativo pra eu dar uma chance a ele.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Amanda.
      É um livro muito bom, vale a pena a leitura.

      Excluir
  17. Oie! Deve ser um livro muito bom! Amei a capa! E a resenha está otima!
    Tem promoção no blog valendo um kindle!!!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/06/que-golaco-na-copa-e-bola-no-pe-e.html

    E se você puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/06/roleta-russa.html

    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!