F

22 junho 2014

Resenha - Dragões de Éter (Caçadores de bruxas)

Livro: Dragões de Éter - Caçadores de bruxas
Autor: Raphael Draccon
Gênero: Aventura/Fantasia
Editora: Leya
Páginas: 440
ISBN: 9788562936333
Literatura nacional

Sinopse: Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Essa influência e esse temor sobre a humanidade só têm fim quando Primo Branford, o filho de um moleiro, reúne o que são hoje os heróis mais conhecidos do mundo e lidera a histórica e violenta Caçada de Bruxas. Primo Branford é hoje o Rei de Arzallum, e por 20 anos saboreia, satisfeito, a Paz. Nos últimos anos, entretanto, coisas estranhas começam a acontecer...O navio do mercenário mais sanguinário do mundo, o mesmo que acreditavam já estar morto e esquecido, retorna dos mares com um obscuro e ainda pior sucessor. E duas sociedades criminosas entram em guerra, dando início a uma intriga que irá mexer em profundos e tristes mistérios da família real. E mudará o mundo.



NÃO CONTÉM SPOILER

Antes de começar a ler este livro não sabia que era uma obra nacional, até porque Raphael Draccon é bem parecido com um nome estrangeiro. Quando terminei pensei o quanto um autor nacional desenvolveu tão bem o gênero que autores estrangeiros são consagrados por escrevê-lo. Não costumo ler livros de fantasia, mas este realmente me conquistou.

Nova Ether é um Reino protegido por avatares de semideuses em forma de fadas. No passado algumas dessas fadas que realizavam diversos testes de bondades com os humanos, se revoltaram com todo o egoísmo e maldade que existia neles. Essas fadas perderam poderes divinos por alimentar um coração cheio de ódio e começaram a montar escolas de magias, onde ensinavam a magia negra a humanos. Há o surgimento então de diversas bruxas, nascendo assim a Era Antiga.

Primo Branford, o Rei atual de Arzallum, lutou bravamente no passado contra essa influencia maligna sobre a sociedade. Após a morte do antigo Rei, liderou a Caçada de Bruxas e foi eleito o novo Rei pelo povo. Quando tudo finalmente teve fim, Arzallum então conheceu a paz por muitos anos, até que coisas muito estranhas começaram a acontecer...



A história se caracteriza um pouco por misturar alguns contos já conhecidos e os personagens principais onde giram a trama são Ariane Narin, João e Maria Hanson. Primeiro conhecemos a história de Ariane Narin, uma menina de nove antes que a pedido da mãe, vai sozinha até a casa da avó, que fica no meio da floresta. Ela testemunha então um lobo imenso devorando sua avó, e que depois avança sobre ela. Até ai todos conhecemos a história. Um caçador surge no momento certo e mata o animal, salvando a menina. Mas nesta história, a vovó não é resgatada da barriga do lobo e a menina Ariane passa a receber o apelido de "Chapeuzinho vermelho", tudo porque seu chapéu infantil branco havia sido tingido de sangue quando o caçador atira no lobo.

Conhecemos também a história de João e Maria Hanson, que encontram uma casa de doces no meio da floresta, que na verdade era de madeira e estava influenciada por magia negra, e como todos já sabem, são atraídos para dentro por uma bruxa canibal, que fica dias alimentando João para depois poder comê-lo. Maria então salva João e joga a velha em um caldeirão com água fervendo, onde a mesma cozinharia o menino.


"E, mais alto do que Maria Hanson jamais poderia ver, o rastro de uma estrela cadente escarlate voou por suas cabeças, abençoando aquele momento. Blake, a primeira estrela romântica, aumentou seu brilho. Fadas sorriram.
E um beijo aconteceu." (p. 135)

Há também outros personagens importantes: o príncipe Axel Branford, sem dúvida um personagem muito importante, que tem uma adoração pelo mundo dos plebeus, o príncipe Anísio Branford que é o sucessor do pai, a rainha Terra Brandord que abriu mão de seus poderes divinos como fada para viver seu amor com Primo. E muitos outros personagens que foram importantes no desenrolar de toda a história.

O fato de viverem no mesmo Reino, e de alguns terem histórias em comum, os personagens aos poucos vão se unindo. Quando indícios de magia começam a surgir e Arzallum é atacada por piratas comandados por Jamil Coração-de-Crocodilo, um homem sanguinário, e os Sombras, uma sociedade criminosa, o Reino entra em desordem e o Rei perde a sanidade. Arzallum, que a muitos anos conquistou a paz, esta em guerra novamente. E tudo se torna pior quando um Rei está de mãos atadas, sem uma solução plausível para tudo o que está acontecendo.


"E chorando por apenas um dos olhos, vermelhos como o vestido e os fios de cabelo. Seria uma descrição como já feita anteriormente da sinistra dama etérea. Mas, dessa vez, foi diferente. Pois, dessa vez, o Rei, com os próprios olhos, a viu caminhar por entre os corpos.
E, do alto do corcel, uma lágrima desceu por um dos lados de seu rosto." (p. 162)

"O mesmo em que Rei Branford retirou lentamente uma espada de duas mãos da bainha e concluiu seu discurso, firme como uma rocha, de frente para um exército que o seguiria até a morte. 'Senhoras e senhores, é hora de caçarmos algumas bruxas' ." (p. 276)





A narrativa é feita em terceira pessoa, é muito leve e de fácil entendimento. O autor nos conduz a uma história fantástica, e faz questionamentos sobre alguns contos. Ele encaixa o fato de a avó de Chapeuzinho, uma mulher já idosa, morar no meio da floresta tão longe da civilização, e o fato de a neta tão pequena, ser permitida visita-la sozinha. Ele encaixa tudo perfeitamente com a história e torna a leitura muito agradável. Vou querer logo o livro dois. 
A diagramação está ótima, com folhas amareladas e letras grandes. Possui um mapa de Nova Ether, como geralmente se encontra em livros do gênero. Não encontrei erros de digitação e os capítulos não são longos o que também ajuda. 



Volume I - Dragões de Éter - Caçadores de bruxas
Volume II - Dragões de Éter - Corações de Neve
Volume III - Dragões de Éter - Círculo de Chuva


Achei os personagens muito bem construídos e Raphael desenvolveu muito bem a história. Uma literatura nacional com muita aventura e fantasia e que merece com certeza ser lida! Recomendo!

Comprar: Saraiva || Livraria Cultura



Siga o blog nas redes sociais:
                                          Facebook  |  Skoob  |  Instagram  |  Twitter  | Youtube




33 comentários:

  1. Oi Lê... tudo bem???
    adorei o Lay novo, ficou super fofo parabéns... Gostei da resenha e dos pontos abordados, porém não me motivei pela leitura... achei um pouco repetitivo as histórias infantis somente para depois começar o verdadeiro enredo da história... Mas por ser uma série pode ser que tenha mais história que venha entreter o leitor... vou aguardar a próxima resenha para ver se o interesse surge... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dih, tudo bem sim.
      Obrigada, acho que agora não mudo tão cedo este lay..rs
      Eu gostei muito desta mistura de contos, mas muitas pessoas realmente não gostaram disso.
      Acho que vale a pena dar uma chance para o livro, a história é muito boa.

      Excluir
  2. Que resenha otimo, da vontade de sair correndo e ir comprar o livro para ler tambem, parabens!
    Passa no meu blog quando der, um beijo ♥
    kellencoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen.
      Que bom que despertou seu interesse.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Sempre leio elogios, ótima resenha!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OLá Leticia!
    Esta é a primeira resenha que leio desse livro, e confesso que fiquei muito curiosa!
    É bom saber que existe um livro tão bom, escrito por alguém brasileiro.
    Adorei a resenha :D
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana.. é um livro muito bom.
      Que bom que gostou, espero que possa ler um dia.

      Excluir
  5. Estou com os três livros aqui em casa, mas não consegui ler a série toda. Mas fico feliz que você tenha curtido o livro. Espero gostar de todos os livros.
    Raphael é um excelente escritor. Eu resenhei um outro livro dele, vai para o blog em breve.
    Quanto ao enredo, nem preciso dizer que adorei, né? Amo fantasia e ele construiu uma com muitos pontos originais.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi..vou querer ver a resenha de vocês com um outro livro dele.
      Vou querer continuar lendo os livros, mas acho que vai demorar um pouquinho.

      Excluir
  6. Oi Lê, tudo bem? Adorei a resenha!
    já tinha visto essa trilogia do autor e fiquei encantada com tudo! As capas são perfeitas e a premissa então, nem se fala. Fantasia é um dos meus gêneros favoritos, então não tem como eu não desejar ler essas histórias.
    Parabéns pela criatividade e talento do autor :)
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, as capas são lindas mesmo. O conteúdo é melhor ainda. Gostei muito.

      Excluir
  7. LETICIA ,

    mas uma excelente indicação, sua.

    Estas aventuras fantasiosas, algumas até demais, porém, no conjunto da obra costumam agradar e serem uma ótima opção de leitura.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo.
      São sim. Que bom que gostou.

      Excluir
  8. Não conhecia a série, mas me parece muito boa, vou adicionar ao meu 'quero ler'
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra.
      Que bom que gostou. Se ler me diga o que achou.

      Excluir
  9. Comprei a trilogia numa mega promo do Submarino, paguei 30,00 no box. Foi logo no começo da minha vida na blogosfera, até levei pro Draccon autografar. Mas aí percebi que não curto fantasia, e os livros ficaram parados na minha estante. =/ Mas sempre ouço falar bem, uma pena que eu não goste.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que sorte ein..cada livro deste esta na faixa de R$45,00..quem me dera encontrar uma promoção dessas.

      Excluir
  10. Adorei seu blog! Não conhecia a série e nem sabia que era de autor nacional. Enfim...parece muito bom e a capa é linda. Não leio muito fantasia também, mas eu gosto do gênero. Quem saiba eu compre. Passa lá no blog.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma..
      É um livro muito bom, vale a pena ser lido.

      Excluir
  11. Oi Leticia :)

    Estou louco para ler essa série, pois todos falam extremamente bem dela. Tentarei comprá-la ainda esse ano, espero conseguir. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel.
      É um livro ótimo, quero muito ler os outros.
      Espero que consiga comprar.

      Excluir
  12. A capa desse livro é linda demais! Já tinha ouvido falar muito bem do Raphael e de sua esposa que também é escritora a Carolina Munhoz (acho que é assim que escreve). Gostei bastante da premissa, fantasia é um gênero que leio pouco, mas que tenho bastante carinho pelo mesmo. Pretendo ler esse livro algum dia.

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David.
      Nem sabia que a esposa dele também era escritora.
      Mas legal isso, espero que possa ler o livro.

      Excluir
  13. Oi lê , achei bem interessante. É a primeira vez que vejo esse livro. Ótima resenha.
    Beijos.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi Leticia, obrigada por sua visita,

    Sabe, já tentei ler livros com esse tema, mas nunca consegui terminar, por mais que a história me pareça legal a leitura nunca me estimula. =/
    Até hoje O Inverno das Fadas, Carolinas Munhoz, ainda está na minha estante inacabado.

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda.
      É questão de gosto mesmo né, não tem jeito.

      Excluir
  16. Oi Leticia, tudo bem?
    Eu sou fã de fantasia!!!!!! Sabe, o que mais me chamou a atenção, foi o fato do autor pegar personagens clássicos e uni-los em busca da salvação desse reino. Adorei!!!!!! E já me conquistou também, por colocar bruxos nessa história, risos...
    Sua resenha me conquistou, vou colocar na lita.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi..
      Que bom, fico feliz.
      É um ótimo livro de fantasia, e como você gosta, tenho certeza que irá gostar deste também.
      Depois se ler, e diga o que achou.

      Excluir
  17. Oi (:

    Conheço esse livro a eras, mas nunca tive coragem de comprar pra ler. Não sei, o contexto dele me assusta um pouco e não parece ser exatamente algo que eu gostaria, mas né, não curto o gênero medieval e Crônicas de Gelo e Fogo está no meu top5 de séries favoritas. Talvez um dia eu arrisque e compre para experimentar. Sua resenha me influenciou bastante a perder parte desse medo!

    Estou seguindo o blog ;)
    Beijos da Pepê~
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Letícia!
    Também gostei muito do livro e do modo como o Draccon escreve. Muitas pessoas detestam ele à todo vapor, eu não me encaixo nessa lista (ainda, pois gostei do primeiro livro, mas não li os dois seguintes).
    Fiz uma resenha desse livro lá no meu blog também =)

    Beijão!

    http://bravuraliterariablog.blogspot.com.br/ (já estou seguindo o blog no GFC)

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!