F

23 março 2014

Resenha - A culpa é das estrelas



Livro: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Páginas: 283
Editora: Intrínseca
Avaliação: 4/5

Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.






A história é narrada por Hazel Grace que é uma jovem de quase dezessete anos que sofre com metástase em seus pulmões, um câncer diagnosticado a anos e que mudou completamente sua vida. Seus pais permanecem ao seu lado em todos os momentos, e sua mãe em especial deseja que Hazel faça novas amizades como qualquer adolescente normal. 
Hazel faz várias menções de sua doença e como ela a encara diante da vida. Por vezes se sente culpada de causar tanto sofrimento aos pais, por viverem em função dela. A narrativa flui com facilidade e por vezes é triste, já que Hazel faz reflexões em relação a sua doença e a morte em consequência dela. O câncer não levou apenas sua saúde, mas também seus amigos, escola e paqueras.
Mas ela vê sua vida mudar quando conhece Augustus Waters no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Um garoto lindo, que sofreu uma amputação em uma das pernas, por conta de seu câncer ósseo. Desde que a viu, Augustus se encantou por ela.Vocês já podem imaginar que os dois ficam cada dia mais próximos. Eles vivem muitos momentos especiais e se apaixonam um pelo outro. 
Hanzel ao perceber todo o envolvimento entre os dois, tenta barrar o começo de uma história, que para ela terá um fim próximo. O que ela não quer é ferir ninguém no dia que o câncer a levar embora. Mas Augustus não desisti dela, fazendo-a viver momentos especiais.

" Continuei olhando para o balanço, pensando que eu abriria mão de todos os dias doentes que me restavam em troca de uns poucos saudáveis. Tentei me convencer de que poderia ser pior, que o mundo não era uma fábrica de desejos, que eu estava vivendo com câncer e não morrendo por causa dele, que eu não deveria deixar que ele me matasse antes da hora..." (p. 114)




Este é o primeiro livro que li de John Green, e gostei muito da narrativa que fluiu rapidamente. A capa também não poderia ser mais linda. As folhas são amareladas e a letra estava no tamanho ideal. Acredito que esta edição seria melhor do que criar posteriormente uma nova edição com a capa do filme.
Nunca fui de gostar muito de romances adolescentes, mas a história parecia realmente ser linda, como todos falavam. Sempre via as resenhas e todo aquele alvoroço por este livro, e finalmente estou dando minha opinião.
Amei a história de Hazel e Gus, e até chorei em alguns trechos, como tinha certeza que iria chorar. Mas confesso, que ao chegar ao final achei que faltou alguma coisa, esta é a razão de 4 estrelas. Apesar dos momentos finais terão sido muito surpreendentes para mim, pois passei a leitura pensando que iria acontecer uma coisa e aconteceu outra. Mesmo assim foi muito lindo ver como o amor dos dois foi crescendo e amadurecendo, sempre encarando o câncer com certo humor. Recomendo para quem gosta de um romance adolescente que emocione, e faça refletir sobre a vida!
Bom galera, e para quem já leu, só nos resta aguardar o filme! Alguns infinitos são maiores que outros...


" Enquanto ele lia, me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra". (p. 118)



Siga o blog nas redes sociais:
                                          Facebook  |  Skoob  |  Orelha de livro  |  Twitter  | Youtube







50 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sou uma dessas que está aguardando o lançamento do filme. Sobre a leitura, não tem como não se emociomar com a história!
    http://poraodaliesel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Letícia..mais um que vai para a lista do que tenho de ler!!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  4. Olá, como vai?
    Olha, li este livro ano retrasado, e não gostei.
    Achei muito clichê, além de ser meio forçado em certas partes :/
    mas depois li outro do John Green, e tbm não gostei.
    Então, notei que não gosto é da forma como ele escreve.

    http://incriativos.blogspot.com.br/2014/03/dias-passaros-stella-leonardos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh pode ser ein Italo. Aconteceu comigo com o James Patterson.

      Excluir
  5. Oi Letícia,
    Já vi esse livro algumas vezes e tenho vontade de ler.
    perfeita indicação!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Amiga eu tenho um interesse gigante para ler esse livro, pois todos falaram muito bem, principalmente porque o John Green conquistou milhares de leitores com suas outras obras também.
    Eu tenho praticamente todos, os unicos que n tenho é Will Will e Onde esta vc Alasca...acho que esse eh o nome hahahaha....Mas eu quero ler, porque depois que vi o trailer do livro eu acabei adorando e quero muito ler para ver se eu vou ter a mesma sensação.

    Enfim...Amei sua resenha. tá perfeita =]
    Se cuida minha querida e fica com Deus.
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sil...espero que possa ler em breve este livro pois é lindo demais.
      Voce com certeza não vai se arrepender.
      Beijos amiga

      Excluir
  7. Hazel e Gus são lindos mesmo. Eu adorei a resenha. E já tinha lido e resenhado o livro, o que me fez compreender cada passo que você detalhou.
    Ah, o livro do sorteio já chegou para você? Porque eu joguei fora o comprovante e não sei se já chegou rsrs.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não se emocionar com esta história não é.
      Ah sobre o livro chegou sim, me desculpa não responder antes.

      Excluir
  8. Não leio esse livro pois sei que vou chorar e MUITOOOOOOOOOOO
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha mais nem chora tantoooo assim viu..rs

      Excluir
  9. Eu li esse livro faz alguns dia e ainda estou tentando filtrar meus sentimentos para poder escrever a resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já decidi que não vou ler este livro e nem sei se vou ver o filme por causa da história. Não sei, acho muito dramática e não quero ficar chorando. Acho pesada. rsrsrsrs

    Gente, amei! Acredito que você envolveu completamente. No início achei que fosse uma história triste que acabaria totalmente com a dor, mas aí veio a felicidade! Amei mesmo!!!!!

    Beijos

    Greice

    Blogando lIvros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice, obrigada pelo elogio.
      Quem sabe se voce ler não ache tão pesada assim..

      Excluir
  11. Ai que triste!!!!!!!!!!
    Não sei se quero ler esse livro não hahahaha.

    Beijos.
    http://arianaviajante.blogspot.com.br/2014/03/como-organizar-sua-mala.html#more

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah.. se acha que vai ser muito triste..não leia mesmo..rs

      Excluir
  12. Sou louca para ler esse livro há tempos, principalmente depois que o vi nas listas de preferidos do ano em muitos blogs. Do John Green, na verdade, só li O Teorema Katherine, e por ter gostado da narrativa acredito que irei curtir ACEDE também. O fato de o tema neste ser mais delicado me atrai, acredito que a trama seja mais densa por causa disso (pelo menos assim espero). Sei que não lerei a tempo para o filme, mas de todas as maneiras pretendo lê-lo um dia.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ha então com certeza voce vai gostar, pois a narrativa é ótima mesmo. Sem contar na história que é linda. Quem sabe voce não consiga ler antes...

      Excluir
    2. ha então com certeza voce vai gostar, pois a narrativa é ótima mesmo. Sem contar na história que é linda. Quem sabe voce não consiga ler antes...

      Excluir
  13. Olha... vá se acostumando! hahaha
    John sempre deixa esses finais meio... não finais. Meio abertos, meio com ar faltando alguma coisa... É uma das coisas que mais gosto nos livros dele!
    Adoro ver as pessoas gostando dele, mas gostando de verdade e não igual tem gente que ta fingindo porque ta na moda. hahaha
    enfim! Adorei a resenha :D

    PS: Também acho a capa liinda!!

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha que bom que voce me entende, porque já leu..haha
      Achei isso mesmo, mas acredito que por isso ele criou o autor que a Hanzel gostava tanto.
      Enfim, vou tentar ler outro livro dele em breve.

      Excluir
  14. ei Letícia,
    até hoje não li esse livro! Mas também já sei que vou chorar, rs. Todos falam do quanto ele é lindo, e o tema por si só já é o suficiente para nos emocionar ao desespero, rs
    adorei a resenha, e quero ler logo e acompanhar o desenrolar desse amor, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh é lindo mesmo amiga. Mas olha pode ser que voce chore só um pouquinho..rs

      Excluir
  15. Amei o seu blog...já estou te seguindo...venha me fazer uma visitinha também se se gostar me siga... ficarei muito feliz...o endereço é www.gisellemaisfeliz.blogspot.com.br...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada...vou retribuir a visita com certeza.

      Excluir
  16. Oi Lêee!
    Estou lendo ACEDE e estou adorando, é de longe um dos melhores livros que já li. <3
    A Hazel se mostra uma personagem forte e que apesar das dificuldades sabe lidar muito bem com a sua condição. Já o Gus ~suspiros~ é o príncipe encantado de qualquer adolescente, ele é um fofo, engraçado e extremante romântico.

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tirou as palavras da minha boca, concordo com tudo.
      Eles são lindos personagens.

      Excluir
  17. ACEDE é tão amor <3
    Chorei tanto rsrs
    Quero só ver o que vou aprontar quando for assistir ao filme... #manteigaderretida hahaha
    beijos Flor!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/03/resenha-amazonia-arquivo-das-almas-paul.html

    ResponderExcluir
  18. Olá tudo bem? Quanto tempo né? Estou sentindo sua falta.
    Mas ei, amei a resenha, você deixou bem claro o seu ponto de vista. Eu realmente gosto mesmo desse livro, eu daria cinco estrelas, mas parando para ver o seu ponto de vista eu até entendo porque você deu apenas quatro estrelas.
    beijos!!!
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, também sinto sua falta..
      É um ótimo livro sem dúvida, mas faltou algo..rs

      Excluir
  19. To doida para comprar esse livro!
    Amei a resenha

    Beijos Jéssica R. Coelho BLOG

    ResponderExcluir
  20. Oi Leticia assim como vc esse foi o único livro que li do John Green, e eu sou super suspeita para falar qualquer coisa a respeito já que amei! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É díficil encontrar alguém que não tenha gostado.

      Excluir
  21. Oi!
    Eu amo esse livro, ano passado entrou para o meu TOp 5 de livros favoritos! Fico feliz que tenha gostado também.
    Seguindo seu blog *-* se quiser passar no meu depois e retribuir, vou amar! aproveita que tem sorteio rolando :D
    Grande Beijo
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi que bom que gostou do livro também.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  22. Minha irmã tem o livro, leu a adorou, muita gente também, mas confesso que nunca tive tanta vontade assim de lê-lo, porque já me contaram o final :/ rsrs, mas adorei a resenha :D
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah assim fica chato né, já saber o final..rs

      Excluir
  23. Oi Lê, tudo bem minha flor...
    Gostei de sua opinião sobre o livro e assim como você chorei em algumas cenas, porque o livro é comovente a história que se segue no encaminha para isso. Mas eu esperava muito mais... e o final eu fiquei com raiva porque terminou de um jeito que eu não esperava e igual ao livro que ela sempre cita. Só para quem leu vai entender... e mesmo quem não leu não precisa ficar com medo porque não é spoiler, você pode achar que eu estou enganada...Só sei que me frustrei um pouco... Não gosto de ir com muita expectativa numa leitura porque posso me decepcionar... não foi esse o caso, mas eu esperava muito mais!!!1 Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem amiga..
      Ah eu também Dih, espera um desfecho mais bonito e emocionante. Achei que a intenção do John era justamente esta, deixarmos com algo no ar, igual ao livro que ele cita.

      Excluir
  24. Aguardando o lançamento do filme, adorei o livro!
    http://poraodaliesel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi adorei sua resenha....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  26. Oiie adorei a resenha, quero muito ler este livro.
    estou seguindo o seu blog !
    Poderia seguir o meu por farvor??
    http://nuvensdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Aaaahh, eu gosto muito desse livro. Já li ele antes de se tornar um estouro, e momentos antes de assistir o filme. É emocionante. Chorei horrores!! rsrs
    Concordo contigo ao dizer que no final faltou algo, mas ao meu ver, ao menos para mim teve relação com a ausência de Gus. Nossa, fiquei tão chocada. Via os dois como se fossem amigos de infância e fiquei com um certo vazio no final. :/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!