F

08 agosto 2013

Resenha: Água para elefantes

Título: Água para elefantes
Autora: Sara Gruen
Páginas: 272
Editora: Arqueiro

Onde comprar? Submarino / Saraiva / Americanas

Sinopse: Jabob Jankowski tem 93 anos, vive numa casa de repouso e nunca fala de seu passado. Até que o circo chega a cidade, despertando as recordações de sua juventude. Aos 23 anos, no difícil período da Grande Depressão americana, ele perde os pais num acidente de carro e abandona a faculdade de veterinária, em meio as provas finais. Por fim, se junta ao circo dos Irmãos Benzini, o maior espetáculo da Terra. É sob as tendas que Jacob se apaixona por Marlena, a jovem estrela do número dos cavalos e por Rosie, a elefanta que parece incapaz de aprender alguma coisa.



Ao começar ler este livro, achei a história meio parada, sem grandes emoções, mas aos poucos a narrativa de Sara foi me conquistando. Após ler o livro entendo porque tantos blogueiros elogiavam sua narrativa.
O livro conta a história de Jacob, na verdade é ele, que já idoso aos 93 anos, nos conta sua história que nunca revelou a ninguém.

"Nesta manhã, eu tinha meus pais. Nesta manhã, eles tomaram café.
Caio de joelhos, bem ali na varanda dos fundos, uivando, as mãos espalmadas sobre o rosto"



Aos 23 anos, prestes a fazer as provas finais da faculdade de medicina veterinária e começar uma carreira ao lado do pai, ocorre um acidente que mudará para sempre o rumo de sua vida. Ao perder os pais, e descobrir enfim que estava falido, Jacob se vê completamente perdido. Larga então as provas finais da faculdade e desesperado pula em um trem em movimento e se junta ao Circo Irmãos Benzini, o maior espetáculo da terra.

Lá ele conhece um universo diferente, vive praticamente na miséria e suporta inúmeras humilhações. Para sobreviver ele deve acatar as ordens de Tio Al, o empresário tirano do circo e consequentemente de August, o chefe do setor dos animais e também marido de Marlena.
August, ora é encantador e doce, ora é repugnante, e aos poucos Jacob percebe sua personalidade difícil. Ele faz amizades no circo, e também se aproxima de Marlena, a quem se apaixona.

A narrativa segue com os acontecimentos mais marcantes, que são os maus tratos aos animais, e o desejo que Jacob tem de esganar August diante desses comportamentos. Os trabalhadores é claro o alertam sobre o perigo de enfrenta-lo. Com o passar das semanas, Marlena parece demonstrar que corresponde aos sentimentos de Jacob, o que torna tudo mais difícil.

"Odeio estar apaixonado por sua mulher e sentir algo muito parecido com isso pela elefanta. E, acima de tudo, odeio ter decepcionado as duas."

Quando Rosie, a elefanta chega ao circo, a expectativa é que ela seja um grande sucesso, porém ela demonstra não saber fazer nada. É Jacob quem descobre a maneira de faze-la obedecer as instruções de August para a apresentação de seu número com Marlena. 
Então ele se vê apaixonado pelas duas, Marlena e Rosie, a elefanta.


"Mais aplausos, mais adulação. Marlena ergue os braços e se vira para dar a cada setor da plateia a chance de adorá-la.
Meu coração bate tão forte que, apesar do rugido da multidão, ouço o fluxo do sangue atravessando os meus ouvidos. Sinto-me explodir, transbordar de amor."

Eu amei muito este livro, e gostei da maneira que terminou a história. Só fiquei um pouco triste com a morte de alguns personagens que não citei na resenha, para não entrar muito em detalhes.
Como disse, a narrativa de Sara é muito envolvente e gostei muito da maneira com que ela descreveu cada situação. Ela nos leva a conhecer o universo do circo, visto de dois anglos, de um lado o maravilhoso espetáculo e desfile de artistas e animais, do outro a tirania dos chefes e a miséria e exploração sofrida pelos trabalhadores!





80 comentários:

  1. Aiiii te falei que vc não ia se arrepender... rsrs é perfeito né...

    beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ahhh eu gostei, eu já vi o filme mas não gostei muito, não chamou tanto a minha atenção...
    mas com essa sua resenha o livro deve ser lindoO
    rsrs
    beeijooss
    http://perdidanashistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom mesmo, começa meio parado, mas depois fica bem legal.
      Obrigada por visitar.

      Excluir
  3. Adorei a sua resenha. O filme eu já assisti e não gostei, mas assim como sua resenha me mostrou, acredito que o livro seja bem mais detalhado e a estória parece ser um livro lindo.

    Beijos, Thy.
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro com certeza é melhor que o filme com certeza.
      Você não vai se arrepender se ler.

      Excluir

  4. Amo esse livro, perfeito <3

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito mesmo, a narrativa é muito boa.
      Obrigada por visitar.

      Excluir
  5. Lê, tudo bem?
    Sério que tu gostou? Aff, eu quase morri para ler esse livro e confesso que eu quase não terminei. Não achei ele empolgante não. Mas assim, eu li até o final, depois eu achei legal e tal, mas acredita que o trailer que eu vi do filme me emocionou mais que o livro inteiro?
    Mas enfim, no final das contas, o fim do livro mostrou coisas interessantes, mas como você também achei parado no começo.
    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que pena, eu gostei muito.
      A narrativa é bem clara, só achei parado no começo e não gostei da mortes de alguns personagens, mas fora isso gostei muito.
      Mas todos nós gostamos mais de alguns livros do que outros.

      Excluir
  6. Ah, eu adoro esse livro, acho muito legal e adorei viver por um tempo com o pessoal do circo. Gostei muito dos personagens e da história, muito envolvente e a narrativa é mesmo boa.
    Ah, mas gosto mais de Jacob quando está velho e rabugento do que quando era mais novo. kkkkkk

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é Jacob mais novo foi um pouco covarde eu achei..rs
      Prefiro ele rabugento também.

      Excluir
  7. Oi Lê ,
    Ainda não li esse livro ,
    mas estou ansiosa para ter ele em mãos .
    Amei a resenha !
    Livros e Bombons

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai se arrepender de ler linda.
      Muito bom!

      Excluir
  8. Nunca li esse livro...
    Na verdade eu nem tinha vontade.
    Mas sempre que vejo alguma resenha isso muda...
    Quem sabe um dia!!

    Segui o blog :D
    beijinhos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula bem vinda ao blog.
      Vou retribui sua visita, volte sempre.

      Excluir
  9. Comprei esse livro no começo do ano passado, e nunca parei pra ler. rs.
    Vi o filme, mas o livro que é bom... nada!
    Adorei a resenha e as imagens.
    Não tem como não se apaixonar pela elefanta, é muito linda.
    Resenha #103 – Heaven - Halo - Livro 3 - Alexandra Adornetto.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é muita linda mesmo.
      Eu sou suspeita para falar, pois amo elefantes.

      Excluir
  10. Eu também tenho o livro mais ainda não li eu amo elefantes por isso comprei rsrs espero gostar de ler também !

    Beijos

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar com certeza Andressa, é uma leitura muito gostosa.

      Excluir
  11. Parece um romance e tanto! Tenho vontade de ler *-*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é Suzana, um belo romance.
      Volte sempre.

      Excluir
  12. Já li/assisti e gostei bastante
    A história é muito linda e cativante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cativante mesmo, não tem como não gostar.
      A narrativa da Sara é boa demais.

      Excluir
  13. Já quase comprei esse livro várias vezes! Apesar de já ter sido lançado há algum tempo, ainda não tinha lido nenhuma resenha. Me animei!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouço falar muito bem deste livro por aí, mas só agora fui ler também.
      Já tinha a algum tempo na minha estante.

      Excluir
  14. Eu gostei muito desse livro. Não assisti o filme de medo de me decepcionar. Também fiquei triste com algumas mortes mas o final supera tudo, é muito lindo. Parabéns pela resenha.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final é lindo mesmo.
      Mas sempre alguém que gostamos morre né..rs

      Excluir
  15. Oi Leticia,
    Gostei muito da resenha e o livro parece atraente,
    eu nunca vi nem o filme então vou colocar na minha listinha!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque sim, se arrepender eu sei que não vai.
      Volte sempre.

      Excluir
  16. hahaha comprei esse livro! Ja esta na espera, pena que ja vi o filme.
    Otima resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é que eu tinha visto o filme faz tempo e não me lembrava dos detalhes, isso que foi bom.

      Excluir
  17. É muito difícil achar um filme sobre um livro que tenha a mesma qualidade do livro.

    O duro é que depois que assisto o filme perco a vontade de ler o livro. Mas gostei muito da resenha.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acontecer do filme ser ruim e na verdade o livro ser bom. Ou ao contrário né.
      Só lendo e vendo para saber.

      Excluir
  18. Adoreeii este livro e o filme!!! ´Perfect'
    'Beijooos



    http://www.make-up-goe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler e ver torna tudo mais perfeito né.

      Excluir
  19. Oi Leticia :)

    Água para Elefantes foi um livro que me emocionou muito e me deixou sem palavras, com certeza irei guardar para sempre e em breve quero reler, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ouvi falar que a maioria das pessoas amou este livro, agora já sei por que.

      Excluir
  20. Eu li este livro e não gostei muito não, o filme dizem que é melhor, mas nunca vi, acho que vou ver, ahahah
    Beijos

    rettratosdecarolina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouço falar que o livro é melhor.
      Mas cada um sempre tem uma opinião diferente.

      Excluir
  21. Ainda não li + assisti o filme...não sei se é igual

    bjos :)
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o livro seja melhor, passa mais emoções.
      Obrigada pela sua visita.

      Excluir
  22. Oi Leticia!!
    Eu já vi o filme e adorei!
    Estou doida pra ler o livro!!
    Me apaixonei pela história, linda demais <3
    Beijos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A narrativa é bem gostosa, e a história é linda também.
      Muito bom mesmo!

      Excluir
  23. Oi parceira!!! Tudo bem?

    Eu vi o filme e gostei muito. Achei lindo apesar de triste. Quero muito ler o livro. Em geral não gosto de ler depois de ter visto o filme, mas este acabou passando haha..

    Beijos!!!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Nadja, o filme é muito bom também.
      Eu também prefiro mil vezes ler o livro primeiro, mas alguns passam mesmo..rs

      Excluir
  24. Oiee, tudo bem?

    esse livro é muito bom mesmo. Demorei um pouco para lê-lo porque não gosto de livros de circo, acho sempre muito chiché o animal maltratado, a trapezista que é sempre a bonitona... mas o que mais me chamou a atenção e Água para Elefantes foi justamente a Rosie *-* ela é uma fofurinha.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel tudo bem...
      Ah com certeza o que me chamou atenção foi a elefanta..hehe
      Eu odeie as partes que os animais eram maltratados...nossa xingava o livro.

      Excluir
  25. Nossa, acabei de pedir pro meu namorado baixar o filme hahahaha. Fiquei super curiosa!

    Beijos.
    http://arianaviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh muito bom, mas o livro é muito melhor amiga.

      Excluir
  26. Olá Lê, tudo bem ?
    eu ainda não li o livro, só assisti ao filme, mas morro de vontade de ler o livro, quem sabe um dia néh.
    Ah e a propósito, bela resenha viu.
    Bjs.

    http://pallavras-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, eu vi o filme primeiro, mas garanto que o livro sempre é melhor.

      Excluir
  27. Oi!
    Já li esse livro, mas diferentemente de você, eu não gostei muito da narrativa da Sara. O que realmente me fez querer concluir o livro foi a história. Isso foi o que me instigou. A narrativa não me surpreendeu e nem me agradou 100%, em todos os momentos.
    Enfim, gostei de saber sua opinião e fico feliz que tenha gostado. (':
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo questão de opinião né, muitas pessoas gostaram outras não.
      Mas no fim a maioria gostou da história, isso que é bom.

      Excluir
  28. quem ja leu disse que gostou o/ eu fico meio em duvida, eu queria pelo menos outra capa, pq se tem algo que eu detesto é livros com capas do filme, porém temos algumas exceções, kk o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro tem outra capa sim, aliais bem bonita.
      Eu não ligo muito para isso, mas é claro que tem exceções!!

      Excluir
  29. Este livro é lindo demais, a história é emocionante, e tenho o da capa antiga ainda. É sem dúvida um dos meus livros favoritos.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o filme Vanessa você gostou também.
      Também é muito lindo.

      Excluir
  30. Eu tenho esse livro, até ganhei de presente mas ainda não li. E confesso que vou demorar muito pra ler. Gostei bastante da resenha e que bom que vc gostou do livro.
    Espero gostar também.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você gostará também, bom espero né.
      É tantos livros na fila né..entendo..hehe

      Excluir
  31. Nunca li o livro mas já vi o filme e gostei bastante, adorei a resenha, ficou ótima!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriela, que bom que gostou da Resenha.

      Excluir
  32. Todos falam muito bem desse livro mesmo! Ainda não li, mas acho que vou assistir o filme primeiro! rs ^^
    Ótima resenha!

    Beijo
    http://criandorabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre achei que o melhor era ler o livro, mas eu acabei por assistir o filme primeiro.

      Excluir
  33. Eu já tive MUITA vontade de ler esse livro, mas agora não tenho tanta assim. :(
    Ainda não descarto uma possível leitura, mas não agora.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe você leia mais para frente e goste né.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  34. Nunca tive vontade de ler esse livro, tanto é que nem o filme assisti, mas ele parece ser bom e por gostar de circo, não vejo porque não ler, talvez um dia eu até o leia! Parabéns pela resenha!
    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez se você tivesse visto o filme você teria mais vontade de ler o livro.
      Leia sim, é muito bom.

      Excluir
  35. OLÁ AMEI SEU "CANTINHO"!
    AMO LER E ESCREVER.
    COMECEI A ESCREVER AOS 14 ANOS E AGORA ESTOU COM 25 ANOS...
    TENHO UM "ORIGINAL",E GOSTARIA DE ENCONTRAR UMA EDITORA, ENTEREÇADA EM PUBLICA-LO...
    MAS É TÃO DIFICIL NÉ?!
    SEGUINDO!!
    BJINHUS.
    bethmgala@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linda, obrigada por visitar, gostaria de conhecer seu livro.

      Excluir
  36. Jacob e Rosei ♥
    Eu amei esse livro e ainda não vi o filme, acredita?! Preciso fazer isso já...
    Adorei sua resenha, ficou muito boa.

    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ítalo, a melhor parte é do amor que a elefanta sempre por eles! Por isso amei este livro.

      Excluir
  37. Olá
    Gostei da sua resenha.
    Nunca vi o filme, mas o livro eu já quase comprei diversas vezes, haha.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom livro, você devia tentar!
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  38. Oi,
    Nunca li o livro, mas tenho muita vontade. Adorei sua resenha e as imagens do filme. Deve ser linda a relação do personagem com a elefanta.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a melhor parte da história o amor dos dois.
      Eu gostei muito.

      Excluir
  39. Já vi falar muito desse livro. Não só dele como do filme também. Mas ambos tem algo em comum: não me interessam :(((

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha..cada um tem sua visão né.
      É assim mesmo.

      Excluir
  40. Nossa letícia, parece mesmo linda a história! Engraçado que eu nunca tive interesse neste livro. Como dizem.. nunca julgue um livro pela capa. Agora estou bem curiosa em conhece-lo.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é um bom livro. Vale a pena ler.
      Obrigada pela visita.

      Excluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!