F

24 julho 2013

Resenha: A busca de um diagnóstico



Livro: A busca de um diagnóstico
Autora: Sandra Lia R. Franco
Editora: Leopoldianum
Páginas: 207


Sinopse: Este livro trata das semelhanças e diferenças dos seres humanos, em especial do comportamento de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem daqueles considerados "especiais". Baseia-se na história real de Pedro, um jovem de 17 anos, cuja família, devido às imprecisões diagnósticas recebidas por vários anos, precisou observar, entender e buscar formas diversas para ajuda-lo a se comunicar e a se relacionar com o mundo.

 
 
"Existia a sensação de conforto e de alívio pela falta de diagnóstico porque, então ele poderia ser considerado igual aos outros adolescentes de sua idade. Por outro lado, uma sensação de solidão, pois não podíamos compará-lo a ninguém, não tínhamos um modelo a seguir, um parâmetro para a nossa conduta." (p. 146)
 
 
Fiz uma viagem incrível com este livro. Ele nos leva a refletir sobre como o mundo lida com a inclusão social e a vida escolar das crianças e jovens considerados "especiais".
Pedro, um personagem real porém com nome fictício, nos cativa com seu jeito, que é narrado por sua mãe, a própria autora do livro.
Sandra e Augusto tiveram seu primeiro filho, o Lucas. Pouco tempo depois nasce Pedro. Diferente de Lucas que era um menino calmo e sem dar grandes trabalhos quando pequeno, Pedro apresentava um comportamento diferente. Chorava muito, e eram raros os momentos em que dormia, e se o fazia, logo acordava e buscava a atenção de sua mãe o tempo todo.
Com o tempo, e esses comportamentos de Pedro, os pais preocupados começaram a consultar médicos para saber o que o fazia chorar tanto. Foram vários exames, porém todos indicavam a saúde perfeita de Pedro.

 
 
 
 
 
"Havia estacionado o carro a algumas quadras do consultório e não sei como cheguei até lá; aliás, não me lembro do caminho que tomei, não havia chão para me apoiar, apenas uma mãozinha que segurava a minha. Apertei essa mão e tomei meu filho nos braços. Ele se aninhou ou eu me aninhei, não lembro mais." (p. 39)
 
 
A mãe de Pedro narra suas atitudes em casa, na escola e em diversos lugares. Ela expressa seus sentimentos e emoções em relação ao seu comportamento, que era diferente de crianças e jovens de sua idade. Narra sua infância e adolescência e a busca por um diagnóstico, que nunca vinha.
Em alguns trechos até me emocionei e sorri sozinha, vendo a superação de Pedro em algumas situações. Situações essas que emocionavam os pais e davam-lhe orgulho.
Como disse Pedro nos cativa também nesta narrativa, e alguns momentos da leitura são até engraçados, não tem como negar.
Pedro cresce e vai superando muitas coisas, melhorando sua aprendizagem e relacionamento com as pessoas. Em seus momentos, alheio ao mundo, mas sempre superando.
E a busca por um diagnóstico, que já dura anos, irá acabar? Só lendo para saber...
 
Espero ter despertado a curiosidade de vocês!
 
"Com seu jeito diferente, falou da essência das coisas e dos sentimentos. Era difícil de acreditar que ali estava o nosso Pedro. Durante esses cinco minutos, fiz uma retrospectiva de sua história, em retrospecto das sensações que ele era capaz de nos oferecer. Chorei e, mais uma vez, agradeci a Deus por ele existir." (p. 195)


 
 
Recomendo com certeza!
Um beijo e até mais povo...




 


 
 
 
 
 

30 comentários:

  1. Nossa, é uma estória e tanto até porque é algo bem complicado para quem convive. Uma leitura assim deve ser linda como aprendizado.

    Beijos,

    Greice Negrini

    www.amigasemulheres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Greice, e foi mesmo linda como aprendizado.

      Excluir
  2. Leticia :)

    Realmente é interessante. Gostei, haha.

    Abraços,
    Igor Gouveia
    diariodebordodeumleitor.com
    (Espero seu comentário lá.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Igor.
      Obrigada pela visita de sempre.

      Excluir
  3. Espera? Pode ter certeza que você despertou Letícia... Gente, que enredo mais bacana. Muito folhetinesco, por sinal, rárá. Desculpe os termos, sou viciado em novelas (:
    Adorei a proposta do livro e gostei muito da sua resenha.
    Beijo!
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ítalo, obrigada por retribuir a visita.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, até por que o livro é muito bom.
      Haha, percebi que você tem um humor excelente!

      Excluir
  4. Acredito que muitos pais deveriam ler.
    Não faz meu gênero de leitura, mas é um bom livro, com um aprendizado muito bom. Adorei mais uma vez tua resenha Lê.
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, obrigada. Fico feliz que tenha gostado!
      Concordo com você que muitos pais deveriam ler.

      Excluir
  5. Pode ter certeza que despertou sim!! Gosto de livros assim, eles conseguem me comover bem mais que a ficção! Não conhecia este livro ainda, mas fiquei bem curiosa, espero poder lê-lo em breve!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que despertou sua curiosidade linda!
      É uma leitura que vale a pena. Se lê me avisa tá!

      Excluir
  6. Nossa Leti, que livro lindo, adorei a premissa, principalmente por se tratar de uma história verídica. Com certeza você conseguiu me deixar curiosa. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda mais eu que adoro histórias reais!
      Vale a pena ler Mi.

      Excluir
  7. Eu estou louca pra ler esse livro.... rsrs
    Estou esperando pra ver se ganho do meu marido de presente...

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thata, você já tinha gostado né, quando eu fiz o 'Li até a página 100'. Pede para ele com jeitinho para ele te presentear.

      Excluir
  8. Esse livro parece ser incrível!
    Gostei, Beijão!
    http://naanyfernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que todos tenham gostado!
      Com certeza vale muito a pena ler Naany.

      Excluir
  9. Estou lendo esse livro eh muito bom flor belo post
    http://meninasperfeitas01.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério! Nossa que legal, você vai gostar muito!

      Excluir
  10. Nunca tinha ouvido falar e gostei bastante! Tema super atual e importante.

    Ah! Pode divulgar o projeto aqui, sim! A idéia é essa mesmo! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Jéssica.
      Volte sempre.

      Excluir
  12. Gostei desse livro Lê :3
    A história é legal, e ao mesmo tempo diferente... Mas parece ser muito bom :3
    Beijos ;3

    http://garota-consciente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Nathalia.
      Obrigada por visitar, volte quando quiser!

      Excluir
  13. Eu não conhecia esse livro, mas gostei muito da narrativa que você escreveu na resenha. Parece ser uma daquelas histórias envolventes, marcantes e bem escritas. Fiquei com muita vontade de ler! Parabéns pela resenha :)

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caique, que bom que despertei sua curiosidade.
      Realmente é tudo como você achou que é.

      Excluir
  14. Oie amiga linda, tudo bem?
    Passando para agradecer pelo seu carinho em meu blog e dizer que fico feliz de ter uma amiga como você sabia? Você tem sido muito querida para mim. E outra, eu li sua resenha e achei muito bacana, até porque é um livro de superação e isso ajuda muitas pessoas que passam ou já passaram pelo mesmo problema. Acho isso muito interessante, até porque o unico livro que li e que achei legal...é O ESTRANHO CASO DO CACHORRO MORTO que conta a estória de um menino autista e que conseguiu vencer as dificuldades. Mas já tem tempo que li ele e pretendo ler novamente para quem sabe resenhar em meu blog. Acho que vc ia gostar...procura por ele !

    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem sim.
      Que bom que gostou da história. Ela bem por ai.
      Este que você citou eu ainda não li e nem tinha ouvido falar, mas parece ser bom também!
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  15. Parece um ótimo livro!
    Uma trama que deve valer a pena ler! Parabéns pela resenha, com certeza conseguiu despertar minha curiosidade!
    Beijos

    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lara, que bom que gostou.
      Volte sempre que quiser..

      Excluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!