F

08 junho 2013

Otelo, o Mouro de Veneza - W. Shakespeare

Oi devoradores...

Alguém já ouviu falar nesta obra de William Shakespeare?
Otelo, o Mouro de Veneza foi escrita por volta do ano de 1603. A história gira em torno dos personagens: Otelo, sua esposa Desdêmona, seu tenente Cássio e seu sub-oficial Iago. Nossa eu li a tanto tempo que nem lembrava mais.
 
Muita gente só conhece Shakespeare pela obra Romeu e Julieta. Mas ele tem inúmeras obras que até se perdem de vista. Em outra ocasião eu trago elas para vocês.
 
Otelo continua sendo até hoje muito popular, pois trás questões como amor, ciúmes, traição e racismo. Mas não deixa de ser muito diferente da trágica, mas encantadora história de Romeu e Julieta. Eu gostei muito.
 
Título: Otelo, o Mouro de Veneza
Autor: William Shakespeare
Páginas: 156
Editora: Martin Claret - Bb
Gênero: Romance/Teatro

Está baratinho aqui>  Submarino / Americanas / Saraiva
 
Descrição:
Toda história gira em torno da traição e da inveja. Inicia-se com Iago tramando contar a Brabantio, que sua filha Desdêmona tinha relações íntimas com Otelo. Iago queria vingar-se do general Otelo porque ele promoveu Cássio, ao posto de tenente. Esse ato deixou Iago muito ofendido
.
Brabantio, que deixara a filha livre para escolher o marido que mais a agradasse, acreditava que ela escolheria, para seu cônjuge, um homem da classe senatorial ou de semelhante.
Durante uma reunião do senado, Brabantio, que já sabia do caso que a filha tinha com Otelo, acusou o Mouro, sem provas, de ter induzido Desdêmona a casar-se com ele por meio de bruxarias.
Porém Otelo, como era muito respeitado, foi inocentado. O casal seguiu para Chipre, em barcos separados, na manhã seguinte. Durante a viagem uma tempestade separou as embarcações e, devido a isso, Desdêmona chegou primeiro à ilha.
Em Chipre, Iago que odiava a Otelo e a Cássio, começou a semear a discórdia entre o casal, ou seja, concebeu um terrível plano de vingança que tinha como objetivo arruinar seus inimigos. Ele sabia que Cássio, entre os amigos de Otelo, era o que mais possuía a confiança do general, por isso começou a realizar seu plano.
Iago insinuou a Otelo que Cássio e sua esposa poderiam estar tendo um caso. Esse plano foi tão bem traçado que Otelo começou a desconfiar de Desdêmona. Agora Otelo tinha uma decisão em mãos para tomar.
 
Esse livro é para quem gosta desses romances do estilo Shakespeare. Particularmente ele me fascina.
Por muitos anos o livro foi a inspiração de muitas pinturas e peças de teatro.
 
 "Othello e Desdemona em Veneza"
        por Théodore Chassériau
(1819–1856).
 
 
“Meu coração submeteu-se mesmo à verdadeira qualidade de meu amo e senhor. Enxerguei a face de meu marido na mente de Otelo a à sua honradez e talentosa coragem consagrei minha alma e meu destino.” – Desdêmona
 
 
 
Até a próxima...
 

48 comentários:

  1. Oie Linda, tudo bem com você ?
    Eu sinceramente gosto muito das obras de Shakespeare, principalmente por
    causa da história famosa de Romeu e Juliete, mas também tem a história Sonho de uma Noite de Verão
    que também é dele e é ótimo.
    Confere pra mim se é mesmo, mas eu acho que sim.
    Já assisti o filme e achei barbaro. Alguns casais se apaixonam por pessoas erradas. É hilário.

    Gostei do seu post, interessante, até porque devemos conhecer obras
    de autores famosos como ele. Amei.
    Quando tiver oportunidade, poste os livros do autor aqui, os mais famosos, porque seria bem legal saber.

    Enfim...Se cuida linda e tenha um bom final de semana
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, estou bem sim.
      Estava com saudades das suas visitinhas.

      É quase impossível não gostar de Shakespeare. Ele é fascinante.
      Eu gosto muito também. Mesmo que os romances dele seja trágicos..rs.Mas essa é a característica dele né.

      Sonho de uma Noite de Verão é dele sim. Mas esse eu ainda não. Pretendo ler em breve, então eu posto com certeza.

      Beijos

      Excluir
  2. Ainda não li esse livro, mas parece ser ótimo ! adoro ler, principalmente os clássicos, e com certeza este livro vai para minha lista de leitura.
    Amei de verdade !
    Beijinhos, fica com Deus.

    lendoeaprendendoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Shakespeare é muito bom. Temos que gostar dos clássicos pois eles continuam sendo importantes.

      Excluir
  3. Oi, Letícia! Adoro Shakespeare e já trabalhei com algumas de suas obras co meus alunos. Esta é uma bela história de amor, traição e ciúmes, bem ao estilo shakeasperiano. Me deu vontade de dar uma relida...
    Adoro leitura e sou professora de Português e Literatura, que é a parte que mais gosto.
    Com gostos semelhantes será fácil trocarmos um intercâmbio sobre livros e leituras!
    Bjs, te desejo um ótimo final de semana!
    Isabel

    http://isabelborboletando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel, fico contente em tê-la em meu blog.
      Eu adoro Shakespeare mesmo, ele tem uma maneira diferente de escrever. É tudo com a alma, e tem seu jeito próprio.
      Preciso ler outras obras dele. Sei que tem várias.

      Muito obrigada pela visita, com certeza vou retribui-la.

      Excluir
  4. Lê, te indiquei para uma tag lá no meu blog. Da uma olhadinha lá. Espero que goste!

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br/2013/06/tag-selinho-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que legal que lembrou do meu blog. Vou lá sim.

      Excluir
  5. São vários títulos de Shakespeare, vale a pena!! Adorei a tag!!
    Mil bjos
    *´¨)
    ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` **Cláudia Senamo
    Email: claudiasenamo@hotmail.com
    Novaborralheira.blogspot.com.br
    Www.facebook.com/novaborralheira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários mesmo. Que até perde de vista. Ele é sensacional não é mesmo.

      Excluir
  6. Estou lendo esse livro nesse exato momento! Eu não conhecia nada de Shakespeare, comecei a ler faz um ou dois meses e Otelo já é a quarta obra dele que lerei, muito bom! Adorei sua resenha :D

    Tem uma tag para você em nosso blog, dá uma olhada lá ^^ http://livraticos.blogspot.com.br/2013/06/tag-alfabeto-literario.html

    Beijos, já estou seguindo (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal..rs
      Que bom que gostou da resenha, quem sabe anima mais ainda você. Otelo realmente é muito bom, aliais Shakespeare é demais, só conhecendo suas obras para saber.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá, Leticia!
    Muito legal sua resenha. Eu ainda não li esse livro, mas acho Shakespeare fascinante! Inclusive, esta história tem muita semelhança com Dom Casmurro não é? :)
    Beijos, muito sucesso!
    Já curti a página e estou te seguindo.

    http://osnarnianos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi..
      É na verdade não é muito igual o final, envolve ciúmes do mesmo jeito. Porém é mais trágico..rs
      Obrigada por visitar e seguir. Vou retribuir com certeza.

      Excluir
  8. O que William Shakespeare escreveu é fabuloso. São palavras desenvolvidas e instigantes. Parabéns pelo post. Um grande abraço...
    HTTP//:gauchaopina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que gostou da resenha.

      Excluir
  9. Eu ainda não li esse livro, mas morro de vontade!
    É sempre bom ler um pouco de um autor tão fascinante, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre gosto de ler os clássicos, ficamos tão presas aos livros mais modernos que esquecemos de o quanto esses livros antigos são bons.

      Excluir
  10. Wow, parece ser ótimo... Até porque, as obras shakespearianas não costumar decepcionar, né?

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, são muito boas e não decepcionam.

      Excluir
  11. Gente do céu, nunca li nadica de Shakespeare. Não tenho a mínima ideia de como é a escrita e a narrativa dele. Tenho grande receio em relação aos livros antigos porque não curto aquela linguagem antiga e extremamente formal. Acho enfadonha e cansativa e não consigo me render à trama. Então por pré-conceito acabo nem lendo os livros. Mas sei que um dia terei que testar.. vai que eu goste.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Mi, são livros muito bons, e depois eles sofrem adaptação, nem é tão difícil assim ler. Já eu me sinto bem lendo os antigos também, muda um pouco o foco dos livros modernos.
      Temos que testar.

      Excluir
  12. Já ouvi falar, aliás W.S. é muito famoso =D
    Mas é um livro que não tenho vontade de ler...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Camila, é muito bom este livro. Mas gosto é gosto né.
      Obrigada pela visita

      Excluir
  13. Olha, tem alguns autores que sempre serão incríveis né? A gente vive vendo citação de Shakespeare por aí, mas parar pra ler uma obra é realmente uma experiência incrível! :D

    Adorei o nome do seu blog!!! Vamos devorá-los mesmo!!!! :P
    Um beijo!
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Ele é inesquecível. Deve ser sempre preservado com a leitura que fazemos.

      Excluir
  14. Nunca li nada do W.S, uma pena né? E sinceramente, não tenho lá muito vontade :/

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, é muito bom. Mas quando não se tem vontade, não adianta insistir né.

      Excluir
  15. Parece ser excelente!

    :)
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é.
      Obrigada pela visita. Volte sempre...

      Excluir
  16. Fico doida com esses livros que você posta, amei esse *de novo* hahaha
    beijos

    www.biancammartins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom?
    Tenho muita vontade de ler Shakespeare, mas ainda não saí do obvio de Romeu e Julieta, vou anotar esse pra próxima leitura!
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE!
    Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim..
      isso Sarah anote para sua próxima leitura.
      Obrigada por visitar.

      Excluir
  18. Oi Letícia, adorei a dica. Sou super fã de Shakespeare, e Otelo está entre os meus favoritos, junto com Hamlet!!!
    É sempre bom ver dicas de clássicos super clássicos, rs
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li, mas com toda certeza é muito bom.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu li e amei esse livro ..
    Adoro Shakespeare , pena nao ter tido como
    ler todas as obras dele ainda ..

    http://proveiuseigostei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantas também, que demoraríamos para ler todas.

      Excluir
  21. Eu lembro que li na época da escola e faz uns 10 anos atrás... rsrsrsrs passando para dizer que tem o selinho Viajando na Leitura para ti lá no blog. pega lá Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, vou lá recebe-lo. Muito obrigada por se lembrar do blog.
      Beijos

      Excluir
  22. Estou louca para ler, muito bacana a história!

    www.cindereladementira.com.br

    ResponderExcluir
  23. Tem várias obras de Shakespeare que tenho vontade de ler (na verdade Romeu e JUlieta é a que menos me interessa) mas acho que deve ser uma linguagem bem pesada, pretendo ler, mas apenas num futuro ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro sempre sofre adaptações, a linguagem não é muito difícil.
      E depois acho tão bonita a maneira com que escreviam antigamente.

      Excluir
  24. Confesso que nunca li nenhuma obra de Shakespeare completa. Mas pretendo sim conhecer de perto as escritas de um autor tão maravilhoso! *-*

    Beeijão!
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente é maravilhoso.
      Quem ainda não conhece uma obra, tem que conhecer.

      Excluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!