F

25 maio 2013

Resenha: A casa das sete mulheres

Oie leitores..

Faz tempo que não faço nenhuma resenha, já estava com saudades...
Título: A casa das sete mulheres
Autora: Leticia Wierzchowski
Páginas: 546
Gênero: Literatura Nacional/Romance
Editora: BestBolso

Onde comprar? Saraiva /   Submarino  / Americanas

"Muitas coisas sucederam aqui na estância nos últimos tempos. Desde que Moringue veio atacar o estaleiro, todas nós nos tornamos mais temerosas, pois nos descobrimos vulneráveis aos ataques imperiais. Parece impressionante, mas eu nunca antes tinha pensado na guerra como uma coisa palpável, como uma coisa real. Era como se vivêssemos numa redoma, apartadas do mundo, e nada mais."
Estância da Barra, 30 de junho de 1839 - Cadernos de Manuela.


A obra de Leticia ficou famosa depois da minissérie da TV Globo, que foi inspirada no livro. A obra mescla realidade e ficção num romance que usa a Revolução Farroupilha como pano de fundo para descrever as aventuras de sete gaúchas da família do general Bento Gonçalves. A estrutura do livro segue os passos da revolução: dez anos de confrontos, dez capítulos.
Quem não se lembra das personagens marcantes, que podemos ver através da minissérie. Eu particularmente adorava assistir.

Manuela escrevia seus diários, suas cartas, e já idosa nos fala daquele tempo triste e de seu amor perdido. Como torci por ela! Apesar de adorar Anita Garibaldi, que na minissérie foi representada por Giovanna Antoneli.
Anita, no romance, é apenas citada na verdade, mas não aparece, diferente da minissérie. Observando que na TV Anita e Garibaldi acabam juntos, e Manuela sofrendo, esperando eternamente por seu amor.
No livro Manuela e Giuseppe Garibaldi rompem porque ela, uma personagem real, não teve coragem de deixar a casa e acompanhá-lo. O final desse romance não convém falar, senão se alguém for ler uma dia eu acabei com a graça.







"Eu amava Giuseppe Garibaldi desde muito antes de conhecê-lo, na tarde em que nos chegou com suas falas enroladas e seus modos corteses e alegres; eu já o amava desde que o pressentira, no começo de tudo, naquela primeira noite de 1835, ainda na varanda de minha casa, num arremedo de futuro que meus olhos tinham podido captar por graça de algum bom espírito."
Cadernos de Manuela






No romance, enfatiza-se o caráter conservador na educação das filhas dos estancieiros gaúchos no século XIX, assim como a pobreza e rotina de seu cotidiano. Relacionamentos amorosos eram tratados com recato.

Na leitura conhecemos cada uma dessas sete mulheres, que esperam pela volta de seus homens, e choramos junto com elas quando um deles não volta, nunca mais.
Mariana comoveu-nos, Rosário também com seus sonhos desfeitos pela morte de seu amado, e quando passa a viver na ilusão com o namorado fantasma. Perpétua conquistou a felicidade, e se adaptou a guerra.
Há também Sra Caetana, mãe de Perpétua, Maria Manuela, mãe de Manuela, Mariana e Rosário e D. Ana.



Me apaixonei, é um romance rico em detalhes, e a autora descreve muito bem a Revolução. Um romance de ficção na verdade, com fatos e personagens reais.
O amor e a coragem que as personagens passam é palpável, a autora utiliza uma linguagem e uma narrativa difícil de encontrar hoje em obras nacionais. Gostaria que o livro encantasse os leitores, como fez comigo!
Ele traz valores hoje perdidos, como "amor para a vida inteira". Essas mulheres fortes e determinadas, aprendendo a enfrentar sozinhas os perigosos que as rondavam durante anos, esperaram por seus homens e os amaram até a morte.


" Guardei aquela carta no abrigo dos meus seios por dias, e era como se um pouco de meu Giuseppe andasse sempre comigo. Depois, com medo de perder papel tão precioso, acomodei-o em meio às páginas do meu diário. Melhor lugar para o nosso amor. Onde eu espero por ele, e com ele sonho. Nestas linhas em que o relembro."
Manuela.

PLÁGIO É CRIME!! 

54 comentários:

  1. N sei pq mais acho que eu n gostaria nem do livro nem do filme..

    Letícia, convido vc p participar do sorteio do M&B! A ganhadora pode aparecer no LOOK DA SEMANA!

    Corre lá! Conto c vc :D

    bjs --> www.mimoseblablabla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não é filme Roberta, é minissérie.

      Excluir
  2. Já tinha ouvido falar da série de Tv, não sabia que havia livro. E tanto a série que não havia chamado minha atenção, o livro deu no mesmo.

    David - Leitor compulsivo

    ResponderExcluir
  3. Oiii, obrigada pela visita lá no Balaio, seja sempre muito bem vinda.
    Vim retribuir o carinho e dou de cara com esta super resenha de um dos meus livros favoritos de todos os tempos! Foi o único que li da Letícia mas bastou para que eu me tornasse fã dela.

    Beijos, Vanessa - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que legal que causei uma impressão boa logo de cara. Acertei em colocar essa resenha hoje então.
      Obrigada por retribuir, fiquei muito feliz.
      Volte sempre.

      Excluir
  4. Adorei a resenha. Tu chegou a acompanhar o seriado? Porque eu só vi o seriado e queria saber se o livro é tão bom quanto, porque ameiii demais o seriado. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhei sim, não perdia um capítulo, depois achei esse livro que eu também não sabia que existia.É bom demais.

      Excluir
  5. me lembro da minissérie, gostava de assistir! Imagino que o livro seja tão bom quanto, ou talvez até melhor :)

    www.pontodasletrasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro também é muito bom, eu garanto.

      Excluir
  6. Não sou fã das novelas ou minisséries da Globo, mas ADORO A Casa das Sete Mulheres!!!
    Bom demais!!
    Nunca li o livro!! Sua resenha me deixou curiosa, vou acrescentá-lo a minha lista =)
    Beijos Letícia!!
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Roberta, acrescenta sim, pois é bom demais.

      Excluir
  7. AH! Letícia:
    Á respeito do comentário que você deixou no meu blog:
    Assim você me mata de emoção, rsrsrsrssr.
    Já fico muito lisonjeada e agradecida com seu carinho comigo.
    Quanto ao seu post, eu assisti a mini série e adorei.
    Você realmente fez uma boa escolha.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sil..
      Magina, gosto de seu blog e de sua amizade, senão nada faria.
      Obrigada voce pela visita sempre muito boa.
      Beijos

      Excluir
  8. Não sabia que tinha virado livro. Deve ser bom pois eu gostei muito quando ela passou na tv.
    Mas...não sei se leria. rs...
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não virou livro, a minissérie que foi inspirada no livro. Muito bom, recomendo.

      Excluir
  9. Não sabia do livro,
    assisti a série pela metade, mas gostei de saber que tem o livro, morrendo de vontade de ler agora :p

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que despertei a vontade em voce. Lê sim.

      Excluir
  10. Olá, indiquei você para um selinho de incação no meu blog.
    Confira:
    pequenamenina31.blogspot.com.br

    Beijoos '!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigada Patricia.
      Vou conferir.

      Excluir
  11. Sempre fiquei curioso para saber sobre o que se tratava a minissérie, embora nunca tenha ido atrás de saber realmente sobre o que se tratava. Nem sabia que tinha um livro, mas pela forma como descreveu ele me pareceu ser um bom livro. Obrigado pela visita e já estou seguindo seu blog. Sucesso! - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um bom livro, recomendo com certeza. Se voce ler não vai se arrepender.

      Excluir
  12. não faz muito meu tipo, mais me lembro longe da minisérie,eu era nova demais quando passou o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então se voce gostou da minissérie com certeza vai gostar do livro.

      Excluir
  13. Oii amore tudo bem? Vim conhecer seu blog,ameeeei! é tudo muito lindo por aqui,estou seguindo! hehe *-* Vim te convidar também pra seguir meu blog e participar de um sorteio super legal que ta rolando lá,eu gostaria muuuuito que você participasse! http://blogannabeatriz.blogspot.com.br/2013/05/sorteio-participe-e-concorra-1-camiseta.html conto com sua participação ein? se tiver algum sorteio ou promoção rolando no seu blog é só me avisar que eu participo com todo prazer *-* Beijos,tenha um ótimo dia s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa obrigada Ana, fico feliz que tenha gostado, dei uma conferida em seu blog e também gostei.
      Volte sempre que quiser.

      Excluir
  14. Lembro dessa mini serie, mto boa.
    O livro deve ser excelente!


    Ahhh, já estou seguindo aki tbm
    Obrigado pela visita no blog
    bjos flor
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, é muito bom!
      Obrigada por retribuir linda, fiquei muito feliz.
      Beijos

      Excluir
  15. Eu já assisti a essa minissérie três vezes, que bacana encontrar essa resenha na minha primeira visita aqui! Obrigada por ter visitado o blog do Enigma da Lua, Letícia!

    Sempre quis ler A Casa das Sete Mulheres, mas como a minissérie fez parte da minha adolescência, e tenho um certo carinho por ela, fico com medo de acabar me decepcionando com alguns aspectos da leitura. Se bem que acho que ia gostar muito de livro. Um dia eu ainda leio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Astreya o livro realmente é muito bom, tão bom e ainda melhor que a minissérie.
      Ler fica até mais gostoso. Garanto.
      Obrigada por retribuir viu, e volte sempre que quiser.

      Excluir
  16. Conheço a série de tv, mas nem sabia que havia o livro, que burra que sou! kkkk

    Adorei saber vou dá uma procurada!
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, tem tanto filme que agente nem sabe da existência do livro. Isso é normal Lú.

      Excluir
  17. Já assisti a minissérie mas nunca tinha pensado em ler o livro, mas agora me empolguei *-*

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer
    Sorteio O Guia do Mochileiro das Galáxias (5 livros!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pensa ler, é lindo demais!

      Excluir
  18. Olááá, retribuindo a visitinha, e chegando pra ficar.. Na biblioteca onde trabalho tem esse livro, e sempre fico namorando-o, apesar de nunca ter lido a sinopse. Conhecia somente através da minissérie.. e sabe? Me deu uma baita vontade de ler o livro. Obrigada por sua leitura compartilhada. Anotei na minha lista de futuras leituras.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue e leia, com certeza voce vai gostar muito. A leitura é muito prazerosa.

      Excluir
  19. Leticia, estou pasmo porque eu não sabia que existia um livro d'A Casa das Sete Mulheres :o Adoreeeei, eu gostei muito dessa minissérie! Gostei muito da resenha XD
    Acho que seu eu gostei tanto da adaptação, gostarei muito mais do livro. Vou procurar ele em um sebo!
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que meu blog mostrou isso a voce.
      Voce não vai se arrepender, pois é tão bom quanto a minissérie.

      Excluir
  20. Oi Letícia, tudo bom contigo?
    Eu não li o livro (ainda), mas quero muito! Eu gostava muito do seriado da tevê, confesso que Garibaldi me despertou o amor incondicional que sinto por homens de cabelo comprido haha XD
    Adorei seu post, espero poder conferir o livro logo!
    Beijos,
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahha, tenho uma amiga que gosta de homens com cabelo comprido também.
      Que bom que gostou do post, eu também gostava do Gatibaldi.

      Excluir
  21. ola Leticia!!!
    Eu assisti quando passou na TV, Mas nao li o livro deve ser legal!!!!
    haa,... querida Leticia nao sei se te falei, mas estou começando como blogueira rsrsr!!!! a tag nao deu certo!!!uma hora eu te explico!!!(Retirei o post)
    tem Layout novo no meu cantinho ,da uma olhadinha la....
    um grande beijo!!!

    http://www.gostandodavida.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem entendo, não fico brava não..rs
      Vou conferir como está seu blog com estilo novo.

      Excluir
  22. Retribuindo a visita que você me fez Letícia. Gostei de seu universo, vou voltar mais vezes.

    Abraços literários e me tornei seu seguidor.

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por retribuir, fico feliz.
      E ficarei super feliz se volta sempre.

      Excluir
  23. Ah! Sou do blog: http://poemasdecaverna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Essa foi uma das minisséries que mais gostei! Mas ainda não li o livro...

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Michelly, volte sempre.

      Excluir
  25. Oi Le seguindo o teu blog tb.
    Eu amei o livro e a adaptação. A Manuela é ótima, mas eu amo mesmo o casal Rosário e o Capitão!

    beijos

    livrorosashock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada por retribuir e seguir.
      Todos temos nossas preferencias.

      Excluir
  26. Nossa esse livro deve ser legal. porque eu assisti a mini serie a muito tempo e gostei muito.
    bjs!
    palavrapeqeunas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro realmente é muito bom. Para completar agente assisti a minissérie.
      A leitura é muito gostosa.

      Excluir
  27. Leticia, gracias por tan fantástica obra, nos toca a nosotros los argentinos, especialmente a a mi provincia en donde vivo actualmente (ENTRE RIOS), que nuestros antepasados vivieron aquí mismo esos momentos históricos como el Exodo Uruguayo de Artigas, aqui en mi ciuidad Concordia se desarrollaron muchos acontecimientos, que tenían justamente que ver con "Charque" "Cueros" Impuestos y aduana de Bs As, y tal como mencionas en tu obra transcribiendo las palabras de Gonçalves sobre la figura de Rosas, lo que significaba en el contexto histórico de ese entonces. Confieso que disfruté muicho más del libro, viajé mentalmente a esos lugares y momentos y me impactó el personaje de Rosa. Un beso grande desde Argentina. Eduardo Dri. eduardodri@hotmail.com.ar

    ResponderExcluir
  28. Eu amei essa minissérie , eu assistir a reprise 3 vezes no canal viva ,eu amo a trilha sonora , os personagens , eu gostaria muito de ter esse livro algum dia, poder ler essa história magnifica . É um romance triste mas ao mesmo tempo lindo.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!