F

31 maio 2013

O crime do padre Amaro | The crime of father Amaro

Oiee devoradores de livros..

 
Tenho grande paixão por esse livro, li há muito tempo e gostaria de poder reler. Após a leitura também assisti ao filme, que retrata toda a polêmica do livro.
É uma obra do escritor português Eça de Queiroz, mais difundidas por todo o mundo. Sua publicação causou protesto da Igreja Católica em 1875 em Portugal.

Encontra baratinho aqui>> Submarino / Americanas /        Saraiva

 
O romance entre o padre Amaro e a jovem devota Amélia, surge em um ambiente que a moralidade de cada um é posta à prova, e a religião é alvo de grandes discussões. Personagens secundários travam instigantes debates sobre o papel da fé, e enquanto isso a trágica história de amor se desenvolve.
Amaro chega a cidade para ser o novo pároco, e passa a frequentar a casa de Amélia. Ambos nutrem uma paixão que não pode ser consumada devido a batina. A solução encontrada foi o encontro as escondidas. A paixão surgiu diante do amor por Deus que os dois compartilhavam.
 
A descrição desses encontros causa diversas reações no leitor. As vezes espanto, indignação e até torcida pelo amor dos dois. Na época da publicação o espanto sem dúvida doi enorme. Principalmente para os Católicos devotos.
Não surpreendentemente o livros causou escândalo e foi atacado por jornais católicos portugueses e brasileiros.
 
Com o romance surge uma gravidez inesperada. E o desenrolar do final eu deixo para quem ainda não leu.
 
 
 
 
"Aonde o levava aquela paixão? Ao escândalo... Não, por Deus! A sua vida não poderia ser feliz sem ela! Tirado à sua existência aquele interesse das visitas à Rua da Misericórdia, os apertozinhos de mão, a esperança de delícias melhores - que lhe restava a ele? (p. 142)."
 
 
A história foi adaptada em filme (2002), o título original é " El crimen del padre Amaro ".
Diante do mundo real, Amaro é confrontado com a hipocrisia da Igreja, que condena as guerrilhas, mas convive com chefes do tráfico de drogas. Entre outras existências contraditórias: a mãe de Amélia, Sanjunera, é amante do padre Benito.
 
 
 
 
 
Curiosidade sobre o filme - Antes mesmo do início das filmagens, já se criava muita polêmica no México, onde vários grupos ligados à Igreja Católica tentaram de todas as maneiras impedir a realização do filme. Toda esta movimentação acabou servindo de publicidade gratuita, fazendo com que todos seus ingressos fossem vendidos em seu primeiro fim de semana de exibição no México.
 
 
Gostei muito do livro, e a linguagem não é difícil como parece. Eça de Queiroz talvez quisesse causar polêmica com o livro, se sim, ele conseguiu. Mas a quem negue gostar da história, porém acho impossível alguém não se envolver com os personagens nesta leitura.
 
 
 
Recomendo com certeza! Boa leitura....

46 comentários:

  1. Me pareceu uma leitura bem envolvente, ainda mais com a polêmica e toda a situação complicada a ser resolvida... Um quase p.s.: amei aqui, e estou te seguindo também :)

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee..
      Obrigada por retribuir a visita e por seguir de volta.
      E ainda bem que gostou da indicação.

      Excluir
  2. Eu ja vi o filme no meu curso de espanhol rsrs
    eu gostei bastante da estória, mas nunca parei para ler o livro.. nao sei porque =/

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa é muito gostoso ler o livro. Pretendo reler em breve.

      Excluir
  3. Oi, flor! Nunca havia ouvido falar deste livro, mas até que o achei interessante, porque é raro ver alguma outra obra que fale sobre isso. E, bem, imagino o quanto os católicos devem ter se revoltado com essa história!
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Jeni agrdeço a visita.
      Imagino que seja sua primeira visita em meu blog, me sinto feliz que tenha visitado.
      Volte sempre.

      Excluir
  4. Nossa, que vergonha, nunca li nada do Eça de Queirós. O mais próximo que estive de conhecer essa obra foi na novela Gabriela em que citam o livro como sendo proibido e pecaminoso. Ótima resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magina Mi, tem tantos autores maravilhosos que eu ainda não li também.

      Excluir
  5. Só vi trechos do filme e nem sabia que tinha livro, ótima postagem!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. O filme também é muito bom, mas recomendo ler o livro primeiro.

      Excluir
  6. Desde o dia em que a minha professora de literatura comentou sobre esse livro não consegui parar de pensar na história. Fiquei super curiosa a respeito. Não sabia que tinha o filme, vou assistir.

    Beijokas da Mylloka
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu li o livro para um trabalho de escola, em que agente aprendia muito sobre literatura. Dai me apaixonei pelo livro e eu seguida vemos o filme.

      Excluir
  7. Tá aí, uma ótima dica de clássico para leitura, e eu nem sabia que havia filme!!!

    Vanessa - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim e é muito bom. Uma Ótima dica, resolvi trazer para voces.

      Excluir
  8. Olá flor
    amei sua visita no meu blog :)
    fico feliz que vc tenha gostado!!!
    pobres corujas....agora fizeram uma cerca gigante em volta do buraco delas...assim ficam protegidas!!!
    :D

    estou seguindo seu blog, pois adorei aki, é lindo!
    bjinhoos


    http://lucianarodriguesrg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, obrigada por retribuir.
      Ah ta certo, tem que ajudar as bichinhas, que bom que construiram uma cerca. Assim elas ficam mais protegidas.

      Excluir
  9. Obrigado por comentar em meu blog.
    Nunca li esse livro, e tenho curiosidade...
    Ótimo blog.
    gauchaopina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que despertou sua curiosidade.
      E obrigada por retribuir a visita, voce não sabe como fico feliz. Volte sempre.

      Excluir
  10. Lê:
    Sobre seu comentário no meu blog, você me chamou a atenção pra uma coisa que eu nunca reparei, a editora, rsrsrsr.
    Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca me interessei.
    E agora fiquei super curiosa pra assistir esse filme.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que é muito bom Sil.
      O melhor é ler o livro primeiro para depois ver o filme. Eu pelo menos sempre prefiro..hehe.
      O filme causa espanto também em algumas parte, mas retrata bem o livro.

      Beijos

      Excluir
  11. Ooi! Você foi indicada para uma TAG lá no nosso blog:
    http://www.etcetallivrosefilmes.blogspot.com.br/2013/06/tag-e-selinho-3.html
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee..
      Obrigada pela indicação, vou lá conferir.

      Excluir
  12. Tenho curiosidade para ler Eça de Queiroz. Na verdade, tenho curiosidade para ler todos os "grandes nomes".

    Talvez, quando eu enfim for lê-lo, vou ver se consigo que seja esse livro, me interessou ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Bruna que despertou seu interesse, este livro é muito bom.
      Eu gosto muito de ler esses ' grandes nomes' igual voce diz..rs
      Até, e obrigada pela visita.

      Excluir
  13. Adorei sua publicação. Eu tenho que dar mais valor a nossa literatura, depois que me acostumei a só ler literatura americana deixei de lado a nossa, que por sinal é muito boa né. Mas adorei viu. Parabéns e da uma passadinha no meu blog que também é sobre livros. Comecei a pouco tempo, mas se quiser me seguir, obrigada desde já.

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, eu também tinha me esquecido um pouco dos nacionais, pois a influencia da literatura inglesa no nosso país é muito grande.
      Mas sempre que posso relembro os clássicos.

      Excluir
  14. Adorei demais! Muito bacana que a gente valorize a literatura nacional!

    www.cindereladementira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso valoriz-a-la não é..
      Muito bom.

      Excluir
  15. Hmmm..
    Eu tenho que confessar que, como católica, não gostaria de ler uma estória como esta.

    Não li, mas se os encontros eram às escondidas, o erro do padre não foi se envolver propriamente, com uma mulher. Ele é humano, e tem direito aos seus sentimentos. Contudo, ele deveria ter largado a batina primeiro.

    Claro! Sei que é apenas uma estória, e por mais "envolvente" que ela possa parecer, cada um tem seus preceitos.
    Eça de Queiroz é demais.

    Muito bem escrito a postagem :)

    Beijos e uma linda semana, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que ele deveria ter largado a batina, sou católica também.
      Mas realmente é imposséivel não se envolver com a leitura. E nem por isso fugi da minha opinião. E diante da hipocrisia que a Igreja as vezes apresenta, acredito que um padre deveria levar uma vida igual a de um pastor. Afinal testemunhar e seguir a palavra de Deus não deve significar não ter uma esposa e família.

      Obrigada pela visita.Volte sempre que quiser.

      Excluir
  16. Te indiquei em uma tag, mas acabei de ver em um post anterior, que vc já respondeu, mas não tem problema. Valeu a intenção.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/2013/06/tag-alfabeto-literario.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada..rs
      Valeu a intenção. Fico feliz que tenha lembrado do blog.

      Excluir
  17. O assunto é polêmico, mas também muito interessante e acho que a leitura seria bem envolvente.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza eu recomendo, é uma ótima leitura.

      Excluir
  18. Você me deixa doida com esse blog, realmente amo livros, mas não tenho tempo pra ler por causa da faculdade, hahaha, esse parece ser incrível, e muito interessante, além de polêmico né? ADOROOOO Beijos


    www.biancammartins.blogspot.com.br

    tem sorteio no blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de livros polemicos, uma hboa história é sempre uma boa história né.
      Vale a pena ler.

      Excluir
  19. Oi Leticia,
    sou louca pra ler esse livro,sempre ouço muitas coisas a respeito e acabei ficando curiosa.. E agora quero saber o que resultou depois dessa gravidez.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não teria graça eu contar o final, mas pode ser bom ou ruim.
      Se um dia voce ler, me conta ta?

      Excluir
  20. Oi, tudo bom? Espero que sim.
    Primeiro devo dizer que adorei seu blog, sério. Muito legal mesmo. É sempre bom conhecer blogueiros e ler coisas tão legais. Continue assim, ok? Estou seguindo e sempre que der passarei por aqui. Gostei mesmo!

    Sobre o post, só tenho uma coisa pra falar: adorei. Fiquei bem curioso em relação ao enredo do livro.

    Ah, também tenho um blog literário. Passa por lá depois. Quem sabe você não gosta do meu espaço? Ficaria agradecido, é claro!

    Um abração,

    Igor Gouveia.
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, obrigada pelos elogios Igor, é gratificante receber esses comentários.
      Volte sempre que quiser, e visitarei seu blog também. Se gostar de seu espaçinho eu vou segui-lo.
      Beijos

      Excluir
  21. Sempre quis ler esse livro e agora com sua resenha fiquei ainda mais curiosa.
    Vou procurar e comprar assim que puder.

    :)
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas literaturas, geralmente em lojinhas, custa bem baratinho. Procure sim que valerá a pena.

      Excluir
  22. Já tinha ouvido falar do livro, até tenho um pouco de vontade de lê-lo, mas não no momento. Já do filme, eu não conhecia!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme também é muito bom, apesar de ser espanhol. Agente tem o costume de assistir somente filmes amrecicanos né..rs
      Mas eu recomendo com certeza.

      Excluir
  23. Também, com um padre desses kkkkkkkkkkkk.
    Beijos

    http://arianaviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs..
      O padre é bonito mesmo, não tem como negar né.

      Excluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!